Delírio do Poder

Delírio do Poder Marcia Tiburi

Resenhas -

Matheuzices 17/03/2024

O início do livro, Marcia diz que vai escrever para que pessoas leigas e mais simples entendam o livro, mas durante o livro toda a linguagem só se intensifica e fica mais e mais complexo de entendê-lo. Recomendo pelo conteúdo, mas se você não tiver tanta experiência com leitura, não acho viável.

eurenato 01/01/2024

Medo e delírio
O delírio tem tomado conta das discussões e a realidade está sufocada pela desinformação.
O delírio é também medo de não existir. Ser notado pelo esforço de ser absurdo numa sociedade da imagem é um amparo para quem é constituído de irrelevante valor social. É preciso extirpá-lo da vida política, ou não restará nada.

tabatatucat 03/04/2023

Esperava muito mais do livro. Não retiro sua importância, mas não trouxe nada de novo para mim do viés político. Esperava ter mais teoria sendo discutida no livro.

Kiki 06/09/2021

Importante e urgente
Livro excelente.
Márcia Tiburi nos faz refletir sobre diversos pontos importantes para o Brasil e o futuro de nossa frágil democracia.
As vezes da uma angustia, em outras uma esperança, mas fica a certeza da importância de não desistir da luta pelo resgate de nossa verdadeira liberdade e da luta da não demonização da política; pois sem política perdemos a chance de ter uma sociedade mais justa.
É urgente e necessário resgatar das mãos dos donos do poder a verdadeira politica para que possamos pensar em um futuro como nação e sociedade.
"O ódio à política é bom para os poderosos, temos que ter consciência disso"
#ForaBolsonaro
Ana Sá 06/09/2021minha estante
Foraaa!!!!!!

May 11/09/2021minha estante
A Marcia Tiburi é incrível, né?! ?
#ForaBolsonaro

Livrismo_ | Por Natacha Agata 19/10/2020

Bom, mas tenho ressalvas :)
Um livro que convida o leitor a realizar reflexo?es sobre o cena?rio poli?tico nacional, as relac?o?es de poder e as mazelas das pessoas socialmente vulnera?veis. Marcia Tiburi traz perspectivas diferentes sobre temas socialmente relevantes, e o leitor e? levado quase que a uma viagem, na qual as concluso?es que a autora chega na?o necessariamente sera?o as mesmas que o leitor chegara?, e talvez essa seja a grande beleza de seu trabalho.?
Esse e? o tipo de obra que te arranca da sua zona de conforto; Marcia na?o tem medo de dizer o que precisa ser dito e dessa forma ela consegue nos fazer pensar sobre os assuntos abordados de maneira bastante u?nica. O u?nico ponto negativo que eu percebi e? o fato de algumas observac?o?es serem baseadas na psicana?lise (abordagem com a qua eu na?o me identifico e tenho profundas cri?ticas). Vale deixar claro que isso e? algo extremamente pessoal, ou seja, o que me desagradou pode ser um grande ponto forte pra outro leitor (um psicanalista, por exemplo). ?
Gostei muito da obra e acho uma excelente oportunidade de pensar sobre poli?tica, sobre o mundo e as relac?o?es que nele se estabelecem.

Para mais conteúdos como este, me siga no meu Instagram literário @livrismo_ ?

Ingrid Bays 05/05/2020

Essencial
Tiburi desperta sensações que vão do desespero à esperança. Se quando da publicação do livro a situação já era cruel, frente a pandemia que enfrentamos é ainda mais gritante. Infelizmente, se confirma que ?a destruição do ser humano é, mais uma vez, sua própria obra? (p. 159)

eagorarenato 13/04/2020

Delírio como categoria de análise da realidade. A filosofia é um recurso para compreender cenários, requer atenção e percepção para articular tais análises. O delírio aparece aqui como reflexo de uma dificuldade das operações mentais com a linguagem. A alienação, a ignorância e a violência surgem como sintomas de uma necessidade de afastamento numa realidade que se torna insuportável devido às condições de vida. Em 2018 vivíamos o mais explícito complexo de Cassandra, aquela que fora amaldiçoada com o dom de ver no futuro trágico mas com o revés de ninguém acreditar no que ela dizia. O resultado das eleições por exemplo, os inúmeros "eu avisei".
Na sociedade brasileira criou-se o tabu da política e o totem do "combate à corrupção". É preciso despolitizar-se, afastar-se do mal para não se tornar corrompido e corrupto. Essa estratégia faz com que a perpetuação do poder se mantenha nas mãos do homem branco, já que aqueles postulados como inimigos advém oportunamente das minorias de gênero, raça e classe.
A solução para como lidar com o delírio ainda fica nublada, mas é urgente que apareça logo.