Esse Duque é Meu

Resenhas - Esse Duque é Meu

Fernanda 04/02/2021

Esse duque é meu
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/02/resenha-esse-duque-e-meu-eloisa-james.html

Camila 30/01/2022

Sem arrependimentos
Depois de ler o 4° livro da série, minha empolgação foi embora e, já não queria ler este 5° livro. Mas, que bom que peguei para lê-lo. A história é muito interessante, do começo ao fim.
Olivia tem um coração enorme e uma língua afiada. Quin é maravilhoso, preocupado e prestativo.
O desenvolvimento dos personagens é bem nítido, assim como o relacionamento que constroem.
Foi um belo final para a série.

Dani 05/09/2022

A princesa e a ervilha
De todos da série esse foi o que menos gostei, não consegui gostar tanto do casal. Acho que autora pecou muito na dose de comparações tanto entre a irmã como na ex mulher do Duque...
Karen 12/09/2022minha estante
Pra mim esse livro demorou uma eternidade, até hj não terminei pq era super enrolado e nunca chegava no fim
Uma pena pq os outros da série são um amorzinho

Dani 12/09/2022minha estante
Simm, eu quase que abandonei haha mas gostei tanto dos outros não queria deixar de canto.
O desenvolvimento deles como casal acho que não funcionou, não eram carismáticos, sei lá. Me incomodou demais as comparações

Karen 13/09/2022minha estante
Exatamente isso, eu não consegui ver eles se apaixonando nesse livro, e as cenas sensual não agradaram.
Ah eu ainda não li A torre do amor dessa coleção, vc gostou desse? Eu acabei pulando pq não gostei da sinopse na época mas agora to querendo ler ?? .

Dani 13/09/2022minha estante
A torre do amor é o único que falta dessa série rsrs
Quero ler mais pra frente!

Aione 13/03/2020

Esse Duque É Meu é o último volume da série Contos de Fada de Eloisa James, publicada no Brasil pela editora Arqueiro. Originalmente, esse é o terceiro livro da série, a qual se propõe a trazer releituras de contos de fada clássicos através de romances de época. Aqui, a autora trouxe uma recontagem do conto A Princesa e a Ervilha.

Olivia e Georgiana Lytton são gêmeas, mas bastante diferentes entre si: enquanto Georgie seguiu às riscas a educação dos pais e é considerada uma perfeita dama, Olivia é espontânea demais e tem um peculiar gosto por trocadilhos considerados um tanto quanto vulgares. Por ter nascido primeiro e ser, portanto, a filha mais velha, foi prometida desde criança a casamento com o duque de Canterwick, união que não traz a ela nenhuma perspectiva de felicidade — exceto pelo dote que ela dará à Georgie, garantindo, assim, que sua irmã faça um bom casamento. Surge então a oportunidade de Georgie ser escolhida pelo duque de Sconce, cuja mãe está à procura da futura duquesa ideal. As duas irmãs partem para a propriedade, para que Georgie seja submetida à avaliação da duquesa viúva. Nenhuma delas contava, contudo, que Olivia e o duque de Sconce se apaixonariam um pelo outro.

É a narrativa de Eloisa James que, principalmente, me faz gostar dessa série. Seu tom é tão divertido e irônico que é impossível para mim não fazer uma leitura recheada de sorrisos e risadas pelo humor que desponta a cada página. Nesse caso, o humor é acentuado pelo gosto “vulgar” de Olivia, que adora trocadilhos e piadas de duplo sentido. Essa, aliás, foi uma das maneiras da autora trazer algo de A Princesa e a Ervilha, que na época de sua publicação — segundo a nota da autora ao final do livro — foi considerada uma história controversa pelas possíveis interpretações do significado da “ervilha” que estaria incomodando a princesa em seu colchão. Em termos de releitura, aliás, diria que esse é um dos livros da série Contos de Fada em que a associação com o conto original mais parece distante — em A Torre do Amor, também tive essa impressão. Nesse caso, além dessa questão do humor de Olivia ser uma ligação com A Princesa e a Ervilha, a outra conexão se dá pelo fato da mãe do duque de Sconce estar em busca da candidata ideal para casar com seu filho. Tirando esses fatores, Esse Duque É Meu segue narrativa e caminhos próprios.

