A Árvore Generosa

A Árvore Generosa Shel Silverstein

Resenhas - A Árvore Generosa

marcelaataide 14/04/2024

despretensiosamente tocante.
esse livrinho curto, fofo e tocante é o meu livro infantil preferido e, por isso, sempre que posso estou lendo e relendo.

?a árvore generosa" é essência e profundamente adulto. originalmente publicado em 1964 por shel silverstein, retrata de forma simples e comovente a história de uma árvore e sua amizade com um menino. todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. o menino ama a árvore e ela o ama também. mas à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa? e a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para fazê-lo feliz, vai abrindo mão de sua própria vida para vê-lo conseguir o que deseja.

além de trazer uma mensagem de consciência ecológica e a ideia de que se deve ter respeito pela natureza, a narrativa mostra a generosidade da árvore pelo menino, que doa tudo de si mesma e demonstra afeto sem esperar nada em troca ? ela faz de tudo para agradá-lo, ainda que isto signifique sua própria destruição.

embora de forma sutil e graciosa ? infantil, mesmo ? há um significado bastante importante por trás de uma história que, de primeira, não se dá nada por ela.

sempre me faz lacrimejar ?

ratão 20/03/2024

Generosidade
Li hoje na escola, no clube do livro, uma leitura coletiva. Eu ja tinha lido ele sozinhaz mas ler em CONJUNTO mudou muito a experiência. Esse livro gerou tantas interpretações, as duas principais foram
1- Relacionamento abusivo (a mais óbvia)
2- Relações familiares.
Relacionamento abusivo pois justamente o livro aborda muito essa questão de se doar demais, passar do limite da generosidade, ser "egoísta" consigo mesmo, colocando a vontade dos outros acima da sua.
E relações familiares pois tivemos muito a visão do cuidado fraternal/materno (alguém que cuide, te preserve, independente de ser papai ou mamãe, enfim.) Aquilo do responsável se doar pra felicidade de X pessoa, do filho, se doou tanto que acabou "perdendo" a utilidade, levando suas maçãs, galhos, tronco... tudo isso para o crescimento do filho, sua felicidade. Até que no final o filho meio que "retribui" o cuidado, a dedicação que foi dada ao longo do tempo pelo responsável, quando o mesmo ja não consegue mais fazer suas coisas (seja por velhice, cansaço, doença...) Aquela coisa de só perceber os esforços familiares que foi depositado em você muito após. Aquela coisa de "Ok, agora eu que vou ser o pai/mãe da história" Aquela responsabilidade de CUIDADO caindo sobre você.
Esse livro me emocionou, muito.
Um bom livro...

Luu00 15/03/2024

Perfeitooooo
Esse livro é perfeito!!! dá pra ensinar e trabalhar a generosidade com elas, através dessa leitura! incrível, amei amei.

Brenda Leticia 08/03/2024

Como pode
Como pode um livro de 40 páginas mexer tanto com a gente?
é como levar um soco na cara. é como criticar atitudes que talvez você mesmo teria.
não sei explicar, mas é muito bom

Mai Brito 19/02/2024

Nostalgia e dor
O primeiro contato que tive com esse livro eu ainda estava no fundamental, quando a professora de português leu em voz alta para nossa sala, lembro até hoje do sentimento de tristeza que fiquei com o final, e do quanto essa história me tocou...
Esses tempos vi no tiktok sobre e relembrei, tive que reler... que gostoso o sentimento se nostalgia, poder reviver o que senti no primeiro momento.

Ferlochini 18/02/2024

Comprei para as crianças, é lindo, tem uma mensagem emocionante. Finalizei a leitura chorando, me senti um pouco como a árvore para os meus filhos.

nandinha19 08/02/2024

Fofo, porém esperava mais pq tinha uma alta expectativa sobre esse livro... mas é fofinho, curtinho e aconchegante

adrwca 27/01/2024

Esse livro traz uma boa reflexão sobre quem és tu numa amizade. Se tu é o que se doa mais ou se é aquele que só aparece quando convém para pedir ajudar nos momentos ruins, nunca compartilhando as coisas boas

Mayra.ElloA 26/01/2024

Lindo, poético e rápido. Se eu fosse resumo esse livro seria assim, a história é tocante e extremamente rápida de se ler. Ideal para crianças.

itslarashouse 20/01/2024

Vi opiniões bem diferentes sobre a mensagem que o livro passa e isso me deixou bem confusa sobre o que achar

suzanag 16/01/2024

É tipo de livro que te faz pensar: "por que não tenho uma árvore assim na minha vida?" Essa árvore é tipo a melhor amiga que você pode ter, dando tudo que tem pro carinha sem nenhum retorno. Mas, calma, não é só sobre caridade botânica, é sobre amizade, generosidade e um pouquinho de egoísmo humano. Se você não terminar esse livro com um sorriso e um abraço imaginário na sua árvore mais próxima, você leu errado. Um conto que te deixa com um olho marejado e uma vontade de abraçar a natureza ? ou pelo menos plantar uma sementinha de gratidão no coração."

Lourena2 14/01/2024

Generosidade
A árvore generosa é uma livro sobre amizade, generosidade (como já diz o titulo) e sobretudo amadurecimento, a árvore no livro dá sua amizade ao menino sem esperar nada em troca e o menino sempre se distancia dela quando recebe algo da mesma. Para se refletir se estamos sendo mais árvore ou menino na vida das pessoas que amamos.

Mariiiss 09/01/2024

O título do livro fala por si só, a árvore além de ser generosa também mostra o valor da amizade!
Até quando ela achava que já não tinha mais nada a oferecer, ofereceu o pouco que tinha e ficou feliz!

Dheinni 05/01/2024

Li essa história para o meu irmão, gostei bastante o triste é que crianças pequenas não entendem a moral dessas histórias