Inteligência Multifocal

Inteligência Multifocal Augusto Cury

Resenhas - Inteligência Multifocal

Siqueira 25/01/2024

Achei bem técnico...
Achei muito técnico, decerto mais voltado para profissionais da área e/ou que está estudando ou entrando na área. Consegui absorver algumas coisas e valeu como conhecimento.

Marcelo 03/12/2022

Egocêntrico e repetitivo
Antes deste livro, li alguns outros títulos escritos pelo Augusto Cury, além de ter ouvido entrevistas e vídeos, em que me passou certa coerência e confiança, apesar do rótulo midiático. Em alguns destes a referência a obra "Inteligência Multifocal", como algo diferente dos demais, em que trazia um legado mais científico a seu repertório e que explicava o porque de certas propostas de comportamento e atuação em que defendia. Um aspecto me chamou a atenção, da indicação de que atrelar a emoção a uma determinada intervenção facilitaria o processo de resgate da memória sobre aquela intervenção. Tal informação me gerou uma inquietação, pois seria um argumento a favor de processos de aprendizagem guiados por competências socioemocionais, a qual tenho interesse.
O livro não é fácil de encontrar, publicado por uma editora diferente dos demais livros do autor, pouco explorado comercialmente, apesar do cuidado editorial, com uma capa vermelha, com o título em relevo, que faz ser um exemplar especial na biblioteca de qualquer pessoa. Adquiri o livro a algum tempo, mas tive o cuidado de que apenas o colocaria para iniciar a leitura quando tivesse uma oportunidade de me dedicar a sua leitura e estudo, pois tinha a perspectiva que me traria insights específicos sobre como me comportar para obter de meus alunos, uma resposta de desenvolvimento pessoal e profissional. Apesar de entender que o autor não seria um cientista, este traria em sua obra, sua experiência e vivência de atendimento a diferentes pessoas, potencializada pela exposição midiática, podendo de certa forma servir ao meu propósito.
A decepção ao livro vem nos primeiros capítulos, em que há a presunção de tratar a obra, como um serviço de contribuição da vida do autor, pautado em uma premissa em ser um trabalho completamente original, sem vínculo com qualquer outra teoria científica existente na história. E ainda tal premissa foi defendida como uma necessidade em ser o mais científico possível. O que na verdade, ao contrário, vai na contramão do que seja ciência, a qual tem em sua metodologia, a necessidade de trazer o que é de conhecimento da comunidade e se argumentar, a partir dos resultados demonstrados, o que se mantém verdadeiro e o que se deve ser pensado de forma diferente. Tal forma de agir permite que a ciência seja construída em comunidade, com contribuições de vários agentes, em que inspirou Sir Isaac Newton a relatar, que mesmo ele, um cientista exaltado na história, devia suas observações por serem apoiadas em ombros de gigantes, enaltecendo as contribuições desta comunidade. Assim a discussão em comunidade permite os ajustes necessários por diferentes especialistas na melhor construção que permita um modelo adequado à refletir a realidade, tendo o objetivo de resolver uma demanda.
Outra questão importante para esta metodologia, deve-se a necessidade de manter uma linguagem comum. É notório que muitos mecanismos propostos por Cury, são parecidos com o que são propostos por outros autores, como Howard Gardner ou Daniel Goleman, mas com nomenclaturas distintas, o que na ciência, apenas faz confundir. Apesar destes autores até serem dos poucos citados na obra, o são em seus textos clássicos mais conhecidos e não os mais atuais, em que relatam alguns destes mecanismos dentro de uma conjuntura de outros autores da comunidade científica em diferentes áreas.
Devido essas questões, toda a discussão proposta no livro mostra o potencial criativo do autor, mas peca em termos de qualificação para uso posterior em uma perspectiva de fundamento comportamental para indicar formas de atuação de indutor da aprendizagem.
Além disso o autor se contradiz ao propor essa necessidade de liberdade para o trabalho original, mas também indica a necessidade que outros profissionais de várias áreas usarem sua proposta como marco para discussão de várias perspectivas, inclusive como base para explicar fenômenos propostos por Jung, Freud e outros autores.
A repetição de certos trechos por todo o texto, assim como da defesa destas premissas, faz parecer inclusive de que o livro é o juntamente de escritos feitos em épocas diferentes tentando explicar a mesma coisa, e que depois foram apenas juntados para montar o livro. Diversos detalhamentos que poderiam ter sido acrescentados, e foram prometidos para próximas obras.
No último capítulo,  há um pouco de alento, quando o autor propõe indicar aplicações da teoria e descreve alguns fenômenos com uma nomenclatura própria e como profissionais poderiam ajudar a minimizar os efeitos descritos, seja para o indivíduo, seja para a comunidade, apesar de haver alguma repetição de situações propostas e uma tentativa forçada de contextualizar o nazismo e o conflito árabe - judeu.
Não recomendo a leitura, foi uma tortura, principalmente pelos frequentes aportes de autoelogios e destaque de explicações de situações que foram dadas, que são bem mais banais. Acredito que poderia até ser uma proposta de projeto de TCC na psicologia ou filosofia, fazer uma comparação de cada ponto do que é proposto como original e rebater com literaturas que mostram a mesma proposta com outros autores, sejam filósofos que pensaram sobre os mesmos fenômenos, seja psicólogos, neurologistas, psiquiatras, educadores,  que demonstraram experimentalmente, entretanto não teria a menor relevância.
Outras obras do autor com conotação de autoajuda ainda podem ser interessantes de serem lidas.

