Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

Clio0 23/01/2021

Se você assistiu o filme de Scorcese primeiro, então vá com calma. O livro é uma obra posterior e não é tão intensa, não conseguindo reproduzir o clima claustrofóbico.

Os personagens são ligeiramente mais dimensionais e algumas polêmicas foram deixadas de lado, como a relação pedófila entre o maníaco Max e a inocente Danielle. Certa coisas não envelheceram bem e pode ser doloroso ter que ler os diálogos datados dos personagens.

É difícil falar sobre a escrita em si, pois há momentos confusos com os tempos verbais. Como por exemplo, parágrafos começando no presente e terminando no imperfeito. Não sei realmente se estou criticando o autor, o tradutor ou o revisor. Por via das dúvidas, vou me abster de comentar o estilo.

O ponto alto fica pra excelente publicação da DarkSide que sempre realiza uma produção visual bem além de tudo mais que é publicado em terras tupiniquins.
Clea.Wanderley 25/06/2023minha estante
Oi Clio, o livro é bem anterior ao filme de Scorcese. Foi publicado em 1957 (o filme de Scorcese é de 1991). E houve uma adaptação cinematográfica anterior também, em 1962, protagonizada por Robert Mitchel e Gregory Peck (com o título de Círculo do Medo). Vi os filmes, gostei mais do primeiro, mas ambos são excelentes. Ainda vou ler o livro.

Clio0 28/06/2023minha estante
Não sabia. Obrigada por me informar.

MichelleSN 08/04/2024minha estante
Eu achei o livro mais perturbador, a sinopse da darkside (que inclusive está aqui também é a do filme e não a do livro).

Lais544 01/07/2021

Max Cady, meu filho??
Comecei a ler esse livro cheia de expectativas por conta dos filmes. Entretanto, quebrei a cara quando cheguei no desenvolvimento em si. Deixando os filmes de lado, achei um livro ok, interessante no ponto de suscitar essa discussão sobre um personagem psicopata (termo ainda incomum na época de lançamento) e o conflito entre o Sam e o Cady. O plot é bom, mas, não sei, lendo tive a impressão de estar faltando algo. Um tempero, um sabor. Os personagens mais desenvolvidos, sem sombra de dúvidas, foram a Carol e o Sam. O mesmo não se pode aplicar ao Cady. Isso foi algo que me estranhou demais. Senti falta do enfrentamento entre o advogado e o perseguidor. Tratando-se de uma ficção, eu esperava muito isso, e ainda mais uma investigada melhor no passado do Cady e a vivência na prisão, no que aquilo o impactou, fora a questão familiar. O ponto alto do livro pra mim foi o encontro nas docas. Tirando esse momento, alguns capítulos se tornaram até maçantes, não consegui ter uma leitura fluida. Apesar disso, o livro constrói bem a tensão da perseguição, do medo constante, do sentimento de desamparo que a família sofre. Sem chances ler essa obra sem sentir raiva e incredulidade. Ao mesmo tempo que a lei nos protege, ela fomenta brechas para o pior acontecer. Como leitor, a gente se revolta; vemos o caso da Marilyn, do Jamie, do carro, e não existem provas. Sabemos quem foi o algoz, mas não temos a arma do crime, não há nada legalmente a se fazer. Sentimos o que a família Bowden sente, e é algo tenebroso.
E é bem ridículo comparar a adaptação com a obra original, mas não posso me dar ao luxo de não cometer esse crime. Pra mim, o que mais consagrou a obra foi o filme de Scorsese, definitivamente! Ainda que o livro tenha um ótimo plot, a execução da adaptação de 92 foi a melhor possível. Houve o embate entre Cady e TODOS na família, conseguimos conhecer melhor Cady e sentir mais asco ainda, a caracterização então nem se fala. Li o livro imaginando um maquiavélico, cabeludo e tatuado Robert de Niro traçando seus planos. Não vou me extender mais sobre o filme, mas valeu a pena.
Enfim, um livro ótimo, porém, tinha potencial para ser melhor ainda.
Gustavo Rafhael 15/01/2022minha estante
Mulher, qual foi o plot? Achei tão linear.

Bruna | @bmartinssss 27/09/2020

Gostei mt do livro e to louca pra ver o filme. Recomendo mt essa leitura.
Martony.Demes 28/02/2024minha estante
E ai assistiu ao filme? Qual preferiu? EU, o filme!

