Esse Duque é Meu

Esse Duque é Meu Eloisa James

Resenhas - Esse Duque é Meu

Mundoliterariodalu9 08/04/2024

Achei que ia favoritar
Eu amo essa autora mas esse livro não me prendeu muito, achei a protagonista bem irritante e tambem esse mocinho não me convenceu, sei lá o primeiro livro é meu favorito esse não foi tanto.

carvalho73 21/01/2024

Um final meio deprimente
Achei o início promissor, mas do meio pro final sinto que a autora escreveu meio na pressa, sem muita criatividade. Tudo foi muito conveniência: a desistência de Georgiana do título que ela sempre quis, o destino de Rupert e a aceitação da duquesa. Olivia, além de imprudente, não demonstrou muito respeito pela irmã, por isso não consegui me afeiçoar a ela.

ClarissaComim 20/01/2024

Maravilhoso!!
Linda história! A melhor da série até hoje! Recomendo muito! Química incrível do casal principal ????

Dudaci 13/01/2024

Concluo essa coleção bem triste... iniciei a coleção com uma expectativa bem grande, o primeiro livro me prendeu, o segundo decepcionou, já o terceiro e o quarto amei, mas o último (que é este), me cortou.
Talvez pelo livro ser inspirado em um conto não tão popular (A Princesa e a Ervilha) não tenha me prendido tanto. Por ter duas personagens principais, gêmeas, confundiu um pouco o desenvolver da história. Claro, teve partes interessantes, momentos quentes e de romance, o final até que surpreendeu, levando o fato do início ser bem chato, o que não faz você se prender no livro.
Enfim, foi uma experiência boa, de 5 livros 3 super me agradaram. Se tiver outros livros da coleção, irei ler com certeza. Ah e a escrita da autora é ótima, o que faz querer ler outros livros.
Duhmeurer 15/01/2024minha estante
Descanse em paz Duda! Sempre estará nos nossos corações, te amo cunha!

Duhmeurer 15/01/2024minha estante
Descanse em paz Duda! Sempre estará nos nossos corações, te amo cunha!

Thamy 16/08/2023

Legal até a metade
Achei bem bom até a metade mas depois foi tudo rápido demais. Não gosto de romance mal desenvolvido.

Fernanda631 31/07/2023

Esse Duque é Meu
Esse Duque é Meu (Contos de Fadas #5) foi escrito por Eloisa James.
Quinto volume da série. Esse livro é inspirado em A Princesa e a Ervilha.
Olivia e Georgiana Lytton são gêmeas, mas bastante diferentes entre si: enquanto Georgie seguiu às riscas a educação dos pais e é considerada uma perfeita dama, Olivia é espontânea demais e tem um peculiar gosto por trocadilhos considerados um tanto quanto vulgares. Por ter nascido primeiro e ser, portanto, a filha mais velha, foi prometida desde criança a casamento com o duque de Canterwick, união que não traz a ela nenhuma perspectiva de felicidade — exceto pelo dote que ela dará à Georgie, garantindo, assim, que sua irmã faça um bom casamento. Surge então a oportunidade de Georgie ser escolhida pelo duque de Sconce, cuja mãe está à procura da futura duquesa ideal. As duas irmãs partem para a propriedade, para que Georgie seja submetida à avaliação da duquesa viúva. Nenhuma delas contava, contudo, que Olivia e o duque de Sconce se apaixonariam um pelo outro.
Para se preparar para o posto de duquesa, a Srta. Olivia Mayfield Lytton teve que aprender um pouco de praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Portanto, estava pronta para jantar com um rei ou um tolo.
Estava prometida a Rupert, o herdeiro do ducado de Canterwick. Mas, em momentos de desespero, podia facilmente comparar seu noivado a uma maldição. Não ajudava em nada saber que a maior parte das pessoas em Londres, incluindo sua mae, a considerava uma das jovens mais afortunadas do mundo. A ascensão da filha na hierarquia social soava como um inacreditável golpe de sorte.
Georgiana, sua irmã gêmea, possuía muitas virtudes, mas os rapazes raramente a escolhiam para dançar e provavelmente ninguém chegaria a sugerir um casamento, não havia qualquer chance, pois ela não tinha dote. Afinal os Lytton haviam despendido toda a renda familiar na educação das filhas e, com isso, sobrou muito pouco para que Georgiana pudesse entrar no mercado matrimonial. Sacrificaram tudo por Olivia.
É a narrativa de Eloisa James que, principalmente, me faz gostar dessa série. Seu tom é tão divertido e irônico. Nesse caso, o humor é acentuado pelo gosto “vulgar” de Olivia, que adora trocadilhos e piadas de duplo sentido. Essa, aliás, foi uma das maneiras da autora trazer algo de A Princesa e a Ervilha, que na época de sua publicação — segundo a nota da autora ao final do livro — foi considerada uma história controversa pelas possíveis interpretações do significado da “ervilha” que estaria incomodando a princesa em seu colchão.
Em termos de releitura, aliás, diria que esse é um dos livros da série Contos de Fada em que a associação com o conto original mais parece distante. Nesse caso, além dessa questão do humor de Olivia ser uma ligação com A Princesa e a Ervilha, a outra conexão se dá pelo fato da mãe do duque de Sconce estar em busca da candidata ideal para casar com seu filho. Tirando esses fatores, Esse Duque É Meu segue narrativa e caminhos próprios.
Outro fator que também sempre me agrada nos livros de Eloisa James é como ela trabalha as histórias pautadas em questões de sororidade e empoderamento feminino. Aqui, fiquei curiosa em ver como ela faria isso, considerando que temos duas irmãs interessadas no mesmo homem. Felizmente, o enredo não é conduzido por nenhum clima de competição entre elas, assim como há também a exposição do fato injusto de que Georgiana seria uma excelente pesquisadora, porém não tem o direito de estudar as ciências única e exclusivamente por ser mulher.
Apesar disso, outros aspectos da história me incomodaram conforme foram aparecendo, apesar de Eloisa James ter também apresentado contrapontos a eles. O primeiro é que toda a apresentação inicial do duque de Canterwick é feita para gerar humor, mostrando-o como um homem dotado de pouca inteligência. Contudo, esse mesmo personagem foi alguém que, na hora do nascimento, sofreu complicações que afetaram a oxigenação em seu cérebro. Sendo assim, é um personagem com deficiência mental, e me pareceu de mau gosto zombar dele por isso. O contraponto é que Olivia, ao longo da leitura, passa a encarar o personagem de maneira carinhosa e demonstra que não é certo tratá-lo como incapaz.
Nesse livro, Eloisa trabalha a questão de moldarem a mulher com o objetivo dela ser a esposa perfeita. No caso de Olivia, toda sua vida foi uma duquesificação, desde seu modo de agir até às restrições dos seus hábitos alimentares.
Enquanto Olivia chama atenção por ser uma moça um tanto sem filtro (vantagem lhe dada por conta do seu tal noivado), Georgiana é uma moça introvertida, mas bastante inteligente e que sonha em avançar em seus estudos. Confesso que fiquei com vontade de ler um livro focado nela.
O outro aspecto refere-se à própria Olívia e à contraposição feita entre ela e Georgie. A protagonista é descrita como gorda e sente-se mal por isso, uma vez que a silhueta de Georgie, magérrima, é dada como a ideal para uma duquesa. O problema não está nesse paralelo, já que seria interessante explorar a injustiça de alguém se sentir mal com seu próprio corpo pelo estabelecimento de padrões e é positivo que a protagonista seja a não-padrão. O que me incomodou foi a forma “rechonchuda” de Olivia ser considerada como um dos meios de fazer dela alguém vulgar, além de o fato de o duque de Sconce achá-la bonita ter a ver com a ideia de “os homens na verdade gostam de mulheres assim”.
Tanto Georgie quanto Olivia deveriam ser apresentadas como mulheres bonitas, cada uma a seu jeito e independentemente de seus corpos, e o parâmetro da beleza não deveria ser a preferência masculina — o corpo de nenhuma mulher está a serviço dos homens. Como mencionei, a autora coloca contrapontos a essas questões, e ela de fato insere uma ou outra fala que combatem essa ideia

