Guia de pragas agrícolas para o manejo integrado no Estado do Amapá

Guia de pragas agrícolas para o manejo integrado no Estado do Amapá Alexandre Luis Jordão...




Resenhas - Guia de pragas agrícolas para o manejo integrado no Estado do Amapá


1 encontrados | exibindo 1 a 1


><'',º> 13/03/2019

"O Guia de Pragas Agrícolas para o Manejo Integrado no Estado do Amapá é uma apresentação dos principais insetos e ácaros de importância agrícola para o Estado.

A publicação, resultado dos estudos dos pesquisadores Alexandre Luís Jordão, do Iepa, e Ricardo Adaime da Silva, da Embrapa Amapá, traz também os primeiros registros de inimigos naturais em diversas espécies de plantas do Amapá. Depois de três anos de coletas e organização do material, os pesquisadores esperam que o Guia seja um instrumento auxiliar para embasar estudos futuros, principalmente para manejo integrado de pragas. No texto de apresentação, os autores lembram que o livro representa "o primeiro passo para o desenvolvimento da entomologia (estudo dos insetos) local".

Os levantamentos foram feitos nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá (incluindo a ilha do Curuá, no arquipélago do Bailique), Mazagão, Porto Grande e Santana, por concentrarem a produção agrícola do Estado. Os exemplares das espécies coletadas agora fazem parte da Coleção Científica Entomofauna do Amapá, pertencente ao Iepa. Nas páginas finais, há uma lista de outros trabalhos que podem contribuir para subsidiar novas pesquisas no Amapá. O livro está à venda no site da editora, www.holoseditora.com.br.

Nas 183 páginas da obra, Alexandre Luis Jordão, autor da maioria das fotografias que ilustram o livro, e Ricardo Adaime da Silva apresentam os relatos de 102 espécies de pragas, entre elas 94 que acometem 16 tipos de plantas frutíferas; 22 pragas encontradas em dez espécies de plantas hortícolas e 18 pragas em quatro espécies de plantas produtoras de grãos. Há ainda relatos de duas espécies de pragas em mandioca e três pragas em plantas medicinais e aromáticas. Nada menos que 12 pragas foram encontradas em plantas sujeitas ao extrativismo, a exemplo do açaizeiro.

Para cada uma das 102 espécies de pragas e 15 de inimigos naturais, estão indicados o nome popular, plantas hospedeiras, município no qual foi encontrada, características morfológicas, hábitos e danos. Os pesquisadores também sugerem um manejo e, quando a opção for o controle químico, indicam os ingredientes a serem aplicados. As descrições dos insetos e ácaros e as sugestões de controle foram baseadas na literatura e nas experiências acadêmicas. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Amapá."

Fonte: agrolink.com.br

site: www.agrolink.com.br/noticias/pesquisadores-lancam-guia-de-pragas-agricolas-no-amapa_47212.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR