Satélite 616

Satélite 616 J. V. Teixeira

Resenhas - Satélite 616

Ana Carolina 05/07/2021

História interessante, que prende o leitor.
Tipo de história que vc quer ler sem para para saber o que acontece.
Recomendo a leitura.

MateusCantele 28/07/2021

Satélite 616, de J.V Teixeira: Tokusatsu e Sci-fi Brasileiro
Abidemi, uma caçadora de recompensas, encontrou um tesouro que lhe renderá créditos espaciais por toda a sua vida. Entretanto, ela não é a única interessada nele. Fugindo da Patrulha Galáctica pelos confins da Zona Morta da galáxia, Abdemi precisará lutar (e muito) para manter sua passagem para um futuro tranquilo em sua posse. Custe o que custar.

Satélite 616 é um conto de ficção científica do autor J.V. Teixeira (@autorjvteixeira). 36 páginas de uma fuga acelerada pelos confins do universo. Nele acompanhamos a forte e pragmática Abidemi e seu companheiro sarcástico e existencialista, JetF0, vasculhando a Zona Morta da galáxia por tesouros ou qualquer coisa que ajude a comprar o próximo almoço. Em contrapartida, somos apresentados também à Patrulha Galáctica: heróis que lutam em nome da justiça. E do governo. Ambos os grupos têm um interesse em comum: o Satélite 616 e o que ele guarda.

J.V. Teixeira trabalha muito bem com a ficção científica: Vemos um universo coeso e tecnológico. Exoesqueletos de combate, blasters, naves espaciais, inteligências artificiais? Tudo para uma boa história Sci-fi. Além disso, há um uso criativo dessas tecnologias, principalmente nos combates, que são eletrizantes. Cada personagem possui seu próprio estilo de luta o que torna as cenas de ação inovadoras. Outro fator importante, é o uso de estratégias mentais por parte dos personagens. A inteligência pode ser uma arma tão mortal quanto uma armadura cibernética.

Mas há um ponto específico desse conto que chamou muito a minha atenção: A homenagem à cultura e entretenimento japonês: Os tokusatsus.

Tokusatsu é um termo utilizado para representar séries e filmes japoneses que fazem uso de efeitos especiais. Esse estilo ficou muito popular no Brasil na década de oitenta e noventa com as famosas séries de heróis japoneses: Kamen Rider, Jaspion, Changeman, entre outras. Mais tarde, o ocidente entraria na onda dos tokusatsus com Power Rangers, que se tornou uma febre entre as crianças, incluindo a minha pessoa. O tokusatsu marcou uma geração e tem nomes de peso até os dias atuais.

A Patrulha Galáctica e a própria Abdemi são uma grande homenagem a esse estilo de arte. O que é de encher os olhos. O autor traz esse estilo para o conto, tornando-o parte da narrativa com tanto esmero que eu adoraria ver essa história em um tokusatsu brasileiro. E isso não é um sonho distante, se pensarmos que nós brasileiros somos um dos países mais consumidores de tokusatsu no mundo. Adoraria ver a Patrulha Galáctica na TV. E isso é mérito do autor, que criou personagens carismáticos e que abraçam a temática do conto.

Por fim, vemos referências também a Megaman e Akira, outras obras japonesas que marcaram a história do entretenimento dentro e fora do Japão.

Para mais resenhas como essa, siga o @escritaehistoria no instagram!

Satélite 616 é um conto de leitura rápida e com ação intensa. Uma obra para jovens e adultos amantes da ficção científica, fantasia e cultura japonesa. Se você assistiu power rangers na sua infância, vai adorar esse conto. Diversão garantida!