Presentes Perigosos

Presentes Perigosos Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Presentes Perigosos

Lennon.Lima 27/05/2019

Turma das letras, o que sai esse mês da Cartola Cultural é uma antologia de contos organizada pela editora Constelação em parceria com a Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST), “Presentes Perigosos”.

O volume reúne 23 contos de crimes ocorridos na noite de Natal. Essa proposta me atraiu porque adoro ver o “lado B” de datas e eventos tradicionais e há muito queria pegar um livro que me desse uma amostragem do que a literatura nacional contemporânea vem produzindo.

Será que o resultado foi bom?
Presentes Perigosos: avaliação
Ao contrário do que venho fazendo nas minhas últimas resenhas esta aqui contará apenas com o que achei de positivo. Isso significa que achei a antologia perfeita? Não, mas ocorre que é natural, creio, em um livro que reúne várias estórias o leitor achar alguns contos mais marcantes do que outros, que dialoguem melhor com as suas preferências e se eu for analisar um por um, o post ficará enorme. E apenas dá um resumo de cada conto não vejo sentido. Nesse caso acho que é mais interessante olhar a antologia de forma global, como um todo: a maioria dos contos chamou a minha atenção ou não? No que concerne a parte editorial, de produção, a publicação é bem feita?

Em relação a esses dois pontos, para a minha felicidade, e para a sua, ao menos aparece mais uma opção de leitura para avaliar, a resposta é afirmativa.
Começando pelos contos.
Veja a resenha completa no link.

site: https://cartolacultural.wordpress.com/2019/05/26/resenha-presentes-perigosos/

Valéria Machado 10/07/2019

Terror a cada pagina virada.
Com diversos autores nacionais o livro está cheio de contos de suspense, terror e horror.
A editora constelação junto a Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST), organizou 23 contos, que acontecem no período natalino, mostrando o lado negativo da data em que todos estão se abraçando e sendo solícitos.
Minha visão sobre o todo, não é muito diferente de outras pessoas, tem contos chocantes e marcantes, já tem outros que confesso parei na metade e não voltei a ler, são muitos autores, diferentes escritas, alguns contos não vi muito sentido e histórias confusas.
Mas achei a idéia fantástica, e adoro romance policial, apesar de ter achado fraco valeu a pena a leitura, sempre é bom ler antologias e conhecer novos autores do nosso grande Brasil.
Diagramação muito bem feita, a constelação arrasa muito com os livros.
Recomendo!

Pipoca Nerd 09/10/2019

Resenha da Antologia Presentes Perigosos da Editora Constelação
Olá pipoqueirooos, turubom com vocês? Para quem não sabe como ler essa entrada com meu jeitinho, tem que ficar de olho nos stories do @pipocanerdleitura. Eu super apareci por lá, bancando a blogueirinha.

Mas voltando ao que interessa, tem resenha nova no ar.

Vamos falar dessa Antologia natalina da Editora Constelação, reunindo mais de 20 autores incríveis e alguns conhecidos da gente aqui.

Antologias são novidades pra mim, pois não é um gênero que tenho costume de ler. Mas como sempre adorei pequenos contos, me joguei nesse e não me arrependi.

O livro reúne contos de diversos autores como a Fabi Prieto (autora convidada do Evento Tá Marcado, no RJ), Rodrigo Fonseca (autor massa que já resenhamos duas vezes aqui e aqui), Vanessa Nunes que eu amo e outros nomes que eu não conhecia mas agora já fico caçando novidades por ai.

Obviamente os contos se passam em época natalina, tendo como base uns contos de terror e vários plot twists.

Os contos tem em média 4 páginas, bem fáceis de ler e rapidinhos. Tem como base o terror e situações ocorridas na noite de Natal. Tem um conto que um personagem vira o jantar, no outro a personagem vira uma boneca escrava, bem nesse nível.

O que achei incrível é que os contos começam leves, discretos.. Quando você percebe, ele virou tua cabeça e tu nem sabe de onde veio.

Eu amei o conto da Fabi, por exemplo, o Caso 350. Nesse conto um detetive é contratado para descobrir um caso de traição bem na véspera de Natal. Ele parte pra uma pousada num local afastado e começa a desconfiar que as coisas estão estranhas. Ele não encontra a pessoa que tem que investigar e parece que o caso vai ficar sem solução.

Como só parece, não posso contar o que acontece sem soltar um mega spoiler, né?

O que posso dizer é que esses autores me surpreenderam demais, um tema que aparentemente nem combina, quem iria pensar em terror no Natal? Eu sempre pensei na comida e nos presentes. haha

Indico a leitura e recomendo os contos que mais gostei: Feliz Natal, Deepweb, E o que você fez?, A última caixa e Caso 350.

O livro está disponível no site da editora e vale super a pena. Depois me contem o que acharam e nos vemos em breve.

Até!

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-da-antologia-presentes-perigosos-da-editora-constelacao/