On Earth We

On Earth We're Briefly Gorgeous Ocean Vuong

Resenhas - On Earth We're Briefly Gorgeous

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dani 02/11/2021

Para fazer as pazes com a brevidade da vida
Em uma entrevista, o autor Ocean Vuong disse que visita o cemitério próximo de sua casa todos os dias para meditar. Não é meu costume, mas hoje fui para me despedir de um ente querido. Enquanto estava lá me lembrei deste livro.

A narrativa é uma carta, por vezes desconexa e digressiva, porém extremamente poética e comovente de Little Dog para sua mãe que não sabe ler. Com elementos de saga familiar e romance de formação, acompanhamos o passado da família no Vietnã, os horrores da guerra e da ocupação americana, a vida dura como imigrantes nos Estados Unidos e o crescimento de um menino asiático gay em um país extremamente hostil.

Aviso que é uma leitura de dilacerar o coração e a alma. Agora entendo o que alguém quer dizer quando qualifica um livro como "arrebatador". Demorei muito a escrever essa resenha pela dificuldade de entender, não só o livro, mas me entender. Esse livro despertou sentimentos que ainda não sei nomear. Embora tenha finalizado há um bom tempo, essa obra continua me "assombrando" (no melhor sentido da palavra) e me confortando.

A morte é um tema essencial aqui, mas não chega a roubar os holofotes. Ao tratar de modo tão delicado sobre a efemeridade da vida, Ocean Vuong conseguiu transmitir a beleza da existência. Já posso declarar que este foi o meu livro preferido do ano e, sem dúvida, o mais belo.
Joao 02/11/2021minha estante
Nossa, parece muito bom!! Me deixou com muita vontade de ler.
E parabéns pela resenha ??

dani 02/11/2021minha estante
Esse livro é lindo, João! Já tem também edição brasileira com o título: "Sobre a terra somos belos por um instante".

Cassia_kk 19/02/2022minha estante
Nossa amei sua resenha... Acabei de ler e tbm me sinto assim :O não sei nem como expressar o que passei com a leitura. ??? Lindo, triste, real, complicado... Parece a descrição da VIDA mesmo.

dani 19/02/2022minha estante
Que bom, Cassia! Esse livro é maravilhoso! Comecei a ouvir o audiobook, narrado pelo próprio autor, é lindo ?

Cassia_kk 19/02/2022minha estante
Dani,eu comei lendo ele em inglês com esse audio-book narrado por ele, mas no meio do livro achei que eu tava ficando doida haha então mudei p versão em portuguêsvp vê se eu tava entendo mesmo haha terminei o livro em português e agora vou voltar p terminar o áudio book.. achei incrível tbm, não tem como explicar o peso emoção desse livro.

izabelgbeltrao 14/06/2022

achei parecido com ?a little life?. os dois tem a mesma prosa triste e melancólica, o que me faz gostar ainda mais dos livros.

dmitrivileheart 30/04/2021

Até agora eu sei q não sou capaz de dizer tudo que esse livro me proporcionou e acho que nunca vou conseguir, mas enfim, foi uma história impactante, com certeza, memorável, emocionante e repleta de camadas, tocando em vários assuntos que em outros momentos eu não daria tanta atenção, só que depois dessa leitura vez ou outra eles se fazem presente na minha vida, me fazendo refletir e repensar.
No começo até pensei q não iria chorar, mas depois do 70% chorei até o final do livro, realmente é um livro que vai ficar marcado e que como eu disse, vez ou outra eu vou me lembrar dele.
Com certeza foi uma leitura espetacular, emocionante e importante, uma das melhores do ano até o momento.
?? se forem ler procurem sobre os gatilhos
dani 30/04/2021minha estante
Ótima resenha! Bom o aviso no final, é uma leitura que pode ser bem pesada para algumas pessoas.

dmitrivileheart 30/04/2021minha estante
obrigado ? simm, o aviso no final é bem necessário

yas 08/01/2021

A obra é descrita como luminosa, estilhaçante, urgente e necessária. Mas a palavra que continua circulando na minha mente depois de ler é intensa. É assim que as emoções são tão bem descritas e é como você se sentirá depois de lê-la - uma sensação que invade até os ossos.

Com a precisão de um poeta, Ocean Vuong examina se colocar em palavras a experiência de alguém pode superar feridas que abrangem gerações, se é possível ser verdadeiramente ouvido por aqueles que mais amamos e isso torna o livro autenticamente belo.

On Earth We?re Briefly Gorgeous é um livro e tanto. Não é de surpreender que o autor seja um poeta, pois isso soa quase como uma coleção de poesia - poemas em prosa, cada um capturando um momento, uma memória, um sentimento ou uma ideia de forma tão bela. O enredo não segue uma estrutura narrativa regular, mas sim uma série de fragmentos ou momentos e que mesmo assim mantém uma coesão. O estilo não será para todos, mas para aqueles que amam os socos crus da poesia, é um livro fantástico.

