The Queen of Nothing

The Queen of Nothing Holly Black

Resenhas - The Queen of Nothing

Leitorina 19/09/2020

perfeito e surpreendente
Fiquei CAGADA de medo de ler e me decepcionar, mas eu simplesmente não consegui parar de ler desde que coloquei os olhos no livro e acabei, de novo, lendo em menos de um dia.
O desenvolvimento dos personagens e a conclusão da história me surpreendeu MUITO. Um turbilhão de sentimentos me invadiu enquanto lia, cada página trazia uma emoção diferente e eu me peguei gargalhando, tensa, triste, extremamente feliz e chorando em 15 minutos de leitura.
Achei incrível o desfecho, a autora soube trabalhar muito bem com a nossa emoção, pregando peças e me surpreendendo sempre que eu criava uma teoria e tinha certeza que estava certa.
Eu não vou superar essa história NUNQUINHA, tenho certeza que vou reler muitas e muitas vezes.
Deni Cruela 19/09/2020minha estante
Saber isso só me dar mais vontade de ler ?

Leitorina 19/09/2020minha estante
vc não vai se arrepender

elyrix 20/09/2020minha estante
eu tinha dois derrames a cada capítulo KABCKAJX

Gabriela 30/12/2020minha estante
Simmmm

Gabriela 30/12/2020minha estante
Eu amo profundamente akkakaaj

bel 13/01/2021minha estante
Muito bom,desidratei lendo

maria 06/05/2021minha estante
acabei de ler!! QUE LIVRO... realmente estou chorando por que acabou... tudo que falou está certo. e o desfecho, NOSSA.

Thais de Menezes Dantas 23/09/2021minha estante
Exatamenteeee

Queria Estar Lendo 29/11/2019

Resenha: The Queen of Nothing
The Queen of Nothing é o último volume da série The Folk of the Air, cujo primeiro título - O Príncipe Cruel - foi publicado aqui pela Editora Galera Record. Holly Black escreveu uma história sobre seres mágicos perversos e uma garota humana aprendendo a resistir em meio a essa perversidade, e o fim pode não ter sido espetacular, mas foi bom. Me deixou feliz.

Esta resenha vai conter spoilers dos primeiros livros. Fica aí o aviso!

A trama se inicia um tempo depois da reviravolta chocante de The Wicked King. Jude está exilada no reino humano, traída pelo rei que acreditava amar e pela irmã em quem confiava plenamente. Ela não tem muito que fazer, uma vez que, para os humanos, Jude está morta e esquecida no tempo - portanto, faz o possível para manter sua conexão com o mundo das fadas, caçando recompensas e elementos perigosos a mando de criaturas mágicas.

Quando sua irmã, Taryn, surge em busca de sua ajuda, Jude recebe uma oferta irrecusável: pode retornar ao reino mágico. Mas seu retorno vai trazer consequências com as quais ela não estará tão preparada para lidar.

The Queen of Nothing tem sido um divisor de águas no que concerne opinião de leitores. Eu vi algumas resenhas muito positivas outras muito negativas e outras mornas. Vi algumas amigas ficarem mais ou menos pra tudo, outras surtarem até arrancarem os cabelos. Eu só posso dizer que, na minha experiência, esse livro foi como os outros dois: uma montanha-russa cheia de surtos e gritos e momentos "JESUS SEGURA MINHA MÃO!" com um final surpreendente por se afastar tanto do caos e da tensão do resto do livro.

Acho que a Holly me ganhou justamente por entregar o que eu tanto estava querendo e tanto relutei em acreditar que veria no fim dessa série. The Folk of the Air não é exatamente a inovação em história e criação de mundo, então eu não fiquei decepcionada por não ver um fechamento tão elaborado e desenvolvido. Acho que ela correu em alguns momentos, sim, mas conseguiu manter o ritmo que os outros livros estabeleceram.

Jude já se firmou como uma sobrevivente arisca e difícil de entender. Ela carrega rancor pelas traições, mas sua sede por vingança está em equilíbrio com uma parte do coração que quer entender porque isso aconteceu. Por que ousou entregar seu coração para um rei cruel e perverso que ela acreditava confiar e gostar dela de volta? O que levou Cardan a traí-la?

As respostas chegam cedo e são um pouco do que eu já esperava, mas não quebraram o encanto dos reencontros e do retorno dela para o mundo mágico. A tensão permeia cada momento desse primeiro arco do livro porque você não sabe para onde exatamente a história está caminhando; uma guerra se aproxima? Uma conspiração? Em quem a gente pode confiar quando todo mundo parece prestes a trair todo mundo?