Outro fator que também sempre me agrada nos livros de Eloisa James é como ela trabalha as histórias pautadas em questões de sororidade e empoderamento feminino. Aqui, fiquei curiosa em ver como ela faria isso, considerando que temos duas irmãs interessadas no mesmo homem. Felizmente, o enredo não é conduzido por nenhum clima de competição entre elas, assim como há também a exposição do fato injusto de que Georgiana seria uma excelente pesquisadora, porém não tem o direito de estudar as ciências única e exclusivamente por ser mulher.

Apesar disso, outros aspectos da história me incomodaram conforme foram aparecendo, apesar de Eloisa James ter também apresentado contrapontos a eles. O primeiro é que toda a apresentação inicial do duque de Canterwick é feita para gerar humor, mostrando-o como um homem dotado de pouca inteligência. Contudo, esse mesmo personagem foi alguém que, na hora do nascimento, sofreu complicações que afetaram a oxigenação em seu cérebro. Sendo assim, é um personagem com deficiência mental, e me pareceu de mau gosto zombar dele por isso. O contraponto é que Olivia, ao longo da leitura, passa a encarar o personagem de maneira carinhosa e demonstra que não é certo tratá-lo como incapaz. O outro aspecto refere-se à própria Olívia e à contraposição feita entre ela e Georgie. A protagonista é descrita como gorda e sente-se mal por isso, uma vez que a silhueta de Georgie, magérrima, é dada como a ideal para uma duquesa. O problema não está nesse paralelo, já que seria interessante explorar a injustiça de alguém se sentir mal com seu próprio corpo pelo estabelecimento de padrões e é positivo que a protagonista seja a não-padrão. O que me incomodou foi a forma “rechonchuda” de Olivia ser considerada como um dos meios de fazer dela alguém vulgar, além de o fato de o duque de Sconce achá-la bonita ter a ver com a ideia de “os homens na verdade gostam de mulheres assim”. Tanto Georgie quanto Olivia deveriam ser apresentadas como mulheres bonitas, cada uma a seu jeito e independentemente de seus corpos, e o parâmetro da beleza não deveria ser a preferência masculina — o corpo de nenhuma mulher está a serviço dos homens. Como mencionei, a autora coloca contrapontos a essas questões, e ela de fato insere uma ou outra fala que combatem essa ideia, mas não senti que foram suficientes, ao longo da história, para não passar tais incômodos.

Mesmo que eu tenha ficado incomodada com a maneira de como esses pontos foram trabalhados, a leitura de Esse Duque É Meu, em termos de narrativa e desenvolvimento de enredo, entrou para meu top 3 livros da série, ficando atrás apenas de Quando A Bela Domou a Fera e Um Beijo À Meia-Noite. Foi um livro gostoso e divertido de se ler, cujos aspectos positivos se sobressaíram. Vale dizer que, como alguém apaixonada pelo poder das palavras, adorei o fato da protagonista e do duque de Canterwick também serem interessados por elas. A passagem em que Olivia explica para o duque de Sconce, muito prático e objetivo, a importância e o alcance da linguagem poética foi uma das minhas favoritas de todo o livro.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/03/13/resenha-esse-duque-e-meu-eloisa-james/

Debbye 13/11/2020

Esse Duque É Meu

?Amo você mais do que qualquer outra coisa no mundo, mais do que minha vida. Se o amor é perigoso, então não quero viver em segurança.?

