Mariah 26/05/2021
sobre o recorte da escadinha do capital digital por meio do > gratuito
É engraçado como isso resume tudo sobre a propaganda de coisas de graça que dominou a nova era do youtube, anúncios de coisas gratuitas são facilmente vistos como o que são se você entra na cabeça dos manipuladores e entende o processo desde a parte inicial até o fim propriamente dito. Mas todo esse caminho longo, confesso que achava ser mais simples, óbvio, direto e manipulador, sendo que só é passivo, repetitivo, uma cópia da cópia, burro para burros mas gentil.
Digo, não burros burros, mas gente que acha que tem o próprio conceito de "se dar bem" de ambos os lados, de um lado e de outro, como um acordo não responsabilizado, sem nada que conscientize o que é acordado, algo diferente do marketing de dados digitais, diferente do capitalismo de vigilância, algo mais pessoal e feito pelo burguês médio para um público indeterminado mas por eles muito especificado. Alguém! Diferente de um grupo invisível e misterioso porém dominante de fato e não pseudodominante, diferente do "supremo comando da.. capitalização da vigilância digital**. Referências a parte, ao contrário disso, é um marketing trabalhado pra não se ter trabalho, prototipado para uma vida fácil para ambos os lados, algo que não assusta, confortável, e burro, um burro carismático engenhoso que se acha dominante da mente, enquanto no caminho disso foi dominado pelo seu semelhante, um mestre pro mestre, em um processo repetitivo por fim.