As peças que me (de)formaram

As peças que me (de)formaram A. N. R. Mota

Resenhas - As peças que me (de)formaram

Livia.Tezuka 29/04/2020

uma pequena surpresa
As Peças Que Me (De)formaram é o primeiro livro da autora A. N. R. Mota, uma coletânea de poemas que abordam diversos temas e fases da vida.
A escritora consegue fazer o leitor sentir na pele cada emoção passada em cada linha de seus poemas. Sem duvida, é uma coletânea que vale a pena ler numa noite sem sono ou em um dia sossegado. Para quem gosta de livros de poemas como outros meios de usar a boca e a princesa salva a si mesma é um prato cheio.

Andréia Gonzales 27/06/2022

As pecas que me (de)formaram contem diversos poemas bem fortes e bem colocados de diversas fazes da vida que me fizeram pensar bastante e rever meus conceitos. Vale super a pena ler.

Gabrieli Gudniak 16/03/2019

Amadurecimento.

Com todos os poemas sendo em verso livre, o livro segue um movimento (tendência, etc, é algo relativamente novo) que vêm se espalhando pela internet, que divide opiniões, entre aqueles que acham que é baixa literatura, e os que veem como não só algo válido, mas uma forma de desafiar o véu sacro e intocável que recaiu sobre a poesia. Eu estou com os últimos.

Sem mais delongas, os escritos da autora são retratos intimistas, que conseguem não apenas conquistar a empatia do leitor, mas também dialogar com as experiência de vida de quem está lendo. O que, por sua vez, pode ser tanto uma benção, como uma maldição, afinal, os temas são comuns, mesmo quando exalam sentimentos.

Os poemas em si apresentam altos e baixos, contando uma história, o amadurecimento do eu-lírico sendo um dos pontos mais notáveis e que mais me agradou. Existe um reflexo de infância/relacionamentos, com um círculo vicioso fácil de ser notado e que também gostei bastante de ver quebrado. Entretanto, além dos altos e baixos que já mencionei, os poemas não se sustentariam por si só, ou ao menos não teriam tanto impacto fora da obra, parece faltar certa experiência à autora (que eu dou todo apoio para que ela consiga) e técnica (levando em conta que estar fora da técnica ainda é uma técnica).

Eu posso estar viajando nesse quesito, mas consegui ver algumas influências de outros escritores. Posso estar errada, mas ainda acredito que a autora precisa encontrar sua marca.

O final da segunda parte soa como um clímax, enquanto a terceira, como o fechamento de uma história. Talvez pelo amadurecimento do eu-lírico, ou da própria autora, esses dois momentos são o ponto alto do livro.

As Peças Que Me (De)formaram está disponível também no kindle unlimited, uma leitura rápida e prazerosa que eu recomendo não só para aqueles que assinam o serviço.
Alana N. 29/03/2019minha estante
Olá,Gabrieli;
Muito obrigada pela sua opinião sincera e por ter lido. (Não sou muito boa com agradecimentos, nem com o que falar para as pessoas. Mas, sinceramente, gostei muito da sua avaliação.)
Beijos

Daniele 17/03/2019

Poemas sempre terão um espaço reservado no meu coração e com as peças que me (de)formaram esse sentimento somente se intensificou. A autora se desnuda sobre temas como abusos, relacionamentos amorosos, amizades e a maneira como lidamos com nós mesmos, como nos enxergamos em frente ao espelho.

Eu particularmente me identifiquei com a obra a ponto de derramar algumas (muitas) lágrimas, e a leitura me manteve cativa até que a última palavra fosse lida.

Notas à autora: Não existem palavras suficientes para descrever o que estou sentindo. Obrigada por se desnudar em cada frase e mostrar que não estamos sozinhos. Partilhamos da mesma dor.
Alana N. 17/03/2019minha estante
Tem um olhos nas minhas lágrimas. (Tenho quase certeza disso)
Sem palavras para agradecer. Vem cá e me abraça.

Viviany | @lendocomavivi 10/05/2019

Emocionante
?RESENHA?
??????????
As peças que me (DE) FORMARAM
A. N. R. MOTA (@alana.nrm )
5 ?????????? ?
?????????? "Talvez nunca te mostre em palavras o que carrego no peito, Mas sei que, de alguma forma, você consegue ler mesmo assim. " ?????????? ??????????
Olá Leitores! Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por poesias, o quanto sou fã de Rupi Kaur, Amanda Lovelace, entre outros grandes nomes da poesia feminina.
Hoje descobri um grande nome da literatura brasileira, uma grande poetisa da nossa literatura. ? ???????????????????
Alana nos trouxe poesias carregadas de verdades, de sentimentos, e de vida. Um abraço na alma das muitas mulheres que enfrentaram e enfrentam algum tipo de desconstrução, de autoconhecimento, de reconhecimento. Um abraço na alma de quem já teve medo de se mostrar, de quem tem medo de mostrar suas essências. Alana, estamos juntas! ??????????
?????????? "Você me conquistou com a sua realidade Com a sua alma E com o fato de que você me lembrou que eu poderia ter tudo isso também. " ?????????? ??????????
Hoje foi um dia que eu realmente estava precisando dessas palavras, dessa força, amanhã mais ainda. Quero deixar esse post aberto, a todas as mulheres, aos homens, a todos que passaram ou passam por fases de se reconhecer de suas muitas formas. Que passaram ou passam por reconstruções, estamos todos juntos. É possível, e estaremos sempre buscando uma alma saudável e em paz.

Um beijo no coração ? ??????????
"Você me quebrou de diversas maneiras, Mas eu aprendi a me montar de todas elas.
Alana N. 19/07/2019minha estante
Oi, Viviany.
(Meu Deus! ? a terceira vez que tento responder sua resenha, mas o texto fica bugado por aqui. Dessa vez vou deixar, mas juro pelo universo que não estou escrevendo nada errado!)
Agradeço imensamente por suas palavras e seu carinho. Não tenho como expressar o quanto me senti feliz com sua avaliação.
Um beijo na ponta do nariz,
Alana.

Jessica Lima 10/05/2019

Delicadeza sem fim!
A autora me convidou para dar uma olhada no livro dela. Me interessei bastante e dei uma chance e nossa! As primeiras poesias já me deixaram em lágrimas por me identificar tanto com o que ela passou no ambiente familiar. Todas as poesias são delicadas e bem escrita, temos váriados temas como família, amizade, relacionamentos amorosos e etc. Vale muito dar uma olhada.
Ah! Se você ficar interessado o link para o livro na amazon é esse aqui:

Para quem tem assinatura no Kindle Unlimited você consegue ler através dele.
Alana N. 19/07/2019minha estante
Oi, Jessica.
Vou escrever sem acentuar, porque acho que é isso que esta bugando os comentarios aqui no Skoob. Entao...
? uma droga quando o ambiente familiar mais nos fragmenta do que nos constroi, mas se tem uma coisa em que acredito é na força que existe em todos nós. Entao vamos apenas recolher nossos cacos e transforma-los no lindo mosaico que podemos ser.
Nós não estamos sozinhos.
Um beijo na ponta do nariz,
Alana.