"Eu preciso me lembrar de que não sou mais a garota de antes. Eu posso estar cercada, mas não significa que tenha perdido meu poder."

Jude se move nessas incertezas até encontrar seu caminho entre os seres encantados. Eu preciso dizer, sem muitos spoilers, que berrei contra um travesseiro na sua primeira cena com o Cardan porque se tem UMA COISA que a Holly não erra mão é no relacionamento desses dois.

De ódio a amor nos seus mais intensos significados, Jude e Cardan são aquele tipo de ship que, num primeiro momento, parecem imperfeitos um para o outro, até que se tornam inevitáveis e então você entende a alma gêmea por trás daquela coisa todo. Os dois são feitos um pouco de caos, um pouco de fragilidade, um pouco de necessidade de carinho e amor e pertencimento. E se encontram quando estão juntos.

"Minha doce nêmesis, como estou grato por você ter retornado."

Cardan, inclusive, teve um desenvolvimento fenomenal no passar da trilogia. Daquele rapaz que era o pandemônio encarnado até o rei que carrega o peso da coroa e do reino e de uma profecia tensa nos ombros, deu pra sentir nos olhares e sorrisos o quanto isso marcou. Meu filho caótico e precioso que me ganhou quando eu menos esperava e roubou meu coração com todas as forças.

Eu amo tudo a respeito dos dois. Amo a instabilidade e como é difícil entender o que cada um está sentindo mesmo quando está tão claro ali nas páginas. Amo que eles se entendam e se percam um no outro e que carreguem uma história tão intensa.

"Não é tão fácil ajudar uma rainha. Elas não deveriam precisar de ajuda."

Outra personagem que me surpreendeu nesse último volume foi a Taryn. Ela era meio pombo no começo, aí passou por umas mudanças no segundo título até AQUELE FINAL e de repente seu arco de crescimento chegou num choque. Tal como Vivi, ela é uma personagem bem construída, só mais difícil de ler - e, aqui, nós conseguimos fazer isso até seu desfecho satisfatório. Sinto que faltou algumas considerações por parte da narrativa no que concerne diálogos entre irmãs, mas não foi perdição total.

Por falar em desfecho de novo, repito que no meu coração de fã da série e de leitora, foi bom para mim. Me fez surtar e pular na cadeira, me fez chorar e sorrir e torcer por reviravoltas positivas. Alguns capítulos pareceram apressados demais e eu olhava para a porcentagem de leitura com medo do que essa pressa poderia fazer com a história, mas o ritmo é estabelecido desde o começo do livro, então no final já parece natural que as coisas se desenvolvam mais rápido. Não é uma correria tal como em Três Coroas Negras, mas é gradual de acordo com os pontos chave da trama desse fim.

Personagens como Madoc, Oak e as três sombras espiãs também tiveram seus momentos, mas falar sobre eles envolve spoilers demais para que eu desenvolva uma opinião. Só posso dizer que cada um teve seu tempo e seu espaço para alçar o começo de um final. Não é aberto, mas é uma promessa; é um recomeço.

"Ele é como uma força gravitacional puxando tudo em sua direção."

The Queen of Nothing seguiu a linha dos seus antecessores e entregou momentos de tirar o fôlego, momentos para te grudar na cadeira de tanto medo e outros para te derreter de amor. Conseguiu me fisgar com seu carisma e com seus personagens tão intensos, principalmente Jude e Cardan, que vão ficar no meu coração para sempre.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/11/resenha-queen-of-nothing.html
Camila 02/12/2019minha estante
Amo esse casal também;

raypdreis 03/03/2020minha estante
amg, eu quero ler, mas tipo, ela não é mortal e ele imortal??? me fala como isso rola pelo amor de Deus, se não eu não vou conseguir ler

Marina 27/03/2021

Estou plena e feliz. Minha pele está limpa, o céu está azul, os pássaros cantam e um grande arco íris acabou de aparecer. Adorei esse livro, só falta mais um pra acabar a série.

cresswell 05/01/2023

a trilogia pareceu um sonho febril, um conto de fadas em todos os aspectos: desde o lugar fantástico e belo ocultando uma realidade tão sórdida quanto o mundo real, as criaturas mágicas tão corruptas quanto o próprio ser humano, até as aventuras que os personagens enfrentam. entre os pontos mais fortes da história, não posso deixar de destacar o desenvolvimento dos personagens - principalmente da jude e do cardan. ver a relação dos dois amadurecer foi muito gostoso, e eles cresceram *demais* ao longo da história no quesito caráter. já disse o quanto gosto da jude, mas o cardan realmente me fez perder as estribeiras aqui, esse homem (literalmente) NÃO EXISTE??! eu quero um pra mim
mesmo que não tenha sido meu volume favorito, a autora conseguiu finalizar bem a trilogia (que se tornou uma estimada por mim)!

