Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

Clio0 23/01/2021

Se você assistiu o filme de Scorcese primeiro, então vá com calma. O livro é uma obra posterior e não é tão intensa, não conseguindo reproduzir o clima claustrofóbico.

Os personagens são ligeiramente mais dimensionais e algumas polêmicas foram deixadas de lado, como a relação pedófila entre o maníaco Max e a inocente Danielle. Certa coisas não envelheceram bem e pode ser doloroso ter que ler os diálogos datados dos personagens.

É difícil falar sobre a escrita em si, pois há momentos confusos com os tempos verbais. Como por exemplo, parágrafos começando no presente e terminando no imperfeito. Não sei realmente se estou criticando o autor, o tradutor ou o revisor. Por via das dúvidas, vou me abster de comentar o estilo.

O ponto alto fica pra excelente publicação da DarkSide que sempre realiza uma produção visual bem além de tudo mais que é publicado em terras tupiniquins.
Clea.Wanderley 25/06/2023minha estante
Oi Clio, o livro é bem anterior ao filme de Scorcese. Foi publicado em 1957 (o filme de Scorcese é de 1991). E houve uma adaptação cinematográfica anterior também, em 1962, protagonizada por Robert Mitchel e Gregory Peck (com o título de Círculo do Medo). Vi os filmes, gostei mais do primeiro, mas ambos são excelentes. Ainda vou ler o livro.

Clio0 28/06/2023minha estante
Não sabia. Obrigada por me informar.

MichelleSN 08/04/2024minha estante
Eu achei o livro mais perturbador, a sinopse da darkside (que inclusive está aqui também é a do filme e não a do livro).

Bruna | @bmartinssss 27/09/2020

Gostei mt do livro e to louca pra ver o filme. Recomendo mt essa leitura.
Martony.Demes 28/02/2024minha estante
E ai assistiu ao filme? Qual preferiu? EU, o filme!

Marlonbsan 13/09/2022

Cabo do Medo
Sam Bowden é um advogado de sucesso que vive com sua família. Anos atrás, Sam testemunhou contra Max Cady o que fez com que ele fosse preso. Agora, quatorze anos depois, Max está solto e não aceita o tempo que perdeu estando preso.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece, basicamente, com Sam. A linguagem é simples e fluida, buscando ir direto ao ponto.

O livro se inicia nos jogando direto no problema enfrentado pela família de Sam e vamos entendendo aos poucos as motivações e quem é quem ali. A história foi escrita e se passa na década de 50 nos Estados Unidos, então há algumas caracterizações e atitudes inerentes à época o que deve ser levado em consideração.

Max Cady é o típico de vilão que causa repugnância e desprezo para quem vê suas atitudes e faz jus o receio dos outros personagens em relação a ele. Suas motivações são condizentes e se encaixam na história. O sentimento de impotência é bem grande durante a leitura e faz pensar o que faríamos se estivéssemos na mesma situação.

Alguns aspectos soam um pouco inverossímil se for analisar um contexto geral, ainda mais pensando nas oportunidades que foram aparecendo. Mas nada que prejudique o andamento geral do livro. Em alguns momentos, o foco acaba indo para o passado e o relacionamento entre os personagens, o que é interessante, já que pontua o essencial.

No geral, é um livro interessante e tenso, mas pode soar estranho ou algumas coisas estarem batidas, mas como disse, é um livro escrito na década de 50 e precisa entrar no contexto. Existe adaptações para o cinema, assisti à de 1991 e gostei quando vi (alguns anos atrás).

Conteúdo literário @marlonbsan

Nando Borges 10/01/2022

Tenso do início ao fim
Puxado mais para o lado do terror psicológico, Cabo do medo tem logo em suas primeiras páginas acontecimentos marcantes que deixam o leitor aflito até o final do livro. O filme de 1962, que no Brasil tem o título de 'círculo do medo' é excelente, com certeza a galera mais cult vai gostar após ler o livro. É uma versão diria... 90% fiel ao livro.

Andre 19/01/2021

Até a metade do livro a leitura foi razoável, desde o início achei o vilão muito forçado, mas isso foi aumentando a ponto de ele parecer ter super poderes, e não, não é um livro de fantasia, então desanimei e terminei com leitura dinâmica.
Tem um lado interessante, que é a análise de como as pessoas lidam com uma situação de medo extremo, mas não foi o suficiente para me fazer gostar do livro.

Alessandro.Aguilera 31/07/2020

Suspense psicológico
Cabo do Medo, quando lembro desse título, me vem na cabeça o filme de 1991, dirigido por Martin Scorsese, e o elenco: Robert De Niro, Nick Nolte, Jessica Lange e Juliette Lewis. Uma obra prima. Não tem muito o que comparar, o filme é fantástico! Já o livro foi escrito na década de 50 e demora um pouco para pegar o ritmo, tem hora que o autor se perde uma pouco na narrativa, mas depois ele encontra o ritmo e o livro engrena. É um bom livro policial com toques de suspense psicológico, onde a personagem Max Candy aparece, você sente o medo dos outros personagens. Vale a pena conhecer essa obra.

Mandy do @blogsobrealeitura 15/08/2021

Ótimo suspense
Eu nem vou me prolongar muito nessa resenha por ser um livro curto. Só deixo aqui minha breve opinião: Carol rainha, tudo pra mim, que mulher!