Jenn 16/07/2021

Quem não gostou não leu direito e só minha opinião importa
Esse livro tras tantaaaaas coisas legais. Primeiro que trás uma personagem gorda. E é a protagonista. Isso é EXTREMAMENTE necessário. E a autora não tenta emagrecer ela durante a história. Nunca vi isso acontecer e achei demais.
Também temos aqui um mocinho de época que não é babaca . Tem uma ou outra fala desnecessária e isso me fez tirar meia estrela. Mas não é o libertino/grosseiro/gostoso padrão de romance de época. Ufa!
Trata também de doença mental. Representada por Rupert e achei super sensível a abordagem da autora com o tema.
A história é leve e engraçada. Como um bom romance de época deve ser. Eu mesmo leio romance de época pra rir e pra ser leve então não senti falta de abordagens mais pesadas dos temas abordados.
Indico muito essa autora e os outros livros da série.

Amanda 11/01/2021

Esse duque tem jeito de favorito...
E então eu terminei a primeira coleção do ano de 2021 e minha autora escolhida foi a Eloísa James. A coleção ?Contos de Fadas? teve altos e baixos pra mim, o primeiro foi maravilhoso, o segundo foi muito bom e os dois últimos foram bons/razoáveis, mas este aqui, com certeza entrou na categoria maravilhoso!
Baseado no conto ?A princesa e a ervilha? temos uma mocinha destinada a ser o mais próximo possível de uma princesa: uma duquesa. Mas temos um problema, o seu duque é na verdade um rapaz bem mais jovem e com aspectos infantis (pela descrição, entendo que poderia ser autista). Rupert não é uma má pessoa, mas devido a uma promessa feita entre seu pai, o duque e o Sr. Lyntton, fez Olivia perder as esperanças de um casamento feliz e por amor. Assim, ela se esforça para não ser tudo o que sua irmã gêmea (por meros 7 min) é naturalmente: perfeita!
Olivia é voluptuosa, adora um jogo de palavras e é bem inteligente. Enquanto Georgiana é magra, extremamente educada e muito inteligente. E todo esse processo de ?duquesificação? que as meninas passaram pode vir a ser muito útil agora, pois Georgie está sendo considerada para se tornar noiva do estudioso duque de Sconce. Enquanto seu noivo está na guerra na França, Olivia vai junto a Georgie atender a um convite da duquesa viúva que estará fazendo uma seletiva (bem difícil por sinal ahahahah) das melhores candidatas ao cargo de futura condessa.
Do outro lado, temos o mocinho, o próprio duque, Tarquil ou como gosta de ser chamado, Quil. Ele sofreu uma perda bem trágica há 5 anos e agora está disposto a se casar novamente, para isso ele pede uma ajuda a sua mãe para escolher a noiva perfeita. Estudioso da matemática, Quil é surpreendido quando uma deusa bate na porta de madrugada pedindo ajuda depois de um acidente e ele a beija em um impulso. Tudo então vira confusão, ela é comprometida e ele deve se comprometer com a irmã dessa mulher que tanto chamou sua atenção. A vivacidade de Olivia é tão forte, que traz luz e vigor ao taciturno duque e a cada dia é mais difícil ter que se imaginar com alguém diferente dela. Serão eles capazes de ficarem juntos?!
Eu amei esse livro, definitivamente muito melhor que os dois anteriores. Consegui sentir muita empatia pelas meninas e me apaixonei pelo duque que não entende sentimentos hahahah. Rupert, Lucy, Georgie e a própria duquesa são personagens a parte, eles são divertidíssimos e me garantiram algumas risadas e angústias no meio do caminho. Inclusive achei o final bem louco, podia ter sido de outra forma. Mas enfim, eu amei esse livro e finalmente cheguei ao final da primeira coleção de 2021. Que venham muitas mais =D

Annelyse.Diamante 08/09/2020

É... Somente os 3 primeiros livros que salvam nessa série. Esse é legal, mas não me prendeu tanto assim, uma pena!!! Os diálogos são bons, história até bem animada, mas a dissertação é muito longa, poderia ser mais resumida e prender mais a atenção. A série em sim é boa! Vale a pena a leitura.

