Vírus

Vírus Robin Cook

Resenhas - Vírus

ldiasrs 29/08/2022

Intrigante nas com final bem mais ou menos
O livro é bom, teve um desenvolvimento bem bom no início enrolou um pouco no meio e acabou rápido e inesperado

Patrick.Pereira 23/07/2021

Melhor do que eu esperava
Peguei o livro despretensioso a cabei que gostei com ressalva, não sei se foi esse título ou esse gênero que tá me "cansando", mas acho que 7/10 tá justo.

Nina 04/05/2021

O que achei sobre
Foi o primeiro livro que li do autor. Achei espetacular, tem um vocabulário fácil, tem uma história cheia de acontecimentos e sem muitas delongas. Isso tudo deixou o livro super empolgante e difícil de desviar o olhar.

Marcia 06/04/2020

Thriller Médico
Sou fã incondicional do autor e a exemplo dos demais livros dele , temos uma trama que se passa em hospitais e nesse trata-se de um vírus mortal . Gostei e recomendo ..

Jeff.Rodrigues 24/02/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
A imensa maioria das obras dos anos iniciais da carreira de Robin Cook se debruçaram sobre uma fórmula única, sem muitas inovações em sua base de construção. Mesmo trabalhando com variadas temáticas dentro das possibilidades de produzir thrillers com situações médicas, o autor não fugiu muito de um padrão sequencial para contar suas histórias. Ocasionalmente vejo alguns leitores apontarem isso como um problema, contudo, gosto sempre de deixar um pouquinho meu gosto pessoal de lado e buscar compreender a época em que as obras são publicadas para entender se, por acaso, a repetição ou o acomodamento não possa ter se dado por conveniência do período e não somente por falta de talento.

Dito isso, Vírus, apesar de seguir à risca essa tal fórmula, surge como a primeira obra aclamada pela crítica após o sucesso de Coma. E não é pra pouco, afinal, o livro se constrói em cima de ação com ingredientes interessantes de investigação. O suspense aqui gira em torno de quem é o responsável por disseminar os vírus mortais na população norte-americana. O “quem” acaba sendo mais importante que o “por que” e é isso que vai impulsionar o desenvolvimento da história. Infelizmente, para os leitores mais atentos e já acostumados não só com o autor, mas também com thrillers em si, matar a charada e identificar o vilão é algo fácil.

Como boa parte da obra de Robin Cook, Vírus é um livro que causa inquietação quando imaginamos que muitas de suas invenções podem facilmente serem postas em prática na vida real. É o típico suspense para passar boas horas de leitura e para ser devorado rapidamente. Uma qualidade que super aprecio no trabalho do autor. O que causa certo incômodo é a excessiva repetição de alguns procedimentos médicos durante os surtos de doença, e a mais que excessiva ingenuidade da nossa protagonista Dra. Marissa. Apesar de ser uma personagem que vai crescer e protagonizar obras futuras, ela tem um começo de carreira literária que irrita bastante.

Publicado em fins da década de 1980, Vírus reflete bem algo que percebemos em muitas outras obras do período: a falta de preocupação em amarrar todos os fios e garantir que todas as explicações e motivos façam sentido lógico. É uma característica que não me incomoda nem um pouco a partir do momento em que a história me envolve e eu mergulho na tentativa de descobrir seu desfecho. Isso aconteceu com Vírus, fazendo deste, um dos melhores livros da fase inicial da carreira de Robin Cook.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/01/10/resenha-virus-robin-cook/

Moa 19/04/2018

Legalzinho
É o primeiro livro que leio de Robin Cook. Já fazia algum tempo que tinha interesse de ler as obras desse autor e consegui encontrar vários livros dele na biblioteca municipal da cidade. Escolhi esse porque a capa diz "o melhor romance desde Coma", que seria a grande obra desse autor.

