Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

carina 13/03/2024

A história é bem legal mas é muita explicação dos detalhes. Não detalhes da história mas da física ou química ou mecânica por trás de cada objeto ou cada coisa que aparece na história e acaba apagando o enredo.

Bruna 23/02/2024

É um pouco devagar no começo. Não acontece mada muito interessante e é mais uma apresentação de como funciona esa cidade lunar e pra ir conhecendo um pouco da protagonista.
Mas assim que a trama começa a se desenvolver o livro fica bem fluido e emocionante. É um livro com trama política, um mistério, ação e comédia. É bem divertido, ainda mais porque a protagonista não é uma heroína, é só uma sobrevivente. Ele é meio babaca ás vezes, esta longe de ser uma pessoa exemplar. Isso deixa a narrativa mais interessante porque a depender da moral questionável dela não dá pra saber exatamente que decisões ela vai tomar.
Tem bastante explicações científicas sobre diversos temas, mas nada chato que atrapalhe a leitura. Na verdade o autor usa muitas dessas partes para criar cenas engraçadas enquanto deixa tudo o mais realista possível. Dentro do gênero é importante que a ciência seja verossímil mesmo que seja ficção. Isso é bem feito no livro, ele constrói algumas cenas levando em conta coisas importantes como a gravidade, pressão do ar, e outras coisas que não podem ser ignoradas. Aqui não são apenas lembradas de existir só pra passar, mas são usadas pra criar situações específicas que nos ambientam melhor.
É um livro de ficção científica com bastante ação e comédia, bem divertido e rápido de ler.

Janaina 20/02/2024

Amei!
Eu já era fã do autor desde que li "Devoradores de Estrelas", então as expectativas já eram altas, mas, óóó...

Toscani 15/02/2024

Melhor do que eu esperava
Acurácia científica, enredo e desenvolvimento de personagem muito bons.

Eu particularmente gostei do jeito que é narrado, com tom irônico e quebra da quarta parede (apenas na narração). Entendo porque alguns não gostariam disso ou da quantidade de termos técnicos utilizados. Eu pessoalmente procurava justamente por isso então para mim serviu perfeitamente, por isso dei 5 estrelas.

Sobre enredo e desenvolvimento de personagem, não posso falar sem spoiler, mas digo que também é ótimo.

Estava com medo de acabar sendo apenas um livro genérico de ficção científica, o que é comum em gêneros com muito nicho: as melhores obras deste nicho acabam sendo meia boca. Mas não é o caso, dá de 10 a 0 em muita obra clássica.

Melhor que Perdido em Marte (o filme), na minha opinião, obra do mesmo autor. Gostaria muito de ver um filme deste livro pra poder ver estes visuais descritos

AnaFlaviaGuingo 06/02/2024

Uma ida a Lua em alto estilo
Gostaria de ressaltar o início eletrizante que o livro propõe, já da para sentir o clima de como será essa ?distopia?(?)
Contudo, não importa o gênero literário, mas sim a forma como a ciência se dá de forma leve e as tramas e subtramas abertas são concluídas de forma fluída e sem muitas pontas soltas.
O único ponto a destacar é a forma como o romance foi mal construído, mas esse não era o ponto principal da trama.
Recomendo a leitura

rai0 19/01/2024

Vamos la.... mto chatinho, a historia é bem mais ou menos. mtas partes do livro achei confusas pra mim pq nao entendo de certas coisas q sao abordadas, se fosse uma pessoa q gosta realmente de quimica/fisica (acho) iriam apreciar mais. mas na hora q nao estao falando disso, vc consegue ler um tico mais rapido. enfim, fiquei em uns 80% pq eu nao aguentava mais não queria ler outras coisas, bjo

Napoliltano 14/01/2024

Alvarez e Sanchez não são nomes brasileiros. Faltou o Andy Weir dar um google legal. Confundiu o Brasil com a Colômbia, sei lá.

Sarah587 31/12/2023

Não é meu gênero preferido de livro, nunca tinha lido um deste estilo antes mas a experiência foi no mínimo diferente

rampantrose 10/12/2023

Gostei muito da ambientação e da maneira como Weir imaginou Artemis, destaques que salvaram a história e foram os pontos altos do livro para mim.

Em alguns momentos o autor se aprofunda de uma forma muito teórica nos conceitos o que acaba deixando a leitura bem lenta mas, em contrapartida, a leitura flui em outros momentos onde ele usa e abusa de estereótipos dos mais diversos nichos, nesses momentos nós até lemos mais rápido para evitar a vergonha/fadiga.

Analuizap 10/12/2023

Mulheres escritas por homens
Acho que esse livro tem várias cenas q exemplificam o pq homens não deveriam escrever personagens mulheres ?

Diego 29/11/2023

Divertido
Livro divertido, gostoso de ler com a personagem principal bastante cativante.
Não considero uma grande obra, mas pra quem gosta do gênero vale a leitura, principalmente pelas descrições técnicas da vida na lua.

Dudu 22/11/2023

Gostei muito da trama criada. A escrita do autor é bem fluída e possui um humor que me agrada.

O grande destaque, para mim, fica por conta da personagem principal, que cativa com sua personalidade e é quem faz a história girar.

Achei bem criativo o ambiente criado. Algumas descrições são bem técnicas e um pouco exaustivas, principalmente para quem não é muito chegado em física e química (como eu), mas dá para passar tranquilo por essas partes, sem se perder da história.

Livro obtido por meio de troca do Plus. Então, gostaria de aproveitar e agradecer a Jessy Martins por ter possibilitado o contato com essa obra!

Vinicius Nathan 24/10/2023

Pra quem gosta do estilo de ficção científica realista que o autor apresentou em "Perdido em Marte", com certeza vai se identificar com essa leitura, mas infelizmente não compartilha da mesma qualidade e não me prendeu tanto quanto "Devoradores de estrelas".

Raphael.Prista 17/10/2023

Espera beem mais
Mano esse autor tem talento. Perdido em Marte e principalmente Devoradores de Estrelas são muito bons. Mas aqui ele se perdeu legal.
Tentou fazer uma protagonista descolada e ?cool?. Caiu num estereótipo bem cafona e meio machista.
Maass o mundo criado é legal e tem uma história que prender com bons momentos de suspense.