Karla Regina 24/09/2021

Achei super fraco
Até gostei do casal mas houve momentos em que eu não conseguia ver uma história conectada. Terminei de ler pq só abandono a leitura em casos extremos? mas foi uma leitura que não funcionou pra mim? não vou continuar essa série.

Alessandra Beatriz 08/08/2020

Excelente
Livro da Sessão da Tarde. Muita ação, aventura e romance. Olívia é divertida e espirituosa. Quin é objetivo e calculista. Mas essa combinação tem tudo pra dar certo.

Yasmin | @pernambookanas 25/01/2021

Olivia Lytton está noiva do duque de Canterwick. Mas, ela não ama seu noivo. Quando ela conhece Quin, o duque de Sconce, ela percebe que sua vida vai mudar drasticamente. Porém, ele é o prometido da sua irmã. O que Olivia vai fazer com seus sentimentos que estão aflorando?

A princípio, eu estranhei muito o plot por se tratar de um triângulo amoroso entre irmãs. Não vou mentir, isso me incomodou quando li a sinopse. Contudo, com o decorrer da leitura, a história deixa claro que não é apenas isso.

Sobre os personagens: eu amei muito o Quin. Ele é daquele mocinho bem estilo cadelinha da mocinha, que faz a gente se apaixonar ao ler o livro. Se ele cometeu algum erro, foi tentando acertar. Eu vou passar pano sim! Eu também gostei muito da Olivia. Ela é uma mocinha fora do padrão em todos os sentidos, ela fala o que pensa, não estar nem ai para convenções sociais. Como não amá-la?

A princípio não gostei muito da Georgiana. Mas, com o decorrer da leitura, ela vai mostrando o que ela realmente quer. Isso é muito bom, porque faz com que a gente tenha empatia por ela. Uma personagem que não gostei foi a mãe do Quinn.

Esse Duque é Meu é um ótimo livro. Só não conseguiu superar o inabalável, quando a bela domou a fera. Mesmo assim, cumpre o que fala. Um romance de época gostosinho para ler. Recomendo!

Vanessa 23/03/2020minha estante
Err... Ok, mas tá barato na Amazon, então meu espírito consumista tá querendo comprar ??. Ele tem alguma conexão com os outros livros da série?

Ju 24/03/2020minha estante
Pode comprar, não é continuação, é sem ligação.

Vanessa 24/03/2020minha estante
Opa, obrigada moça! Depois que eu ler volto aqui!

Ana Paula FZ1 02/04/2020

Definitivamente esse foi meu favorito....
Eu amei, muito o primeiro livro ( Quando a Bela Domou a Fera ) dessa série, mas esse, foi uma delicia de leitura. Ri, me emocionei, torci e paixonei, legal, no casal.

O bom humor da Olivia é tão cativante que da vontade de ser a melhor amiga dela, mesmo que ela seja um tanto sem noção às vezes. Sua irmã Georgina é um tanto quanto irritante as vezes, mas é a irmã perfeita para Olivia. Quin é tão encantador que não tem como a gente não se apaixonar por ele. A delicadeza que ele fala de Alfie, a forma como pretende tratar sua futura noiva, sua boa educação, ahhhh me encantei com tudo. !!!

Deixei a resenha completa no Blog, mas se posso dar uma dica, essa série é genial. Uma delicia de leitura pra dias estressantes como os que estamos vivendo ;)

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Gabi 26/03/2023

Essa série é perfeita. Cada uma das histórias é melhor que a outra. Amor envolvente em cada página. Simplesmente perfeito

silvanagalafassi.dalssaso 04/04/2020

Recomendo.
Gostei muito de ver uma protagonista fora dos padrões de beleza da época e com uma inteligência e humor incríveis. Recomendo.