Amores de outrora

Eline Sato
Deko Lipe

Resenhas - Amores de outrora

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 27/01/2020

Melhor do que eu esperava
Uma série de contos que mostra como a homossexualidade era nos séculos passados, afinal, não tem nada daquela coisa de ?antigamente essas coisas não existiam?, a verdade é que antigamente as pessoas eram cruelmente coagidas e ameaçadas, vivendo em repressão, por isso parecia que não existia.
Esse tipo de livro é muito importante e eu fico triste por ver pouquíssimos livros de época que tratam de relações LGBTQI+. Acho muito interessante e gostei de entrar em contato com esses contos, mesmo que sejam tão breves.
No geral todos os contos apresentam uma história bonita e realista. O que eu gostei muito é a variação: alguns tem finais felizes, outros não, o que torna tudo bem mais palpável, já que nem todas as histórias de amor tem finais felizes, especialmente quando se trata de homossexuais.
Acredito que meu conto favorito tenha sido O Confessionário, eu não esperava me chocar com esse livro, mas não é que me choquei? É um conto bastante ousado, digamos, e eu amo! Hahaha. É o que mais se destacou para mim.
Mas também vale ressaltar Sentimento Indecifrável, outro que conseguiu ser audacioso em sua forma à frente até mesmo do nosso tempo atual. Acho que cada autor conseguiu deixar sua identidade ali, nas poucas páginas que tinham para contar sua história. Uns contos são um pouco mais fracos, é verdade, no fim da leitura tinha uns que eu nem lembrava, mas não deixa de ser bom, porque no fim todos são diferentes e trouxeram sentimentos diferentes. Uns mais marcantes, outros mais chocantes, e os mais leves.
Uma leitura que te faz refletir e torcer para que as coisas deem certo, afinal, já está na hora, né? Chega de atraso, humanidade!

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2022/06/09/resenha-amores-de-outrora-antologia-organizada-por-deko-lipe-e-crys-magalhaes/

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por André @garotos_perdidos
Oi, Faroleiros. Fiquei muito curioso para ler Amores de Outrora, uma coletânea de contos românticos LGBTQ+, que se passa em épocas que amar outra pessoa do mesmo sexo ou expressar o amor de uma forma não tradicional era proibido. Será que isso mudou muito nos dias de hoje? Para entender melhor o nosso presente, nada melhor do que voltar nossa atenção para o passado.

O livro foi organizado pelos autores Deko Lipe e Crys Magalhães. Dos treze contos, quatro relatam um relacionamento lésbico, seis gays, um trans e dois sobre poliamor. Sete desses contos foram escritos por mulheres e seis por autores do sexo masculino.

Espero que Não Perca - (Conto lébico por Maria Freitas)
Mercedes se encanta com Alzira, uma negra que vive em uma casinha simples, próxima à comunidade quilombola.

"Mercedes se encantou pelas histórias de coragem dos homens e mulheres que fugiram da escravidão e se estabeleceram ali, tantos anos antes. Ao mesmo tempo, se indignou com as maldades que aquele povo havia sofrido."

Conto de Amor na Rua do Ouvidor - (Conto lésbico por Ana Claudia de Angelo)
Sofia, uma das filhas do poderoso ex-barão do café, conhece Isabel que veio até o Rio de Janeiro, capital do Brasil, para ajudar a tia que é governanta na mansão da Família Malter. Dali, surge uma grande amizade entre as duas jovens.

Amor de Guerra - (Conto gay por Erika Machado Lyrio)
O ano é 1821 e o Brasil está em guerra pela sua independência. Em meio a todos os tormentos, Bruno conhece Heitor que foi enviado para ajudar o pelotão de Bruno.

Relato de um Homem de Bom Coração - (Conto gay por Pablo Madeira)
Anthony Silveira se apaixonou pelo seu melhor amigo, Teodoro, durante a idade média, no ano de 1231, quando o Papa Gregório ordenou a perseguição de vários grupos de pessoas que não se adequavam aos padrões da igreja, entre eles, os homossexuais.

" Saiba que o meu amor não muda o meu caráter e a verdade de quem eu sou."

Inerente - (Conto trans por Eudes Bispo)
Um médico conhecido como Doutor desaparece e os arquivos de seus pacientes podem trazer sérios problemas para Henry em um dos períodos mais violentos da ditadura.

"Não poder me tornar a mulher que sou não é a coisa que mais dói, mas sim saber que que o mais difícil será encontrar alguém que entenda."

O Confessionário - (Conto gay por Felipe Costa de Brito)
Em uma época onde coronéis ditavam as regras no interior da Bahia, o simples desejo de amar era pecado perante a igreja, levando um jovem a se confessar perante o padre da paróquia.

"O homem pensa que pode julgar em seu nome, e muito pior que isso, manipular a nossa própria mente para nos tornarmos culpados e pecaminosos pelo simples fato de amarmos."

Como o Amor de Philip - (Conto gay por Eline Sato)
Na tão sofisticada cidade de Londres, em 1860, nem todas as formas de amor eram possíveis. David se vê diante do amor de Anabelle, sua prometida, e de Philip.

Filhos de Ninguém - (Conto gay por Raiany Távora)
Em meados de 1891, filho de fazendeiro se apaixona por Lobo, filho de uma italiana com ninguém. O pai de Miguel comprou Lobo como presente para o filho e ele participa das lutas clandestinas realizadas na fazenda.