Achei difícil acreditar que isso fosse ficção. Há algo na história de Little Dog, uma certa honestidade e seriedade crua, que parece vir de um lugar da verdade. Talvez porque muito disso faça. O autor baseia-se em eventos recentes e históricos, histórias de figuras conhecidas, artistas e tragédias para tecer sua história de ficção com cada centímetro de nossa realidade.

O livro é uma carta de Little Dog para sua mãe analfabeta. Ele fala francamente sobre raça, gênero, sexualidade, masculinidade, dor e linguagem, sem permitir que o livro seja sobrecarregado pelo assunto pesado. O último - a linguagem - é um tema importante, e o autor explora a importância da linguagem em um nível micro e macro - a escolha de palavras e frases individuais e o poder (ou falta de) concedido a um indivíduo por ter acesso à linguagem e à alfabetização.

lu ð¿ 16/11/2021

And you?ll remember me. Maybe.
Que livro meu amigos. QUE LIVRO. QUE MONUMENTO. como o próprio livro explica, as vezes a linguagem não tem em si a profundidade suficiente pra descrever o sentimento. E é exatamente isso que eu sinto quando sou obrigada a fazer essa resenha. Se for pra definir em uma palavra?
Emoção.
Tudo é feito de emoção.

Francesca 20/04/2021

Gostei bastante do livro. A escrita do Ocean é muito poética e a maneira como ele compara a brevidade da vida com as borboletas monarcas é muito bonito. É uma história emocionante e as vezes bem difícil mas fico feliz por ele ter superado tudo isso e ainda estar aqui pra contar sua história de uma maneira tão bela.

Barbosa 14/09/2022

Este livro não era exatamente o que tinha imaginado, o que não é culpa de ninguém obviamente!, mas só pelo título achei que o livro teria uma vibe e história completamente diferente. No livro são abordados temas muito importantes e, temos uma visão do mundo através de um adolescente vietnamita que se mudou para a América depois da guerra. A escrita parece uma carta para a mãe, apesar de esta não saber ler.
Honestamente este tipo de livros não me puxam muito, mas acabei o livro porque fui encontrando várias ideias, pensamentos e reflexões que achei bonitas e\ou interessantes. Só isso já fez com que valesse a pena. Eis alguns exemplos:

"If you forget me, then you've gone too far. Turn back." ?

"I'm sorry I keep saying How are you? when I really mean Are you happy?"

"I miss you more than I remember you."

"This also means nothing, I know. But some nothings change everything after them."

Fernanda.Lustosa 15/02/2022

gostei mt, me instigou a várias reflexões. só não dei 5 estrelas porque me senti confusa as vezes com a escrita do autor.

nina?? 26/03/2022

wow
ocean vuong's prose is daring and mesmerizing, and i can barely even express how much i loved this book. i'm convinced words were invented just so ocean could write this masterpiece.

rafaella 23/02/2022

i am writing you from a body that used to be yours. which is to say, i am writing as a son.
tendo dificuldade até pra começar a escrever uma resenha, mas vamo lá.

eu adiei ler esse livro por um tempo por imaginar que ele ia tratar de temáticas pesadas, e não estava enganada. mas o que me pegou de surpresa foi perceber que, quando pegava ele pra ler, iam 50 páginas lidas e pra mim parecia tinha passado só 5 minutos.

a prosa do ocean vuong - meio poética, e meio descontínua - é incrível de ler, e tão real que no início eu achei que tivesse lendo uma autobiografia. os relacionamentos principais da história são tão bem estabelecidos, tão bem construídos, que parece que você tá lendo sobre vidas de pessoas reais. e, de certa forma, são vidas reais mesmo.

o relacionamento do little dog com a mãe, repleta de traumas e abusos, mas também de amor e compreensão; o relacionamento dele com o trevor, que foi uma descoberta e um refúgio de ambos; e o dele com a lan, que teve uma história tão triste mas acolhia e cuidava dele do mesmo jeito.

muito muito muito bom. quero ler mais do autor!
Emanuelle.Porto 23/02/2022minha estante
Adorei a sua resenha. Escrita tão fluida.

rafaella 23/02/2022minha estante
obrigada!!

Karoline 15/03/2021

Um filho escreve cartas para a sua mãe que, por ser iletrada, nunca irá lê-las. Vindo de uma família (como muitas outras) que vê na imigração a única maneira de sobreviver à guerra, que tomou conta do Vietnã na segunda metade do século XX, Little Dog se utiliza dessa impossibilidade comunicativa com sua mãe para narrar suas experiências, dificuldades e lutas como imigrante nos Estados Unidos. Essa é a sinopse do romance On Earth We're Briefly Gorgeous, de Ocean Vuong.

