Cabo do Medo

Resenhas - Cabo do medo

Thaís Vilas Bôas 06/09/2019

Livro Maravilhoso!
CABO DO MEDO (5/5)

A vida de Sam estava sob controle. Tinha um ótimo casamento e era um bom pai. Seu trabalho também ia bem. Tudo tranquilo até Candy ser libertado da prisão... E ele queria vingança!

Este é um tipo de livro mais lento (história mais real, sem aquelas reviravoltas típicas de thriller). Mostra mais o sentimento dos personagens, fazendo com que nos envolvamos mais com eles. A leitura nos dá uma certa tensão, fazendo-nos sentir o terror psicológico que Candy quer causar a Sam e a sua família.

Destaque para a esposa de Sam - Carol. Que personagem forte!

@dboascomcafeelivros

Isabel.Souza 16/07/2019

saiu esse ano pela editora DarkSide Books e como objeto é uma obra maravilhosa, é o livro que inspirou o clássico “Cape Fear” de 91 dirigido pelo Scorsese, com o sensacional Robert De Niro representando o vilão Max Cady. O projeto gráfico do livro conversa muito com o filme, o que é muito interessante, visto que, você vai precisar conhecer as duas obras para entender o que significa cada elemento que compõe o objeto. Eu não tinha assistido ao filme ainda, mas isso ajudou muito na experiência final com o livro. O enredo do livro conta a história do advogado Sam Bowden que foi testemunha em um julgamento de estupro contra Max Cady a catorze anos atrás. Cady foi condenado, mas logo que é solto não pensa duas vezes e vai buscar sua vingança. A narrativa se sustenta no medo que Max Cady alimenta em Sam e sua família através de ameaças e perseguição. Sam tenta de todas as formas legais se desvencilhar deste problema, mas a situação vai ficando cada vez mais tensa no decorrer do livro até que chega ao seu desfecho. Quando eu li a sinopse do livro dizia que era violento e visceral, era o tipo de leitura que eu estava procurando no momento, mas a decepção veio justamente porque ele não é violento e visceral. O livro não é ruim, comparado ao filme ele é muito bom, mas a grande sacada do autor é manter o leitor na expectativa de que algo aconteça, essa angustia que a família Bowden sofre durante o livro transpassa as páginas e você fica apreensivo esperando o momento que o Cady vai agir, neste sentido o livro é realmente muito bom, cumpre o seu objetivo. Logo que terminei o livro fui assistir ao filme e, me desculpem os fãs de Scorsese, mas é muito ruim como adaptação. As mudanças feitas no enredo foram muito infelizes, não funcionaram, colocar o Sam como um personagem desonesto no filme foge toda a proposta que o livro sustenta, os conflitos morais que o personagem tem e como isso dificulta as suas ações, sem contar que é fator determinante no desenvolvimento do enredo. Além de vários outros elementos que foram modificados e falharam miseravelmente. A única coisa que salvou o filme é a atuação do De Niro. Quando terminei de assistir ao filme o livro melhorou 100% no meu ponto de vista, por isso que deixo a indicação aqui, pra quem quiser se aventurar em um livro que é gostoso de ler e divertido.

Vinícius 20/07/2019

@pro_leitor
Sam Bowden é casado com Carol e pai de três crianças, Nancy, Jamie e Bucky. Advogado bem-sucedido, serviu ao exército dos EUA na 2ª Guerra Mundial, e foi principal testemunha de um caso de estupro cometido por Max Cady a uma criança de 14 anos de idade. Cady foi condenado a prisão perpétua, mas foi libertado após alguns anos enclausurado. Nesse período, Cady alimentou sentimentos de ódio e fúria, prometendo se vingar e aniquilar toda a família Bowden, custe o que custar.

Opinião completa no IG literário @pro_leitor.