ps: teria dado 3,5 estrelas mas dei mais só por judecardan que entregou tudo ????????
Giovana205 05/01/2023minha estante
eu odiei desde a primeira palavra do primeiro livro, sou horrível?

camlcarol 05/01/2023minha estante
eu questiono todo o meu caráter quando percebo que queria um cardan p mim

Bianka 25/01/2022

perfeito
Esse livro é muito bom, ele finaliza a história muito bem, mas confesso que gostaria de saber mais um pouco sobre a vida do Cardan e Jude juntos. Não é meu preferido da saga O povo do ar mas sem dúvidas é muito bom
Camila Baltazar 01/10/2022minha estante
Tem as cartas que ele manda pra ela e ela nunca recebe. É bem fofinho, recomendo.

Cami 17/02/2023

The Queen of Nothing
Gostei bastante do desfecho da série! Sigo sem confiar nem 1% na Taryn, mas curti bastante o final de todo mundo. Foi uma boa escolha pra iniciar as leituras do ano.

Adélia 24/08/2020

Amei!
Amei amei amei!!! Amei essa trilogia demais!!! Adoraria saber mais sobre o depois

madrugueilendo 02/07/2020

Seria Jude uma das protagonistas mais badass que ja li?
The Queen of Nothing é o terceiro (e último) livro da trilogia O Povo do Ar e eu estava supeeer ansiosa pra essa leitura. Os dois livros anteriores foram ambos 5 estrelas e favoritados, então eu já tinha muitas expectativas para o livro, e tenho muuito o que falar dessa leitura.

-ESSA PRIMEIRA PARTE É SEM SPOILER SOBRE NENHUM LIVRO DA SÉRIE!-

Um dos pontos dessa série que eu mais amo são os personagens, com certeza. Amo a forma que a Holly Black criou a Jude e toda a sua essência. A Jude é uma protagonista que ao mesmo tempo que é destemida, ela surpreende até mesmo quem está lendo com as suas ações, e eu acho isso demais!
Ela é super estrategista (amo), super forte e ai, juro, não tem UM defeito!

Algumas pessoas podem não gostar dela por ela ser bem impulsiva em certas ações, o que é verdade, mas eu vejo muita verdade na Jude, ela é uma personagem que se desenvolveu muito ao longo dos três livros, o que é nítido, e eu achei isso incrível!
A autora não descreve ela como uma mulher fraca, apesar de que no mundo das fadas, os humanos são considerados fracos e tolos, mas sim na badass que ela é! Ela é uma mulher destemida, guerreira, estrategista, enfim, todos os bons adjetivos possíveis. Amei ver o desenvolvimento dela sendo ainda mais explorado nesse livro, e isso é com certeza um dos pontos mais altos da história pra mim.

O Cardan é outro personagem que tem muito o que falar, e apesar de ficar com um pouco de ódio dele no primeiro livro, aqui a gente consegue entender mais a sua mente e sua forma de pensar, mas, ainda sim, senti um pouco de falar dele ser um pouco mais desenvolvido, o que vou falar sobre isso mais pra frente da resenha.
Mas ainda sim, sou cadelinha de Cardan sim e as cenas com ele, literalmente TODAS, são as melhores. Amo um personagem sarcástico e irônico, e ele é um exemplo perfeito disso.

Outra fato da história que eu gosto muito é como o relacionamento familiar foi todo construído, e como aborda isso de uma forma que eu achei interessante. Desde o primeiro livro o relacionamento com o Madoc, pai adotivo da Jude, não era dos melhores, e aqui isso fica ainda mais explícito, o que achei legal de ser explorado.

Gosto também de que todos os livros da série, são todos extremamente estrategistas e políticos. Confesso que quando eu lia livros, principalmente de fantasia, que tinham certos problemas políticos em relação a famílias querendo roubar o trono por exemplo, e etc, eu me deixava levar pois não era algo que eu realmente me interessava, mas aqui todo personagem tem uma parte muito importante na história, e você literalmente não pode confiar em ninguém, e eu amo isso.

Enfim, resumindo, gosto muito das relações dos personagens em si, e de todo o mundo das fadas, sério, apesar de ser descrito como um universo a ser temido, eu AMO esse universo criado e ai, sou cadelinha sim.