Haryadne.Moreto 02/08/2020

Filme melhor que livro
Não tive a oportunidade de ver o filme, mas neste caso está parecendo que o filme será melhor que o livro. Um história boa para um filme rápido de vingança. No livro ficou arrastado, chato e previsível. Candy ficou preso por 12 anos. Quando ganha a liberdade, quer se vingar de Sam por ter sido testemunha que o levou à prisão. Se tivesse um monte de acontecimentos tudo bem, mas não tem!!! 200 páginas chatas, sem novidades. A única coisa que a edição é linda e bem feita!!
Tatiana.Cordon 29/10/2020minha estante
Exatamente isso... Nossa só vou terminar ele pq é pequeno pq olha AFFF tedioso demais

Leonildo.Pfleger 21/04/2024

Suspense psicológico
Suspense psicológico que explora os limites humanos diante de ameaças que podem abalar a sanidade ou colocar em risco aqueles a quem amamos. Sam se vê contra a parede, com seus filhos ameaçados de morte, por um homem que não tem medo de nada e nada a perder. Sam acaba ficando na beira do precipício que limita mocinhos e bandidos. Até que ponto é possível resistir, confiar na tal lei e em um Estado que talvez possa te proteger? Ou seria melhor cruzar a fronteira, deixar pra trás tudo que te construiu como adulto e buscar a proteção com as próprias mãos?

Isabel.Souza 16/07/2019

saiu esse ano pela editora DarkSide Books e como objeto é uma obra maravilhosa, é o livro que inspirou o clássico “Cape Fear” de 91 dirigido pelo Scorsese, com o sensacional Robert De Niro representando o vilão Max Cady. O projeto gráfico do livro conversa muito com o filme, o que é muito interessante, visto que, você vai precisar conhecer as duas obras para entender o que significa cada elemento que compõe o objeto. Eu não tinha assistido ao filme ainda, mas isso ajudou muito na experiência final com o livro. O enredo do livro conta a história do advogado Sam Bowden que foi testemunha em um julgamento de estupro contra Max Cady a catorze anos atrás. Cady foi condenado, mas logo que é solto não pensa duas vezes e vai buscar sua vingança. A narrativa se sustenta no medo que Max Cady alimenta em Sam e sua família através de ameaças e perseguição. Sam tenta de todas as formas legais se desvencilhar deste problema, mas a situação vai ficando cada vez mais tensa no decorrer do livro até que chega ao seu desfecho. Quando eu li a sinopse do livro dizia que era violento e visceral, era o tipo de leitura que eu estava procurando no momento, mas a decepção veio justamente porque ele não é violento e visceral. O livro não é ruim, comparado ao filme ele é muito bom, mas a grande sacada do autor é manter o leitor na expectativa de que algo aconteça, essa angustia que a família Bowden sofre durante o livro transpassa as páginas e você fica apreensivo esperando o momento que o Cady vai agir, neste sentido o livro é realmente muito bom, cumpre o seu objetivo. Logo que terminei o livro fui assistir ao filme e, me desculpem os fãs de Scorsese, mas é muito ruim como adaptação. As mudanças feitas no enredo foram muito infelizes, não funcionaram, colocar o Sam como um personagem desonesto no filme foge toda a proposta que o livro sustenta, os conflitos morais que o personagem tem e como isso dificulta as suas ações, sem contar que é fator determinante no desenvolvimento do enredo. Além de vários outros elementos que foram modificados e falharam miseravelmente. A única coisa que salvou o filme é a atuação do De Niro. Quando terminei de assistir ao filme o livro melhorou 100% no meu ponto de vista, por isso que deixo a indicação aqui, pra quem quiser se aventurar em um livro que é gostoso de ler e divertido.

VinAcius49 20/07/2019

@pro_leitor
Sam Bowden é casado com Carol e pai de três crianças, Nancy, Jamie e Bucky. Advogado bem-sucedido, serviu ao exército dos EUA na 2ª Guerra Mundial, e foi principal testemunha de um caso de estupro cometido por Max Cady a uma criança de 14 anos de idade. Cady foi condenado a prisão perpétua, mas foi libertado após alguns anos enclausurado. Nesse período, Cady alimentou sentimentos de ódio e fúria, prometendo se vingar e aniquilar toda a família Bowden, custe o que custar.

Opinião completa no IG literário @pro_leitor.

Ricardo.Nespoli 08/08/2019

Impossível parar de ler
Li o livro todo em uma noite. Simplesmente não havia motivos para parar. A história te prende e te angustia do início ao fim. Tem um estilo leve e fácil de ler (apesar de alguns comentários bastante retrógrados que você releva pela data). PS: se você procura algo parecido com o filme do Scorcese , nem precisa ler, do filme herdamos basicamente a premissa e o nome dos personagens

Rittes 08/08/2019

Suspense em alto grau
Sensacional a construção do suspense feita por MacDonald, realmente um mestre nesse estilo. O livro flui numa prosa quase sem gorduras e o grau de suspense só aumenta, mesmo que o psicopata Max Cady pouco apareça ou fale. Talvez, por isso mesmo, seja um livro que não envelheceu. Altamente recomendado.

