Cadernos Negros

Cadernos Negros Adegmar Candiero...

Resenhas - Cadernos Negros

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 12/04/2020

Cadernos Negros 41 - Quilombhoje
A série “Cadernos Negros” que desde a sua primeira edição, surge no cenário literário com a necessidade de potencializar e personificar as vozes afro-brasileiras que durante muito tempo foram silenciadas em nosso país, no ano de 2018 chegou à sua quadragésima primeira edição. Organizado pelo coletivo de autores @quilombhoje, essa edição foi dedicada à vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Marielle Franco e o capoeirista Moa do Katendê, assassinado após emitir a sua posição política.

Sobre o livro, cabe destacar que os poemas presentes nessa obra ultrapassam a questão da cor da pele, várixs escritorxs, tanto jovens como quanto autorxs já consagrados, trazem as suas contribuições para essa obra ímpar. Dessa forma, é apresentado ao leitor uma poesia forte, madura, permeando por diversos temas muito atuais, como, racismo, empoderamento feminino, ancestralidade, religiosidade e etc. Outra coisa que chama a atenção é o número de mulheres presentes no livro, trazendo mais beleza e diversidade a obra.

Sendo um livro de poemas, jamais conseguiria fazer uma análise profunda que a obra exige, passando texto a texto mostrando o quão belo e tamanha diversidade que nos é mostrada em “Cadernos Negros”, mas no decorrer das semanas, irei publicar nos stories alguns dos poemas que o compõe, espero que vocês gostem.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/