Everton.Paulo 31/12/2021

Julguei pela capa e...gostei
onfesso que às vezes eu compro o livro pela sua estética. Achei esse livro muito bonito. Mas fiquei ainda mais feliz ao saber que ele também era bom.
Um militar foi preso em flagrante após um crime hediondo envolvendo uma adolescente. Condenado à prisão perpétua, acabou solto após 13 anos. Então, colocou em prática seu plano de vingar-se do advogado responsável por sua prisão
Passamos a acompanhar o medo do protagonista e sua família enquanto passam a fugir do criminoso que sempre parecia um passo adiante.
Vários atentados ocorreram até que a caça virou o caçador. Com um plano de atrair seu inimigo e dar um fim àquela perseguição, temos uma história que chega ao ápice de forma ágil.
Uma boa história de suspense e ação policial com um final satisfatório e, de certa, forma, surpreendente.

Amanda.Oliveira 24/08/2023

Sinceramente só queria meu dinheiro de volta ( paguei 68,00 na época). História enrolad, sem sentido, coloquei muita expectativa e fui drasticamente decepcionada.

Bruno.Rodrigues 03/05/2021

Não entendo tantas críticas negativas
Vi muitos comentários negativos sobre o livro. Quando se lê um livro, primeiramente devemos atentar-se pela época no qual fora escrito. Segundo, devemos nos esforçar para se colocar na mesma posição do personagem principal. Sam é homem correto, advogado que acredita no poder da justiça e da lei meia idade com a base da vida montada, pai de três filhos morando em um local sem muitos recursos no que se diz respeito a autoridade. Como uma pessoa que de fato nunca vivera de forma errada, ele se vê em uma situação de vida completamente inédita e desconhecida. Antes de tudo, ele tenta de todas as formas possíveis resolver o problema de forma legal, dentro das leis, mas então ele se ve em uma situação no qual nem sempre a lei possa te favorecer devido a falta de provas. Como pai de família, ele se ve desarmado e desprotegido em uma espécie de paranóia, sentindo como se algo fosse acontecer a qualquer momento. Eu nao sei quanto as outas pessoas que leram o livro, mas eu entrei completamente na pele de Sam. Salvo por algumas lerdezas vez ou outra que ele cometera. A narrativa flui de forma bem sucinta e objetiva sem muitos rodeios. Comi o livro e achei perfeito

Haryadne.Moreto 02/08/2020

Filme melhor que livro
Não tive a oportunidade de ver o filme, mas neste caso está parecendo que o filme será melhor que o livro. Um história boa para um filme rápido de vingança. No livro ficou arrastado, chato e previsível. Candy ficou preso por 12 anos. Quando ganha a liberdade, quer se vingar de Sam por ter sido testemunha que o levou à prisão. Se tivesse um monte de acontecimentos tudo bem, mas não tem!!! 200 páginas chatas, sem novidades. A única coisa que a edição é linda e bem feita!!
Tatiana.Cordon 29/10/2020minha estante
Exatamente isso... Nossa só vou terminar ele pq é pequeno pq olha AFFF tedioso demais

Joao.Vitor.P 13/11/2020

Um livro com uma premissa boa, mas que se estende um pouco enquanto o cara vai amedrontar a família e acaba tendo longos trechos onde não acontece muita coisa. Mas a leitura flui, então acaba passando rápido.

Gustavo Rafhael 15/01/2022

Antes de mais nada quero enaltecer a edição que a Darkside entregou, uma perfeição só, começando pela capa, que eu creio que deve fazer muita gente comprar o livro apenas pela sua belezura.

Menina, que livro foda. Se você for ler, se prepare porque ao começar não vai mais querer parar.
Pelo nome e pela capa pode-se ter uma impressão de que o livro é terror, mas não é. O autor nos da um suspense psicológico da melhor qualidade.
Na história iremos conhecer Sam Bowden, um advogado super correto e ético que leva uma vida boa com sua esposa, os três filhos e uma cadela, quando do nada se vê sendo perseguido por um psicopata sedento por vingança. Deste ponto em diante começa um jogo de gato e rato e Sam Bowden precisa definir até que ponto ele está disposto a ir para defender sua família.

Apesar de o protagonista sonso, bonzinho, pamonha, a história é sensacional.
Eu consegui odiar tanto protagonista quanto antagonista, o primeiro como já disse é um baita pamonha (a família tá correndo risco, o cara matou o cachorro dele, e ele está lá "aí não posso fazer nada fora da lei... meus princípios...". Principio é o cacete meu irmão. Taca-lhe pau.) e o segundo pela sua frieza e maldade (matar o cachorro, cara? Taca pedra nas crianças, mas não mata cachorro não.).
Mas o fato de ter odiado os dois personagens não faz do livro ruim, muito pelo contrário. A trama é muito bem amarrada e conseguiu me prender a ponto de eu começar o livro num dia e terminar no outro, isso só porque eu parei para dormir.

Não à toa, já foram feitas duas adaptações para o cinema. A primeira estreou em 1962, com Gregory Peck e Robert Mitchum no elenco. Já a segunda é o remake de 1991, indicado em duas categorias no Oscar e dirigido pelo mestre Martin Scorsese, com Robert DeNiro, Nick Nolte e Jessica Lange.

edisik 19/01/2021

Gostei
Mostra até que ponto uma pessoa pode chegar ao ser precionada. Vc tenta ir pelos meios certos mas vê que não dá.