Nathália Carriel 19/08/2019

Fraco...
Não atendeu às expectativas

Thaís Vilas Bôas 06/09/2019

Livro Maravilhoso!
CABO DO MEDO (5/5)

A vida de Sam estava sob controle. Tinha um ótimo casamento e era um bom pai. Seu trabalho também ia bem. Tudo tranquilo até Candy ser libertado da prisão... E ele queria vingança!

Este é um tipo de livro mais lento (história mais real, sem aquelas reviravoltas típicas de thriller). Mostra mais o sentimento dos personagens, fazendo com que nos envolvamos mais com eles. A leitura nos dá uma certa tensão, fazendo-nos sentir o terror psicológico que Candy quer causar a Sam e a sua família.

Destaque para a esposa de Sam - Carol. Que personagem forte!

@dboascomcafeelivros

Erika 28/09/2019

Cabo do medo
Sam vive uma vida bem tranquila junto com sua esposa e seus 3 filhos. Os dias estão perfeitos demais. Até que Max Cady, um cara que ele acusou de estupro e passou 13 anos na cadeia é liberto e representa uma clara ameaça à Familia de Sam.
A premissa do livro é legal. Mas eu esperava bem mais terror psicológico. O autor divaga sobre assuntos bem rasos. Coisas típicas de quem tem filhos adolescentes, convivência familiar.
Max Cady fica em segundo plano. E ele é um personagem curioso. Deveria ter sido melhor explorado. Não achei tão eletrizante assim. Mas valeu a leitura .

Rafa 27/11/2019

Cabo do Medo
Cabo do medo é um thriller que mesmo após 50 anos do seu lançamento, consegue mostrar o seu peso no cenário literário mundial, possuindo uma história de vingança e justiça entre os personagens principais.

O protagonista principal é um advogado bem sucedido e respeitado em sua cidade, vive junto com sua mulher e filhos. Por conta de um incidente no passado, faz ter toda sua vida revirada por um sujeito com sede de vingança.

Max Cady ficou preso por catorze anos, esse período fez nutrir um ódio mortal por Sam Bowden, responsável pela sua condenação. Tudo começa piorar quando Cady liberdade, com sangue nos olhos, parte para o tudo o nada com o seu acusador.

John D. MacDonald apresenta uma escrita envolvente, construindo todo um ar de mistério em cada capítulo, utilizando do jogo psicológico entre gato e rato, entre os personagens principais e secundários.

Essa edição dispensa comentários, ou melhor, devemos comentar! DarkSide é padrão de altíssimo nível em suas edições já publicadas, com “Cabo do Medo” não poderia ser diferente.

Sam precisa correr contra o tempo, proteger sua família é o primordial, mesmo recorrendo em pedir ajuda para outros criminosos e dar um fim em seu antigo desafeto.

O leitor mergulha de vez em toda trama, praticamente tornando-se um membro da família Bowden, acompanhando os passos de Max pela justa vingança.

Uma obra que desperta inúmeras sensações aos leitores, impossível largar e não ler tudo de uma vez só. Indispensável para um final de semana.

site: https://www.nerdtrip.com.br/criticas/11/critica-cabo-do-medo-darkside-books/

Otávio 30/11/2019

Bem previsível
Achei a história bem monótona e previsível, a ação demora muito pra acontecer e, quando acontece, você fica com aquela sensação: "Então tá, né!?" Levando em consideração que o livro foi escrito na década de 50, dei 3 estrelas, se tivesse sido escrito recentemente, mereceria 1/2 estrela.

- J 05/02/2020

Um clássico sobre o que um "cidadão de bem" é capaz de fazer
Após anos de seu testemunho contra Max Cady, Samuel Bowden vê tudo voltar à tona com o súbito aparecimento de Cady em sua cidade, com a promessa implícita de ajudá-lo a entender o "quadro completo".

"Agora você está uma esposa e três crianças à minha frente".

Embora com um enredo relativamente comum a estórias de suspense, é um brilhante livro sobre o que realmente diferencia uma pessoa "boa" e correta de alguém sem escrúpulos. Além disso, o modo como Sam e sua esposa lidam com a situação frente aos seus filhos é extremamente inusitada e positiva. Isso sem falar na personalidade forte de Carol Bowden, a esposa do personagem principal, um tanto incomum a livros de tão anterior época.

Misturadas às incríveis reflexões sobre a natureza humana, o clima de suspense que o livro e o autor criam dá à estória um interesse a mais em que até o leitor fica um pouco paranoico.

Fica, entretando, a ressalva: não é um livro repleto de adrenalina. Inclusive o final pode deixar um pouco a desejar, pois o intuito mesmo é demonstrar os limites da ação e dos princípios humanos. Os limites daquilo que achamos que somos capazes.