Maas, algumas coisas me deixaram meio pensativa sobre a leitura.
O sentimento que eu tenho com esse livro é que eu quero passar pano nele de qualquer jeito, porque eu amo os personagens e tudo mais, e eu quase dei uma nota maior, mas acho que eu não conseguiria dormir de noite por isso HAHAH. Mas enfim, realmente amo muito a série e fiquei MUITO triste por não ter curtido o final como outras pessoas.

Primeiro que ele tinha MUITA coisa a ser explorado. O relacionamento da Jude com a irmã gêmea ( que eu queria ver mais disso e não gostei muito da forma rápida em que elas tiveram certos diálogos), o relacionamento da Jude com o Cardan que sim, foi mais explorado aqui no terceiro livro, mas acho que depois de tanta espera pra ver esses dois juntos, eu queria ver um pouquinho mais deles aqui, e por fim, o grande plot desse livro, e toda a razão para ter uma guerra no final, que eu achei que foi super vazia e rápida.
Para um final de série eu realmente esperava algo mais complexo, como nos outros livros da autora. Lembro que nos outros livros da série eu ficava atenta a literalmente cada frase que eu lia, pois a Holly Black adora botar dicas de algum plot futuro no meio de algum diálogo, enfim, mas aqui sinceramente não vi muito disso.
Acho que a Holly tinha muita coisa pra explorar, e realmente explorou cada uma delas, mas foi tudo muito raso na minha opinião. Acho que talvez como os outros livros foram mais complexos, eu esperava o mesmo para esse último, e acabei me decepcionando um pouco. Mas também tenho que reconhecer o fato de que são livros bem curtinhos, bem dinâmicos e cumpriram seu papel: me entreteram.

Apesar de tudo, acho também que nos últimos anos me torno cada vez mais crítica com o que leio, acho que como todo leitor, e com certeza se eu tivesse lido o livro em outra época da minha vida, teria sido favoritado facilmente, mas acho que minhas expectativas estavam realmente muito altas, e acabei me deixando levar por elas. MAS ainda sim, eu amo DEMAIS esses personagens, e esse livro não muda o fato de que os outros dois foram favoritados, então ainda amo muito esse universo, e é uma trilogia de fantasia que eu recomendo DEMAIS!!!

?????????????????????
Pra quem já leu, essa parte é com SPOILERS!

Queria deixar claro pra quem já leu os livros, exatamente os meus problemas com a história, e talvez até debater sobre eles.

Primeiro de todos, é a Taryn. Não consigo gostar da Taryn e acho que nunca vou. A Holly Black tem um conto de 60 páginas chamado The Lost Sisters, que foca no ponto de vista da Taryn no livro primeiro livro da serie, e só lá eu pude ver o quão desprezível ela é.
Talvez quem ainda não leu o conto e somente leu O Rei Perverso, possa ter engolido melhor ela nesse terceiro livro, mas esperava que a Jude tivesse outra ação sobre a irmã e todas as traições dela.

Outro e o mais importante pra mim, a guerra final.
O plot do Cardan virar aquela cobra, não sei viu, não consegue engolir muito esse plot e achei um pouco fora de contexto, acho. Gostei mas ao mesmo tempo esperava algo mais grandioso no final, algo. Alguma batalha mais elaborada, sabe? Achei o final bem água com açucar nesse quesito.

Ultimo ponto que me incomodou muito: Vivi e Heather. A HEATHER PERDEU A MEMÓRIA SOBRE O REINO DAS FADAS WTFFFFFF!!!
Eu odiei isso, serio, sem palavras, pq?????
Não teve sentido algum na minha opinião.

Ufa to mais aliviada.

Ainda amo a serie apesar de tudo, aquelas.
Duda.dudagabooks 04/07/2020minha estante
eu perdi tudo quando o final terminou em pizza. esperava, NO MÍNIMO, algumas cenas de cardan e jude. não aguentei 2 livros inteiros cheios de tensão sexual pra ter que me contentar com 1 cena meia boca e quase nada de diálogo verdadeiro entre os dois. broxei FORTE com esse livro kkkkk mas, como vc, ainda recomendo pra todo mundo pq os outros dois são 10/10

madrugueilendo 04/07/2020minha estante
Meu deus TOTAAAAL!!!! Precisava mais deles dois juntos pq puts, muita tensão, mas os dois primeiros são tão perfeitos q fico mais tranquila com esse final kkkkkkkk

Thaise 04/08/2020

MONTANHA RUSSA DE FATO....
"Minha doce nêmesis, como estou grato por você ter retornado".