Joice80 29/06/2023

Que lindooooo!!!!
Meu combo quase perfeito vive nesse livro, ele reforça o pq de amar tanto romances desse gênero. Um livro que so não é perfeito pelo um fato ocorrido no final, achei meio desnecessário, mas depois voltei com minha empolgação e continuei na vibe. Casal fofo, engraçado, diálogos inspirados, escrita no ponto, um deleite pra quem ama romances de época!!!!

juliana1643 09/05/2023

Apesar da capa promissora que me impediu de ficar lendo o livro na faculdade ?,
eu me impressionei de me apegar tanto a essa história, eu fiquei em um estado que eu precisava continuar a ler esse livro, PRECISAVA! A história é completamente envolvente, porque rapidamente você se envolve no romance proibido dos protagonistas, naquele ?não posso tê-lo, porque minha irmã está apaixonada por ele, alem disso, ja estou noiva? entretanto por mais que os pensamentos circundem a cabeça de olivia, ela o quer. E foi assim que eu fiquei completamente viciada nesse livro.

mikaella26 18/04/2023

A Princesa e as Ervilhas? Pode esquecer.
Esse livro é surpreendentemente incrível.

No início, usei Esse Duque é Meu apenas como um "salva ressaca", para quando eu lesse algo mais denso e a preguiça de ler algo mais aparecesse.

Mas, incrivelmente, o livro me conquistou. Amo o romance, a irmandade e até a ciência. O livro me fez gostar de Matemática e jogos de palavras pelo menos uma vez.

Apenas os acontecimentos do fim do livro me deixaram triste, mas é logo superado pelo final incrível.

Se você gosta de ? muitas ? cenas hots, mocinha sarcástica e mocinho completamente apaixonado logo nas primeiras páginas, esse livro é pra você!

Suzana148 26/03/2023

Esse duque é meu
Eu amei o casal, me apaixonei pela georgiana ela foi super compreensiva, pensei que rolaria uma baita briga entre elas por conta do duque, mas a relação delas é linda. E fiquei muito querendo um livro solo da Georgi.

Gabi 26/03/2023

Essa série é perfeita. Cada uma das histórias é melhor que a outra. Amor envolvente em cada página. Simplesmente perfeito

@procura_se_umlivro 12/03/2023

Meu segundo contato com a escrita da autora, gostei muito, foi triste eu estar passando por uma ressaca perversa e não poder aproveitar melhor a leitura.

Leticia538 14/01/2023

minha opinião:
O livro se passa aproximadamente na década de 80/90, até mais ou menos a pagina 200 ele é ótimo. Depois disso parece que o livro se perde e começa a acontecer umas coisas nd a ver

Maravilhoso mundo das letras 09/01/2023

Parece que não comecei a série com o pé direito. Não me conectei com os personagens e a série sem dúvidas ficou comprometida para mim, mas vou continuar pelo fato dos outros livros já estarem em perspectiva.