Sob o Mesmo Céu - (Conto lésbico por João Victor)
Duas belas jovens se apaixonam durante o ano de 1900 e decidem se entregar uma à outra, pondo em risco suas próprias vidas. Uma época onde o preconceito é mais forte que o amor.

"O amor não possui forma, ele se molda."

Amor(es) Meu(s) - (Conto sobre poliamor por Deko Lipe)
Marieta Sobral é noiva e prometida a Abelardo Alencar desde pequena. Ana Pimentel é sua melhor amiga e Carlos, o cocheiro particular de Marieta. Quatro pessoas! Quatro amores!

Meu Coração em Outra Alma - (Conto lésbico por Juliana Cherni)
Para a rígida sociedade japonesa, Kazumi e Myuko são melhores amigas. A sós, se revelam amantes apaixonadas em um amor verdadeiro e eterno.

"Não deveríamos ter medo de expor o que sentimos ou quem somos."

Sentimento Indecifrável - (Conto sobre poliamor por Crys Magalhães)
Uma história de amizade, amor e cumplicidade... Elizabeth Alencastro tem duas escolhas: aceitar um casamento de conveniências ou ajudar seu prometido a viver uma grande paixão.

Verdadeira Nobreza - (Conto gay por Paulo Carvalho)
Em 1919, vinte e seis anos antes da Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, a família Niesser se prepara para receber o novo Conde da Mansão Stark. O Conde William e o jovem Jefferson Niesser descobrem um sentimento jamais sentido antes.

Em coletânea de contos não dá para falar muito sobre as histórias com o risco de acabar entregando algum spoiler, por isso, achei melhor escrever apenas a sinopse reduzida de cada um para dar uma ideia da época e do tema retratados nos contos. Alguns têm finais felizes apesar das épocas históricas, mas não são todos. Mesmo os que não possuem um final feliz, apresentam uma mensagem muito bonita de força, coragem e superação em nome do amor.

A edição da The Books Editora está maravilhosa! Achei a capa linda. Todos os contos são separados por páginas ilustradas que trazem a sinopse do conto e a biografia do autor. O livro tem páginas amareladas, orelhas e um prefácio escrito pelo autor Vinícius Grossos, autor de O Garoto Quase-Atropelado e 1 + 1: A Matemática do Amor.

Crys Magalhães termina seu conto de forma brilhante. Ela diz:
"Ainda se travam guerras para que todas as formas de amor sejam vividas sem que os olhares alheios sejam tão vorazes, como os atos bárbaros cometidos contra aqueles que amavam o mesmo sexo, ou mais que uma pessoa ao mesmo tempo."

A luta LGBTQ+ continua e a sociedade precisa aprender o verdadeiro significado das palavras amor e liberdade. Amores de Outrora não é uma aula de história, mas te faz ter empatia por personagens que só queriam viver e amar. Que mal pode haver nisso?

Com amor, André

site: http://www.clubedofarol.com/2020/04/resenha-amores-de-outrora-antologia.html

Raiany Távora 13/02/2020

Lindíssimo e nacional
A antologia nacional traz 13 contos ambientados em várias épocas do passado. Com histórias diferentes e únicas, o livro conquista o autor do começo ao fim.

Ainda que eu tenha participado da coletânea como autora, não nego que fiquei ansiosa para ler na íntegra cada universo criado pelos outros escritores. O -Amor na rua do Ouvidor- me cativou logo pelo nome. Sou carioca e apaixonada por cada cantinho histórico da cidade.

O meu conto -Filhos de ninguém- se passa no período de imigração italiana. Miguel, o médico recém-chegado ao Brasil, e Lobo, um lutador clandestino, buscam juntos uma forma de conseguir a liberdade, mesmo tendo ideias diferentes sobre o futuro. Afinal, o que é ser livre? Eles precisam descobrir.

Instagram: raianytavora

Gabi | @ps_gabih 17/07/2019

Sigo tentando atualizar o rolê com minhas leituras e espero um dia conseguir kkk

Amores de Outrora foi a minha outra leitura de Maio.
Esse, além de ser um livro nacional, é um livro nacional de contos de época LGBTQ+. Como é uma coletânea de contos não tem como eu ficar falando a história de cada conto, então vou só citar alguns pra que possa entender como que funciona.

Teve conto se passando no período da guerra pela independência do BR, teve conto que se passou na época da ditadura, conto de cidadezinha de interior.. enfim, cada conto podendo abordando uma coisa diferente.

Seja casal de gays, lésbicas, poliamor, amor proibido.. olha, uma gama de enredos tão diferentes um do outro que eu já tava querendo pegar alguns personagens pra bater um papo kkkk

Mas uma coisa em comum nos contos é a luta dos personagens para poder amar quem quiserem amar. Eles só querem amar.
Eu não quero falar sobre contos específicos porq cada conto tem sua particularidade e eu gostei mto de cada um deles. .

Algumas histórias conseguiram passar a angustia dos personagens, outras me fizeram querer saber mais e pedir por uma continuação ou versão extendida

Eu tive momentos de angustia que parecia que eu conhecia os personagens kkk. Alguns finais me deixaram triste, outros emocionada.

Enfim, amei.

Estamos no mês do orgulho, então foi até providencial eu não ter postado sobre essa leitura antes. .

Amores de Outrora foi primeiro livro do universo LGBTQ+ que li, e fico mto feliz que tenha sido esse já que conheço 3 autores que têm conto nele. Então além de ler algo escrito por meus amigos fui inserida num universo que eu ainda não tinha explorado.
Fica aqui a minha dica de leitura LGBTQ+