Mas gente, não existe um livro calmo ou até com menas emoções? Meus nervos estão em frangalhos depois desse fim.
Jude agora uma exilada, vive no mundo mortal com sua irmã Vivi, até que a (odiada) Taryn pede sua ajuda por algumas horas, mas se acha que Jude a ajude somente, você se enganou, porque ela está pensando mesmo em voltar a sua terra e descobrir como voltar.
Jude é uma personagem forte e imbatível, a menina tem sangue nos olhos, sua mente não para de trabalhar nem um segundo e... eu amo isso.
Cardan é um dos personagens que mais cresceu dentro dessa trilogia, começou como um garoto malvado em busca de festas e bebidas,mas de repente virou um rei digno de tomar decisões, tendo uma mente tão maliciosa quanto Jude, ele conseguiu me surpreender com suas ideias.
Nesse fim os personagens ficam mais nítidos, mais delineados em suas decisões, e por mais que ainda odeie Taryn ela até que conseguiu um pouquinho da minha estima, mas é bem pouco mesmo. É tanta traição que parece mais Game Of Thrones e depois do primeiro livro, não confiei nem em um passarinho que passava, coitado ele era inocente.
O foco do livro aqui não é o romance, e sim a luta pela grandeza, o poder destinado aos poucos, o quão poderosa pode ser uma pessoa que anseia o grande, o quão mal pode ser uma pessoa que somente conheceu o perverso. Mas temos esses dois personagens Cardan e Jude que são parte um do outro, mesmo não querendo, que lançam essa aura de tensão sexual por onde passam, que se olham como se estivessem sozinhos, que tomam decisões em conjunto, em um só pensamento.
Sim, ficou óbvio que eu gostei muito do desenrolar dessa história e principalmente deles dois. Só senti falta de um pouco mais de entrosamento, ou um epílogo mais extenso, mas isso de forma nenhuma tirou o glamour da trilogia.
So 04/08/2020minha estante
Amo essa série aguardando ansiosamente esse livro ^^

Thaise 04/08/2020minha estante
Série maravilhosa mesmo *-*

Lay 21/01/2023

Perfeito!
O que falar sobre rainha do nada? Não tenho palavras para explicar, que saga maravilhosa, merece mais do que 5 estrelas, o último livro é simplesmente perfeito, a todo momento pude sentir a aflição dos personagens, acabava me sentindo dentro do próprio livro, todos os detalhes bem explicados, tudo extremamente maravilhoso, essa com certeza foi uma das melhores sagas que eu já tive o prazer de ler, recomendo bastante.

Duda 31/12/2020

O melhor da trilogia
Depois de ter começado a trilogia com o pé esquerdo, esse último livro me surpreendeu e me tirou o sentimento de "ler só pra terminar e saber o final", gostei muito do desenvolvimento das personagens e até me apeguei um pouquinho às protagonistas.

Mi 23/08/2021

Uma trilogia tão boa que eu praticamente devorei! Seria inimaginável ter terminado um livro sem ter os próximos pra ler. A guerra, as intrigas, a politica, as traições e os jogos, tudo, tudo bem pensado. O livro não foca tanto no romance como outras séries de fantasia do gênero, mas tem seus momentos de acelerar a respiração!

Eu fiquei tão envolvida que quando fechei o livro, o coração doeu!
Brenda 23/08/2021minha estante
Caramba, me convenceu

Mi 23/08/2021minha estante
Eu comecei, mas com as expectativas lá embaixo e me surpreendi tanto kkkk

Lulis 12/01/2021

ADOREI!!! Eu não tinha gostado do segundo livro e fiquei com medo desse também não me agradar, mas amei demais!!! No meio do livro eu tava até triste porque já ia acabar a trilogia. Eu gostei muito da história não ter sido focada em romance, amei os plot twists, os enigmas, as estratégias, tudo!
Lys | @acervodelys 12/01/2021minha estante
Ai eu tbm. Só em pensar que já acabou... ????

Carol 12/01/2021minha estante
aiiii eu sou apaixonada nessa trilogia!! Sou suspeita pra falar, acho que o terceiro é o meu favoritooo

Lulis 12/01/2021minha estante
Eu tenho muito amor pelo primeiro por causa das coroações, eu PASSEI MAL, chorei e tudo, foi um baque!!! KKKKKK

hele 12/08/2021

um dos meus favs
gostei bastante de como ela escreveu o enemies to lovers, as cartas....foi uma leitura fácil e de vdd foi muito legal.