Escrito numa linguagem extremamente lírica, com muitas metáforas e símbolos, acho que não erro ao dizer que este foi o romance mais poético que já li na minha vida de leitora. Até comentei com a minha irmã que a cada período lido eu demorava uma boa meia hora para conseguir absorver inteiramente aquela passagem. E não falo apenas em relação ao significado, mas principalmente na tentativa de captar toda a beleza na construção das frases, como cada palavra é precisamente e notavelmente escolhida ao invés de outra, como é uma espécie de polimento linguístico. E acredito que isso seja resultado de o autor ser um poeta antes mesmo de ser um romancista.

O primeiro livro publicado de Ocean Vuong foi uma coletânea de poemas chamada Night Sky with Exit Wounds (traduzida aqui no Brasil como "Céu noturno crivado de balas", pela Editora Âyiné) em 2016. On Earth We're Briefly Gorgeous é o seu primeiro romance e um sucesso de crítica e público. Foi publicado lá fora em 2019 e aqui será publicado em 22 de março desse ano, pela editora Rocco, com o nome "Sobre a terra somos belos por um instante".
Não sei recomendar o suficiente essa leitura em qualquer língua, na verdade, mas confesso que neste caso em particular, se você puder ler no original, acredito que suas mensagens e sentidos serão ainda mais admiráveis. É realmente um trabalho magistral o que Vuong consegue fazer com a língua inglesa nesse livro.

Além de uma linguagem impecável, você pode esperar discussões que, apesar de o enredo se passar no começo desse século, trazem à luz questões que ainda hoje se fazem relevantes e presentes, não apenas na sociedade norte-americana, mas que são lutas e exemplos que podemos observar por aqui também. Temas como saúde mental, migração, maternidade, Queerness, homofobia, vícios, relações abusivas, indústria farmacêutica, bullying, ancestralidade e claro, a guerra e todas as consequências que ela implica nos indivíduos que a experienciam, ganham palco na narração de Little Dog.

É um relato poderoso, fragmentado, destruidor, forte, humano, cruel e apesar de - ou deveria dizer por causa de - extremamente esperançoso. Ao colocar o foco em um narrador imigrante, que cresceu rodeado por mulheres fortes e falhas, e que não se encaixa nos rótulos que a sociedade sempre tentar nos impor, Vuong demonstra e afirma a importância de contar essas histórias. E para citar o próprio autor em uma entrevista, de que personagens assim são sim dignos de Literatura com letra maiúscula.

Mais um livro favoritado não só do ano, mas da minha vida. Perfeito em todos os sentidos, seja nos aspectos literários, com seu formato de cartas que são impossíveis de serem lidas pelo sua destinatária, seja em sua crítica social. Leiam e conheçam Ocean Vuong. Tenho certeza que você será transformado como eu fui.

site: https://registrosdeumagarotacosmica.blogspot.com/2021/03/on-earth-were-briefly-gorgeous-de-ocean.html
dani 23/05/2021minha estante
Que resenha linda!

Karoline 31/05/2021minha estante
Muito obrigada!! Mas assim, é que o livro é que é belíssimo! Haha ?

Cassia_kk 19/02/2022

Fui atropelada por um caminhão, ou terminei um livro!?
Não consigo explicar o peso emocional desse livro.
Acho que a parte de ser imigrante me aproxima muito dele, apesar de ser uma experiência completamente diferente... Guerra sempre é uma coisa foda.

O livro é lindo, triste, intrigante, dolorido, leve, pesado etc... Ou seja um turbilhão de emoções assim com a nossa vida.

Eu achei a leitura bem desafiadora, por ser uma prosa poética e não linear dificulta um pouco o entendimento. Fiquei bem confusa em alguns momentos, mas não deixei de amar o livro por isso.

"Se, comparada com a história do nosso planeta, uma vida individual é tão curta,um piscar de olhos, como dizem, então ser belo, mesmo que do dia em que você nasce até o dia em que você morre, é ser belo apenas por um instante"
dani 19/02/2022minha estante
Realmente é um livro lindo! Já é um dos meus favoritos da vida.

Sah 14/04/2021

on earth we?re briefly gorgeous
Esse livro só pode ser descrito como intenso.

Não vou falar sobre a história em si; julgo que a experiência de leitura é muito melhor se não soubermos nada do que acontece na trajetória do Little Dog. Mas digo que a obra carrega ensinamentos importantíssimos e cobre de temas frequentemente negligenciados e/ou mal interpretados, principalmente na literatura. Foi a forma de entretenimento mais profunda que consumi em muito tempo.

Tirei uma estrela porque achei a parte final MUITO arrastada e entediante. Se não fosse por isso seria nota máxima fácil.

Mesmo que eu não tenha me apegado à história a ponto de adicionar aos favoritos, tenho certeza de que vou me lembrar desse livro pro resto da vida. Agregou demais ao meu senso crítico e modo de ver o mundo.

Recomendo, de verdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5