Mas vamos lá. Fiquei um pouco decepcionado com a leitura. Acho que o estilo do Robin Cook é similar ao do Sidney Sheldon, embora ache que o Sheldon seja melhor. O autor não se aprofunda nem um pouco no passado e nas motivações dos personagens e a obra, embora seja relativamente bem escrita, é rasa. Há um enfoque em teorias da conspiração e perseguições ao longo do livro, com um desenvolvimento anti-climático (o autor sempre pula os momentos que seriam mais interessantes) e um final pouco interessante. É aquele típico folhetim, aqueles livros que se vendem em aeroportos e bancas de jornais, livros de leitura fácil e rápida. Li o livro em 4 dias sem fazer qualquer esforço, mesmo assim não considerei uma completa perda de tempo. O livro é divertidinho. Valeu a experiência de conhecer o autor.

Mesmo assim não sei se tenho interesse em ler mais obras dele, não me parece que tenha muito a oferecer. Todos os livros dele costumam trazer do ambiente médico, já que ele mesmo atua nessa área, mas vi que ele tem um livro chamado "Abduzidos" sobre uma civilização alienígena, talvez eu me aventure no futuro lendo algo assim, mas definitivamente não tenho mais interesse de ler livros dele que tratem de questões médicas, como disse, achei a obra dele rasa demais.

Diogo 18/09/2016

Mais do mesmo
Já havia lido coma e cego antes de ler vírus e é impressionante a cara de pau do autor em se repetir: A mesma heroína, bela e jovem, desejada por todos, iniciante em sua área de atuação, porem com um brilhante poder de dedução e inteligencia, percebe coisas que ninguém percebe ou se importa. É a única capaz de enxergar o óbvio, como se fosse algo extraordinário. Temos também os mesmos tipos de vilões, alguns disfarçados, que só se revelam no fim, mas por já ter lido o autor, o leitor é capaz de identifica-los imediatamente, sem saber se o autor está menosprezando sua inteligência. Temos também, novamente, o mesmo tipo de chefe autoritário que atrapalha a persistente mocinha ao ponto de arruinar sua carreira. Tudo exatamente igual os outros livros. Nesse último, só faltou questionarem a capacidade de nossa heroína por ser mulher, como nos outros dois.

KADU-BASS 25/07/2015

Bom Livro
Um dos melhores livros do robin , vale a pena .

Claudia Cordeiro 25/07/2015

Nota 3,5. Leitura fluida e prendendo a atenção, um "típico" Robin Cook.
Mostra como ele evoluiu como autor em seu mais recente livro, Benefícios na Morte.
Bruno 21/08/2015minha estante
Nunca li nada dele. Tenho um monte na minha lista, parece ser muito interessante!

Leonardo787 15/02/2014

Mesma fórmula
É um livro legal, mas segue uma mesma fórmula já usada em outros livros seus.

Só Sobre Livros 24/05/2013

O thriller médico de Robin Cook
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/o-thriller-medico-de-robin-cook-renata.html

Marina 03/11/2011

Se horror médico fosse uma classificação literária, Vírus a receberia, e Robin Cook seria consagrado o melhor escritor do tema. A história se inicia em um clínica em Los Angeles onde várias pessoas começam a morrer, a causa é um vírus até então desconhecido, que é extremamente contagioso e mortal. O que inicio-se naquela clínica acaba se espalhando rapidamente por todos os Estados Unidos. Então a Doutora Marissa Blumental do Centro de Controle de Doenças de Atlanta, inicia um processo de investigação para tentar encontrar o mais rápido possível uma cura para a doença que até agora estava restrita aos consultórios médicos, seu maior medo era que ela se espalhasse pelas ruas. Marissa surpreende-se ao descobrir que muitos pessoas que ela conhece e que trabalham no ramo médico não querem que a cura seja descoberta, e para isso, a doutora terá que enfrentar sozinhas todos os perigos e segredos que a clínica, o Centro em que ela trabalha, e os seus superiores escondem.
A trama é emocionante, curiosa e cheia de segredos.

Andrea 14/01/2010

Cook é sempre uma boa pedida pra quem gosta de thriller médicos. O tema, envolvendo Ebola, manipulação de vírus, guerra biológica, me interessa. A história é boa, mas por ter demorado demais a lê-la, perdi um pouco da graça. Acho que teria gostado bem mais se tivesse lido de uma vez ou em duas, três, no máximo.

Ah, um ponto negativo são os capítulos separados por data. Sou só eu ou vocês também se perdem nela e voltam no capítulo anterior pra saber quanto tempo passou? ;-)