Ricardo.Nespoli 08/08/2019

Impossível parar de ler
Li o livro todo em uma noite. Simplesmente não havia motivos para parar. A história te prende e te angustia do início ao fim. Tem um estilo leve e fácil de ler (apesar de alguns comentários bastante retrógrados que você releva pela data). PS: se você procura algo parecido com o filme do Scorcese , nem precisa ler, do filme herdamos basicamente a premissa e o nome dos personagens

Rittes 08/08/2019

Suspense em alto grau
Sensacional a construção do suspense feita por MacDonald, realmente um mestre nesse estilo. O livro flui numa prosa quase sem gorduras e o grau de suspense só aumenta, mesmo que o psicopata Max Cady pouco apareça ou fale. Talvez, por isso mesmo, seja um livro que não envelheceu. Altamente recomendado.

Nathália Carriel 19/08/2019

Fraco...
Não atendeu às expectativas

Jeff.Rodrigues 01/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Por mais calmos, tranquilos ou bem resolvidos que nos consideremos na vida, existe lá no fundo um gatilho que, se acionado, pode despertar sentimentos ou comportamentos inimagináveis. Humanos que somos, estamos sujeitos a ter nossa essência abalada a partir de determinadas situações. Há influência externas que podem mexer com o cidadão de bem e transformá-lo em vilão. Qual o nosso limite?

Sam Bowden é um advogado bem-sucedido. O cara da família exemplar, de boa situação financeira e, principalmente, um sujeito apegado a tudo o que é correto. Sam não só trabalha com a lei, mas faz questão de segui-la à risca. É um homem de princípios claros e bem cristalizados com a noção exata do certo e do errado. Ao praticar o correto, dentro do convívio que se espera na sociedade, Sam acabou fazendo com que Max Cady fosse preso. E ao contrário de Sam, Max está se lixando para leis, bom senso ou “ser certinho”. A balança da justiça na visão de Max pende para onde for melhor pra ele mesmo. Aliás, ele faz questão de manusear essa balança pessoalmente. Quando Max sai da prisão, ele decide buscar justiça. O alvo? Sam e sua família.

Cabo do Medo, suspense psicológico de John D. MacDonald, explora os limites humanos diante de ameaças que podem abalar a sanidade ou colocar em risco aqueles a quem amamos. O todo correto Sam se vê contra a parede, com seus filhos ameaçados de morte, por um homem que não tem medo de nada e nada a perder. Acuado, sendo encurralado e praticamente impedido de levar uma vida normal, Sam acaba ficando na beira do precipício que limita mocinhos e bandidos. Até que ponto é possível resistir, confiar na tal lei e em um Estado que talvez possa te proteger? Ou seria melhor cruzar a fronteira, deixar pra trás tudo que te construiu como adulto e buscar a proteção com as próprias mãos?

Quando as pessoas que amamos correm perigo, não há psicólogo no mundo capaz de apontar ou prever como vamos reagir a isso. O instinto de proteção, de preservação, de autodefesa de cada um de nós reage de formas impensáveis. Sam Bowden foi testado até seu limite e reagiu de uma forma espetacular, com um desfecho fantástico se levarmos em conta o personagem que nos foi apresentado lá nos primeiros capítulos. O Sam que emerge no fim do livro é um outro homem, completamente diferente e com uma essência modificada. Não que tenhamos agora um vilão mau caráter, mas certamente temos um homem que vai encarar com outros olhos as situações de tensão da vida. Porque ele passou por uma. Porque ele sobreviveu a uma.

A partir de uma narrativa que vai do cotidiano mais banal, inclusive nos diálogos e situações, para uma tensão de nervos à flor da pele, Cabo do Medo acompanha a transformação de um homem, e de uma família. A trama é linear, não traz elementos de surpresa, e foca totalmente nos personagens e em seu processo de degradação mental à medida que a ameaça de Max os vai encurralando. É um livro perfeito para ser lido de uma só vez. O risco concreto à vida de sua esposa e filhos foi o limite máximo que Sam aguentou. E você, qual o seu limite?

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/08/04/resenha-cabo-do-medo-john-d-macdonald/

Bolbi 14/02/2020

Acredito que fui pego por espectativas de um grande suspense, quando na verdade foi mais linear do que esperava. Contudo a escrita é bem executada

Nati | @encalhadosnaestante 06/06/2020

"Disse que a boa ficção é boa porque desenvolve personagens e mostra que ninguém é completamente bom nem completamente mau. E na ficção ruim os heróis são cem por cento heroicos e os vilões são cem por cento malvados." Esse trecho retirado do livro Cabo do Medo, escrito por John D. MacDonald e publicado pela editora Darkside Books, nos dá uma excelente explicação do que considerarmos uma boa ficção a ser lida, com personagens com nuances e sem extremos.