daniel.vasco.716 03/06/2021

A Teoria da Inteligência Multifocal tem por objeto de investigação o funcionamento da psique, a natureza e a construção dos pensamentos, a formação dos pensadores, o papel histórico do Eu como gestor do teatro da mente e a liderança do Eu como autor da própria história.

Marisbl 09/07/2020

A teoria apresentada pelo autor é bastante interessante e coerente, mas notei em diversos capítulos uma tentativa de autopromoção do autor. Muitos dos capítulos repetem conteúdos já citados.
Analisando toda a obra, a considero boa.

Flavio.Gabriel 30/07/2016

Auto promoção e charlatanismo
A teoria do livro poderia ser algo grande, inovador de fato, mas parece que ele pega um apanhado de diversas teorias "psicofilosofossociais" e incorpora tudo em um livro sem linha de raciocício, com uma construção de teoria péssima e com muitos pontos em aberto, sempre baseado no argumento de que "esse assunto será abordado em outro livro". Recomendo os outros livros do autor como filosofia contemporânea e auto ajuda, mas como teórico, ele é péssimo.

Rodrigo 27/05/2015

De difícil leitura
Este livro do Dr Augusto Cury está mais pra auto promoção, mas trás um assunto muito interessante e pouco discutido nas universidades, de onde vem os pensamentos, como eles surgem e o Dr. trás um pequeno resumo do que ele descobriu em sua vida acadêmica e cotidiana. Eu recomendo.

Quase Tudo de Medicina 04/03/2014

Saindo do Castelo D`If
Um livro bárbaro!!Gostaria de ter lido há mais tempo...infelizmente desconhecia da existência desse livro...considero um manual de saúde para a existência...impressionante como ele aborda como podemos utilizar das conexões psíquicas para mudar o rumo de nossa trilha existencial...conexões que poderemos utilizar para nos libertar daquilo que nao existe e que afeta o palco da memória e da vida...Durante algum período de nossa caminhada somos enviados para a masmorra do Castelo D`If...o mesmo local que Dumas enviou seu personagem Edmont Dantè...é para lá que algumas vezes jogamos sonhos e experimentamos a angústia da perseguição...esse livro mostra as experiências que você pode colocar na arte da dúvida para se entregar com êxito à imensa liberdade...quando vocês lerem experimentarão sair do claustro para as ruas de uma bela vida...

Paula 11/02/2014

Em "Inteligência Multifocal", o Dr. Augusto Jorge Cury mostra sua teoria da inteligência multifocal, apresentando mais de 30 elementos essenciais para a formação da inteligência humana, tais como o processo de interpretação, a democracia e o autoritarismo das idéias e o fluxo vital da energia psíquica.

Xsavier 08/07/2013

Já li duas vezes lol
Caráca, esse livro aumenta sua inteligência só de voce lê-lo, e aumenta mais um pouco se voce conseguir aplicar suas teorias. Em parte pela complexidade do assunto em parte pelo seu GENIAL desenvolvimento progressivo. O grande mérito vai para o autor (embora já tenha escrito uma enchurrada de porcaria preconceituosa limitada e gospel) esqueça tudo que este autor já escreveu (e nao leia nada dele fora este), isto aqui é Outra Coisa, se trata de uma obraprima, tanto em literatura, narração, conceito original, e claro psicologia. Confesso que mesmo já tendo lido duas vezes quase seguidas nao foi possível assimilar todo o conhecimento nele contido.
Quer se envolver de verdade em algo produtivo pra sua vida? Comece a ler este livro hoje mesmo!
Édila 09/12/2017minha estante
" (embora já tenha escrito uma enchurrada de porcaria preconceituosa limitada e gospel)" não está sendo preconceituoso aqui?