O fim para o qual Deus criou o mundo

O fim para o qual Deus criou o mundo Jonathan Edwards

Resenhas - O fim para o qual Deus criou o mundo

Alex JR 09/10/2023

Criação
Deus nos criou por sua vontade e para sua glória . Não por que precisava de nós . Tudo é e sempre foi para sua glória.

Maiely Queiroz 29/05/2022

Denso e um pouco exaustivo
Por ser uma defesa acadêmica, a leitura é mais difícil e cansativa. Edwards começa com muita filosofia, debatendo através da razão para depois entrar com versículos (e vale destacar que são inúmeras as citações). Mas, é de se esperar de alguém que entrou na faculdade na idade de 13/14 anos em sua época. Ele era muito estudado e tinha convicção do que falava, isso é o que me chamou atenção neste livro. Mesmo que tenha repetições exaustivas, ele defende seu ponto com maestria.
Todo cristão precisa entender que o fim para o qual Deus criou o mundo é a Sua própria glória. Somos apenas uma peça nesse grande quebra-cabeça. E esse é o ponto central do livro, todos os argumentos voltam para ele. Não considero uma leitura obrigatória, mas o tema é definitivamente indispensável para todo aquele que crê em Deus. Não é sobre nós nem sobre nossos sentimentos. É tudo para a glória de Deus.

Luiz.Neto 30/03/2022

Um livro denso, e com bastante profundidade. Importante ter calma na leitura. Mas um tema bem interessante.

Ludmila.Wendy 15/03/2022

Um livro difícil que vale a pena!
Ainda não consigo acreditar que consegui finalizar essa leitura (demorei 3 meses, depois de duas tentativas!!!). Se chorei ou se sofri, o importante é que um livro do Edwards eu li ?

Essa, de longe, foi a obra mais complexa que me deparei. Contudo, não foi uma surpresa para mim, visto que logo no prefácio somos avisados da linguagem mais rigorosa do texto, destinada a um público acadêmico (na teologia). Mesmo assim, me desafiei e não me arrependo nem um pouco.

Edwards é um crânio. Fiquei maravilhada com toda argumentação que ele constrói para defender a tese que "o próprio Deus é a razão última pela qual o mundo foi criado".

A primeira parte do livro é mais difícil, pois ele prova através da razão que a Glória de Deus é um fim supremo. O excesso de lógica me fez ficar muitas vezes perdida, o que culminou na minha demora em concluir os capítulos, já que precisava reler duas ou três vezes o mesmo trecho. A segunda parte, onde ele prova biblicamente a tese, é simplesmente sensacional! Foi uma leitura mais fluída, tanto por eu já estar acostumada com os trechos bíblicos, como pelo fato de ele destrinchar algo de maior interesse para o cristão: as Escrituras.

O livro é prolixo. E não adianta entrar na leitura com pressupostos como: "o autor deveria ser mais sucinto... deveria usar uma linguagem mais acessível...". Essa é uma característica não só do Edwards, mas como de muitos escritores antigos. Tendo isso em mente, sinta-se a vontade para ler essa jóia rara.

Resumo essa experiência com uma palavra: desafiador. Tenho ciência que não absorvi tudo que o livro proporciona, mas sou grata pelo que compreendi. Pretendo reler algum dia, talvez com outra (s) pessoa (s), afinal, duas mentes pensam melhor que uma, hehe!

Mayara945 12/08/2021

Clássico cristão
Um livro curto, mas bem denso. É dividido em duas partes: na primeira parte o autor levanta os argumentos racionais do porque o fim da criação seria a glória de Deus. Já na segunda parte ele elenca os motivos teológicos, apontando textos e versículos.

Achei o livro bem repetitivo, mas vale a pena a leitura.

Isadora.Nascimento 03/05/2021

É fato que o livro é complexo e será necessário releituras para extrair mais preciosidades desse clássico incrível, mas essa leitura me abriu os olhos para o fato de que "ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nele habitam" (Sl 24). Tudo é de Deus. Ele emana Sua PLENITUDE à Sua criação. Dele, por meio dEle e para Ele são todas as coisas. Nele vivemos, movemos existimos. Que bondade do Senhor dar a nós de Si mesmo, emanar Sua glória à Sua criação. Deus se compraz em comunicar a Si mesmo a nós. O fim de todo o mundo é a glória de Deus.

"os raios de sol são algo do sol"
"os raios de glória provindos de Deus são algo de Deus e são novamente remetidos à fonte original de luz"

Felipe 06/04/2021

Com Spoiler / Sem Spoiler
Resenha pra quem ainda não leu:
É um livro difícil. Trata de teologia mais profunda. Se seu objetivo é tirar dúvidas básicas sobre Deus ou sobre o Cristianismo, recomendo que procure um livro mais simplificado. Esse poderá causar mais dúvidas do que certezas.
Apesar de tudo é bem escrito, curto, e apesar de ter sido escrito em 1750, retrata uma discussão que é realizada até hoje.
Poucas vezes vi tratar do assunto dessa maneira e confesso que gostei.

AGORA TEM SPOILERS
Provavelmente, muitos dos que leram podem estar pensando que o autor retratou Deus como um narcisista egocêntrico. Se olharmos da perspectiva humana, chegaremos a essa conclusão. Mas confesso que fiquei entusiasmado com a reflexão de Jonathan Edwards:
Tudo faz parte da criação de Deus. Se Ele nos ama, está amando a si mesmo. Não poderia nos amar se não amasse a si mesmo.

