Melhores Poemas de Fernando Pessoa

Resenhas - Melhores Poemas de Fernando Pessoa

Lara.Bia 24/09/2023

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

Gi Gotardo 04/03/2023

Não curto muito livros de poemas, mas nesse tem alguns bem legais. Em contrapartida, tem outros muito longos em que quando chegava na metade, já não lembrava do começo.

Matheus 22/02/2013

Há coisas que já são perfeita do jeito que são: se tirar ou por algo fica estranho. Creio ser assim os livros de Fernando Pessoa. São tão perfeitos que qualquer antologia que não siga o disposição exata dos livros originais corre o risco de ser "estranha"

Esta antologia seleciona poemas de livros como Cancioneiro, Mensagem e O Guardador de Rebanhos - do heterônimo Alberto Caeiro -, alem de alguns poemas dos heterônimos Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Sem sombra de dúvida Fernando Pessoa é um poeta maior. Mas essa antologia é muito pouca para mostrar sua grandeza. A parte do Cancioneiro ficou rala. A de Mensagem também. E parece que há algo errado em ler O Guardador de Rebanhos com capítulos faltando. Além do mais, acho que ainda não aprendi a apreciar devidamente Álvaro de Campos e essa antologia exagera um pouco na quantidades de poemas desse heterônimo.

Portanto, ler essa antologia. Se você nunca leu Pessoa e começar por esse livro provavelmente não desistira de um poeta brilhante, e caso já o tenha lido ficará decepcionado com a seleção dos poemas. Vale muito mais a pena ler na integra os livros como Mensagem, Cancioneiro e O Guardador de Rebanhos em vez de ciscar poemas desses livros em antologias.

Josi 10/11/2023

O poeta é um fingidor
Apesar da leitura ter fluido bem, ainda não em senti preparada para absorver o conteúdo desse livro. Espero reler novamente em breve.

Roberta 27/05/2017

Adorei conhecer Pessoa.

site: http://robertafr2.tumblr.com/post/161144751847/fernando-pessoa-cole%C3%A7%C3%A3o-melhores-poemas

afonso 18/01/2018

O Eu Profundo e os Outros Eus
Organizada pela professora Teresa Rita Lopes, esta antologia apresenta os diferentes eus de Fernando Pessoa. O leitor encontrará nesta edição os poemas mais célebres de Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, seus principais heterônimos, além de ótimos textos da professora, que ajudam a situar o leitor nas questões relativas ao período histórico, à geração do Orpheu e ao estilo poético pessoano.

portgasfav 21/06/2023

Muito lindinho!! os poemas são muito bons e fáceis de ler, li bem rapidinho, e a escrita do autor é muito boa, adorei