A Arte de Criar Leitores

A Arte de Criar Leitores Goimar Dantas

Resenhas - A arte de criar leitores

Evy 15/03/2020

Puro amor!
Esse livro transborda amor. Amor por livros e por leitura e apesar de aparentar ser apenas para educadores e pessoas que trabalham com informação, ele é muito mais que isso. É claro que para quem trabalha nesta área ele é um prato cheio e acho que todos deveriam ler, mas ele foi feito para um propósito ainda maior! É para todos aqueles que, apaixonados pelo universo dos livros e o amor pela leitura, desejam compartilhar isso com outras pessoas.

Goimar Dantas, nos presenteia nessas páginas, com o resultado de sua própria experiência como leitora e muita pesquisa sobre o assunto, pois trata em capítulos recheados de informação, desde a criação das histórias mais famosas e antigas até o universo moderno e a contribuição dos booktubers, perspassando pelo cinema, as mudanças nos perfis das heroínas, a beleza da poesia e a importância dos primeiros contatos da leitura que acontecem, ou deveriam, em casa. Além disso, traz dicas práticas e extremamente importantes para todos aqueles que buscam compartilhar o gosto e o amor pela leitura e pelos livros, sejam estes educadores ou não.

A "ponte para o pote de ouro" é como a autora intitula um capítulo e chama você a conhecer o universo da mediação de leitura e quem são esses mediadores. Eles estão por toda a parte e podem ser qualquer pessoa. Basta falar de livros com paixão, entusiasmo e amor. Podem ser professores, bibliotecários, contadores de história, mas também podem ser escritores, booktubers, vendedores de livros, pais, avós, tios, padrinhos, irmãos, amigos, cuidadores, enfim... qualquer um com muita paixão pelos livros. É claro, que também há algumas exigências. É preciso respirar leitura, debruçar sobre livros, conhecer sobre o assunto, estar a par das novidades, estudar e se aprimorar sempre! Afinal, não há possibilidade de formar um leitor, sem o ser.

E é com esse amor transbordando nas palavras e pelas páginas que misturam pesquisa com relatos de experiências, que Goimar Dantas nos faz mergulhar nesse mundo maravilhoso, nos enchendo de ideias, de entusiasmo e renovando essa eterna busca por despertar no outro o encantamento e as delícias do universo mágico dos livros, com o intuito de contribuir para a construção de cidadãos mais conscientes, mais críticos e consequentemente, mais livres.

Super recomendo a leitura!!

Clube Tripas 22/03/2020

Mês: Março/20
Bibliotecária: Evelyn Ruani / Sumaré-SP
@blog_entreaspas

Puro amor!

Super recomendo a leitura!!

site: https://www.instagram.com/p/B-b_rawDqNG/

Elani Araújo 28/04/2021

Um dos melhores e mais completos livros sobe o tema
Goimar, conseguiu abranger uma gama de assuntos, passando pelos formadores, quem media, quem instiga e provoca a leitura, passando por suas experiências com a leitura, pela história da literatura infantil e juvenil no brasil e no mundo, chegando até a exemplos práticos de mediação. Perfeito!

Tio Zé 25/04/2021

Um livro encantador e necessário
Com uma edição encantadora, na qual as páginas são coloridas e com algumas ilustrações, a autora compartilha reflexões, experiências, dicas e uma perspectiva histórica da literatura infantojuvenil.

É um livro técnico diferente: além das referências e citações, encontramos também o amor da autora pelas histórias, e isso com certeza torna a leitura mais interessante, pois é uma leitora e mediadora falando com paixão sobre aquilo que acredita, para outros leitores e interessados na formação leitora.

Do começo ao fim, as palavras de Goimar Dantas me conquistaram e me fizeram revisitar as experiências com histórias e mediadores de leitura que passaram pela minha vida.

Uma coisa é certa: esse é um livro para ter na estante e sempre consultar... para ter preparo, ideias e atuar na "arte de criar leitores"!

Vivi de Assis 25/01/2022

Maravilhoso!
Esse trecho resume bem a essência desse livro:
"É meu desejo que pais, tios, avós, padrinhos, amigos, educadores, bibliotecários, contadores de histórias, mediadores e demais interessados na propagação da leitura possam, a cada dia, falar de livros para as crianças, os jovens e os adultos com uma certeza renovada: a de que com dedicação e paixão qualquer pessoa pode pertencer à linhagem de Sherazade e, assim, com a beleza e a força das histórias, mudar o rumo das coisas para melhor.
Essa é a nossa crença. E é por ela que seguimos compartilhando o amor pelos livros e nossas experiências de incentivo à leitura." (Dantas, Goimar. 2019, p. 269).