Castelo Interior ou Moradas

Castelo Interior ou Moradas Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Castelo interior ou moradas

CaroMed 17/01/2024

Vale a pena!
Esse livro não é de leitura fácil, mas contém lições que valem a pena todo e qualquer esforço!
E deve ser lido mais de uma vez.
Eu lerei novamente, após ler ?O Livro da Vida? de Santa Teresa.

Lorrana Feitosa 31/12/2023

Livro companheiro de 2023
Nem acredito que finalizei esta leitura! Iniciei meu primeiro contato com a obra de Santa Teresa de Jesus com "Castelo Interior ou Moradas". Este livro me fez companhia o ano inteiro, iniciei nos primeiros meses de 2023 e finalizo-o agora, em dezembro! A sensação que tenho é que Santa Teresa me acompanhou como uma boa amiga sábia e conselheira. Achei incrível a forma como ela descreve as Moradas, achei incrível conhecer de perto a escrita dela, a forma como ela pensava e se comunicava. Já estou com dois outros livros de Santa Tereza para ler aqui na fila... Ouvi num podcast um especialista falando que não aconselhava iniciar a obra de Santa Teresa D'Ávila pelo "Moradas", por ser o último livro dela, ? o mais interessante seria já ter certa familiaridade com o "Livro da Vida" ou "Caminho de Perfeição" ? porém, nesta altura eu já estava lendo-o; em vários momentos do "Moradas", Teresa cita os livros anteriores, talvez realmente seja melhor ler o "Livro da Vida" antes mesmo. Mesmo assim, para mim não deixou de ser uma experiência deslumbrante. Demorei praticamente um ano para concluir minha leitura porque eu só lia à noite, devagar, em silêncio, antes de dormir, era quando eu conseguia conversar melhor com minha nova amiga: Teresa D'Ávila. ??

Dan 15/11/2023

Bom, mas ser paciente e persistente. Reler
Santa Teresa escreve de forma muito bonita e humilde. Achei muito lindas algumas comparações que ela faz sobre as mercês (presentes) de Deus para com as almas que avançam nas moradas.

Compreendo que em vários momentos ela acaba por dizer que é difícil tentar explicar as mercês de Deus, seja êxtase, arrebatamento, etc. Essas partes acabam por ficar um pouco repetitivas, mas como disse, é compreensível, pela dificuldade em se encontrar comparação ou explicação.

Muito bonito como ela sempre exorta às irmãs a busca pelo trabalho interior e exterior, humildade constante e persistência no Caminho.

Encontrei maior dificuldade de leitura nas sextas e sétimas moradas, dados que são as partes onde as mercês já são avançadas para a compreensão de uma alma que está lá na primeira morada ainda. Enfim, recomendo, mas paciência e persistência. Certamente você terminará o livro com o coração mais humilde.

Angela 17/03/2023

Livro Intenso!!!!
Livro escrito no século 16, Teresa nos da um caminho belíssimo para chegar a santidade atrás da oração, caridade, humildade e principalmente o conhecimento de si mesmo. Um verdadeiro itinerário para a alma. Um livro feito também para meditação. A linguagem achei um pouco difícil, mas creio que seja pela época que foi escrita e a própria Teresa pede para ter paciência kkk. Livro riquíssimo e atual. Vale a pena a leitura.
"É justo que muito custe o que muito vale" - Santa Teresa de Jesus.

Nalu 19/11/2022

O Espírito que habito
Impressionante a clareza de uma freira no século XVI! Teresa de Ávila descreve a evolução espiritual da alma de uma forma tão prática que convence-nos ser tal evolução - definitivamente - o fim maior da nossa existência neste mundo. Com razão foi declarada Doutora da Igreja ¡Gracias Madre!

