Escrever na Universidade 1

Escrever na Universidade 1 Carlos Alberto Faraco

Resenhas -

glaucia.paloma 05/01/2022

Escrever na universidade - reflexão e ação
O livro traz, de forma leve e super agradável, reflexões sobre leitura e escrita com atividades para que se coloque em prática o que se aprende. Divida em 4 unidades, a obra apresenta um convite à comunidade acadêmica para pensar sobre as distinções entre fala e escrita, sobre a autoria, sobre leitor presumido, sobre ler e escrever, gêneros textuais e a escrita na universidade. É um passeio sobre os caleidoscópios textuais, acompanhado de leituras de fixação e de fruição. Penso que todos os acadêmicos devem ler, para aprender, reaprender e compartilhar um conhecimento tão essencial à vida universitária.

Thárin 28/12/2022

Livro fundamental para estudantes de graduação ou qualquer pessoa que deseje melhorar sua produção escrita no contexto acadêmico.

Renata.Tavares 05/02/2022

Iniciante
Para quem quer começar a escrever, esse livro ajuda a praticar bastante, pois trás textos e sugestões para você escrever. Pondo em prática as dicas do autor.

Dani 12/03/2023

Ótima leitura acadêmica
Te apresenta os conceitos básicos de escrita acadêmica e ofertando textos e atividades para colocar em prática! Eu gostei muito, também por cursar letras :)

elobookss 28/11/2023

Aqui não tem só ficção não é mesmo?
Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco são os autores do livro ?Fundamentos: Como Escrever na Universidade?, o primeiro de uma coleção com 5 outras obras enriquecedoras. Os escritores têm algumas graduações, ambos são licenciados em Letras, Francisco é doutor em Linguística, enquanto Carlos tem doutorado e pós-doutorado na mesma área. A obra se baseia em um manual do que se é intitulado, a escrita universitária que para iniciantes pode ser um pouco complexo.
O livro é constituído por 4 unidades (4 capítulos), em que cada um contém uma temática relacionada à escrita e leitura a serem aprendidos. Isso através de textos para ler, sejam eles acadêmicos ou não, analisar e responder alguns questionamentos ou até compartilhá-los com outros colegas. Além disso, os capítulos propõem algumas produções textuais, um ou dois por etapa.
De início tive o pensamento que seria muito formal e complicado, porém com o passar das páginas, tive uma surpresa com a facilidade de entendimento e a forma de lidar com cada situação sintática. É recomendável para estudantes que estão iniciando na universidade, os calouros que chegaram da escola com aquela antiga compreensão de escrita e trabalhos escolares e terão que transformar para acadêmicos. Uma leitura leve, atividades divertidas e práticas para compreensão e execução, um livro que merece ser recomendado para muitos alunos pelo Brasil que estão precisando dessa ajuda extra na escrita.