Isso nos ajuda a entender o mandamento de Deus quanto à ama-lO sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos.
Quando O amamos sobre tudo, estamos também amando a sua criação. Ou seja: a nós mesmos. E se amamos a sua criação, amaremos o próximo, que, como nós, faz parte dEle.

Vale a pena uma reflexão sobre esse estudo.

Kinha 23/01/2021

O assunto do livro é incrivelmente relevante e seu conteúdo extraordinário, porém considero a leitura pouco fluída e muito repetitiva. Não foi um livro fácil de ler, em alguns momentos senti que estava lendo a mesma página muitas vezes. Penso que metade de suas páginas poderiam ser dispensadas e a mensagem ainda seria entregue.
Pedro 23/01/2021minha estante
Opa, boa resenha

João Burti 25/10/2020

Impressionante e enriquecedor.
Não é um livro muito abrangente (livros cristãos tendem a sofrer desse mal de querer falar sobre tudo em poucas páginas e acabam não falando de nada). Edwards vai tratar de um único tema: Deus criou o mundo para a sua própria glória.

O livro é uma obra impressionante, completa, muito completa. Edwards tem um ponto, e defenderá esse ponto baseando-se na razão, filosofia e na Bíblia. Responderá diversas possíveis objeções contra este ponto. Tudo isso de uma forma brilhante.

Depois de concluir o livro é impossível não ter sua mente aberta. Você termina tendo certeza de que você existe para a glória de Deus, que a Igreja existe para a glória de Deus e que tudo existe para a Glória de Deus.

E sabe, este livro é para Glória de Deus.

_agraciele 09/09/2020

quem nunca se perguntou qual o fim para o qual Deus criou o mundo?
Com essa capa "inofensiva" da Mundo Cristão e suas 142 páginas, eu jamais esperaria uma leitura tão densa. Quase não passei da primeira página inicialmente, mas depois foi só amor por tudo o que Deus estava me proporcionando descobrir e a leitura fluiu melhor. Não é uma resposta direta para "o fim para o qual Deus criou o mundo", antes, é um esclarecimento sobre quem somos e quem Deus é. Sou grata a Ele por cada palavra do Edwards nessa obra incrível! Que eu nunca perca isso de vista tudo que eu aprendi e o lugar aonde Deus me colocou através desse livro! 💛

site: https://www.instagram.com/_literalidades/

Maria 19/06/2020

Resenha: O fim para o qual Deus criou o mundo - J. Edwards
Que livro bom, meu Deus! Foi escrito em 1750, - acho que esse foi minha primeira leitura clássica - por Edwards, filósofo e teólogo reformado. Esse homem reflete a glória de Deus de maneira incrível.

Neste livro Edwards divide o tema em duas partes, sendo a primeira sobre o que a razão nos ensina o na segunda sobre o que a biblia diz sobre qual seria o fim pelo qual Deus criou o mundo. Confesso que não é fácil acompanhar o raciocínio, além do que as expressões são muito aquém da nossa realidade, contudo quanto mais eu lia melhor ficava de entender o que ele estava querendo dizer, isso na parte um.
Na parte dois, já estava tão inserida na leitura que foi mais tranquilo, além disso Edwards cita tantos versículos para falar de qualquer ponto ou defesa que é gostoso de ler.

Antes de ler o livro, vi uma resenha que falava que o autor foi muito repetitivo, apesar de concordar não vejo com mais olhos, pelo contrário, acredito que foram estás repetições que abriram a minha mente, para mim que não estou a brigada na leitura teologia, muito menos em um teólogo de tamanho peso, suas longas explições proporcionaram um tempo para absorver os conceitos e opiniões.

"Assim o todo pertence a Deus, está em Deus e se destina a Deus. Ele é o começo, o meio e o fim."

__________________________

Iniciei essa leitura pesando que minha cabeça ia explodir por causa da teologia, mas no meio da leitura, era o meu coração que estava por explodir em deleite da majestade de Deus. Edwards usou todos os adjetivos mais sublimes possíveis para falar sobre Deus e o fim derradeiro da criação e por mais que eu saiba que Deus é tudo em tudo, o Espírito que habita em mim se enche de prazer ao proferir tantas palavras, perfeitamente aplicáveis ao Ser Supremo que criou o Universo.

Att,
Vitória Saraiva.
eliasvmiranda 21/07/2020minha estante
Iniciei hoje minha leitura desse livro e o considerei denso, difícil já na introdução mas no capítulo 1 as coisas já começam a clarear. Estou gostando.

Maria 21/07/2020minha estante
Foi o mesmo comigo, muito denso no início, mas passando da introdução a leitura fui mais. Aproveite! ?

luplim 23/04/2020

eu diria que, todo crente em Cristo Jesus, deve ler tal livro, não devido ele ser fundamental para nossa fé, mas que através dele podemos ter melhores esclarecimentos bíblicos a cerca do que Deus já fez, a criação, suas obras, Seu Filho, trazendo para nós o real motivo pelo qual Deus fez tudo isso, e por mais que em diversos aspectos, diversas perspectivas e maneiras de enxergar, todas cominam numa só razão. cada página lida vale a pena.

siriarah 04/03/2020

Em poucas páginas o autor nos leva a pensar no motivo pelo qual Deus teria criado o mundo. Por meio de argumentos filosóficos e, principalmente, referências bíblicas que provam o seu argumento somos levados a ver que a criação do mundo teve sim um propósito.