Iza 04/02/2022

Intenso. Respostas de fe.
Um livro que trouxe respostas para as quais já havia me questionado ao longo da vida. As perguntas continuam, afinal quem senão Deus terá todas as respostas? Apesar disso, crescer na fé sempre é proveitoso. E nos prepara para os infortúnios, como Santa Teresa mesmo afirma: os mais chegados a Cristo são os que passam pelos maiores sofrimentos. Leitura difícil apenas no início, é a fase que quase me fez desistir umas 10 vezes. A densidade das colocações pesava- me. Aos poucos, acostuma-se, arrisco dizer que o próprio conteúdo do livro nos faz querer persistir porque sabe da recompensa que trará. Ao final, não se deseja parar de ler e até deseja mais. Escrito em 1577 e continua conduzindo almas até hoje. Uma benção.

Erick 27/01/2022

Esse livro é simplemente perfeito. Qualquer análise ou resenha que eu faça, ficaria miserável perto da grandiosidade das palavras de Santa Teresa.

O que posso dizer é: leia e busque a santidade :)

Lenilson.Guedes 05/01/2022

Meu livro de cabeceira
Já perdi a conta de quantas vezes li Castelo interior. Estou sempre aprendendo com essa santa lendo suas obras. Agora em 2022 vou novamente viajar pelas páginas deste livro.

juderezende 12/05/2021

Leitura obrigatória para o católico
Santa Teresa nos guia por um caminho lindíssimo para alcançar a santidade. Através de metáforas ? o bicho da seda, a borboleta ? a irmã carmelita nos mostra que nossa alma é como um castelo, cujo objetivo é seu centro, sua sétima morada, onde habita Deus, a Vossa Majestade.
A linguagem difícil acredito que não se dá pela época em que o livro foi escrito ? nessa tradução não há menção de palavras pouco usadas e nem é necessário consultar o dicionário ? mas pelo conteúdo. A própria santa nos diz isso com suas palavras várias vezes no início do livro.
Enfim, é impossível querer construir uma vida de santidade sem ler Castelo Interior.

Vinícius 13/03/2021

A Morada Divina
Os caminhos para harmonia em Cristo são mostrados em aconselhamentos para as irmãs carmelitas pela Santa Teresa, levando a paz interior e reflexões para vida em sociedade ao lado do Senhor.

Isabela1452 23/09/2020

Riquíssimo
Livro muito interessante e rico, porém tem uma linguagem um pouco difícil às vezes.
Lenilson.Guedes 05/01/2022minha estante
A própria santa avisa no começo do livro que para entender o que ela escreve a pessoa tem que ter paciência. Ela as vezes foge do assunto, mas é porque não é fácil para uma pessoa como ela tratar de assuntos difíceis da alma.

Isabela1452 09/01/2022minha estante
Simm

Andreza Cristina Sousa 16/08/2020

Este é com certeza um dos livros mais fantásticos que já li de espiritualidade. Santa Tereza relata com uma ternura perceptível e inegável o itinerário da alma ao entrar dentro de si mesma pela via do autoconhecimento e das mercês de Deus para com ela no objetivo de chegar ao aposento principal deste castelo e ao matrimônio espiritual com o Divino Esposo que se encontra nesta morada. Alerta também aos perigos que a alma corre, o que se pode encontrar em cada morada, as tentativas do demônio de apartar a alma dessa união com o Amado. Para nós principiantes da vida íntima e espiritual nos fica o desejo de se aprofundar, um honesto conhecimento e domínio de si, a necessidade de grande vigilância mesmo no mais alto grau de oração e uma verdadeira e profunda humildade, pois Deus é íntimo da humildade e só concede as almas humildes essa mercê de adentrar nos teus aposentos.

Wedson 23/06/2020

Contém muitos conselhos valiosos na caminhada cristã e mostra o quanto é importante se configurar a Cristo dos níveis mais baixos de espiritualidade até o Matrimônio Espiritual de um santo de Sétima Morada.
Evoca a importância da oração como porta de entrada do Castelo e a prática da verdadeira humildade. Um tesouro da espiritualidade católica.
"Para aproveitar muito nesse caminho e subir às moradas que desejamos, o essencial não é muito pensar, é amar muito, e por isso escolhei de preferência o que mais vos conduzir ao amor"(Quartas Moradas, Cap. 1, 7)

Ka 11/02/2020

Muito bom... linguagem as vezes difícil ...mas alcança seu objetivo de louvar e nos aproximar de Deus

Anali 10/05/2014

Atualissimo