Sam é um pai de família respeitado por sua comunidade e conhecido por sua retidão e bom caráter, treze anos antes do começo da nossa história enquanto ainda servia nas forças armadas ele foi testemunha de um estupro de uma garota de quatorze anos e ajudou com seu testemunho a colocar o estuprador na cadeia. A principio deveria ser uma pena de prisão perpetua, mas Cady foi liberado e agora tem sede de vingança.

Assim como todos os livros publicados pela editora a diagramação, capa, corte das páginas entre outros pequenos detalhes são maravilhosos, é um livro que chama atenção sem dúvidas por sua beleza, entretanto o conteúdo em minha opinião deixou bem a desejar.

Peguei Cabo do Medo, pois precisava ler um thriller com ritmo alucinante e isso não é o que receberá aqui. O enredo tem um ritmo lento toda a vida e só temos realmente alguma ação alucinante no capítulo 11 (são treze capítulos no total e o último é mínimo) o que me deixou desgostosa e sem qualquer empolgação. Como disse o trecho ali em cima uma boa ficção precisa ter nuances nada de extremos e isso não aparece aqui, o vilão é o super, ultra e mega malvado e o mocinho é um banana que me deu muita raiva em muitos momentos.

O livro é considerado um clássico e não consigo muito ver o motivo por trás disso, realmente a nota que dei é pela beleza da edição e não pelo que vem dentro dela.

Erika 28/09/2019

Cabo do medo
Sam vive uma vida bem tranquila junto com sua esposa e seus 3 filhos. Os dias estão perfeitos demais. Até que Max Cady, um cara que ele acusou de estupro e passou 13 anos na cadeia é liberto e representa uma clara ameaça à Familia de Sam.
A premissa do livro é legal. Mas eu esperava bem mais terror psicológico. O autor divaga sobre assuntos bem rasos. Coisas típicas de quem tem filhos adolescentes, convivência familiar.
Max Cady fica em segundo plano. E ele é um personagem curioso. Deveria ter sido melhor explorado. Não achei tão eletrizante assim. Mas valeu a leitura .

Luiz Carlos 25/11/2019

Um clássico! Obrigado Darkside
Geralmente prefiro ler o livro, se o ler antes então, nem assisto o filme, abri mão desse processo ao adquirir "Cabo do Medo", um grande filme inspirado num livro surpreendente! Em uma só obra podemos ler sobre relações humanas, vingança e o processo paulatino de criação do ódio, a "animalização" do homem e seus instintos mais íntimos como o de autopreservação! Uma obra de tirar o fôlego e que não pude soltar até ler por completo! Um livro curto mas que vale degustar página a página como um bom vinho!

Rafa 27/11/2019

Cabo do Medo
Cabo do medo é um thriller que mesmo após 50 anos do seu lançamento, consegue mostrar o seu peso no cenário literário mundial, possuindo uma história de vingança e justiça entre os personagens principais.

O protagonista principal é um advogado bem sucedido e respeitado em sua cidade, vive junto com sua mulher e filhos. Por conta de um incidente no passado, faz ter toda sua vida revirada por um sujeito com sede de vingança.

Max Cady ficou preso por catorze anos, esse período fez nutrir um ódio mortal por Sam Bowden, responsável pela sua condenação. Tudo começa piorar quando Cady liberdade, com sangue nos olhos, parte para o tudo o nada com o seu acusador.

John D. MacDonald apresenta uma escrita envolvente, construindo todo um ar de mistério em cada capítulo, utilizando do jogo psicológico entre gato e rato, entre os personagens principais e secundários.

Essa edição dispensa comentários, ou melhor, devemos comentar! DarkSide é padrão de altíssimo nível em suas edições já publicadas, com “Cabo do Medo” não poderia ser diferente.

Sam precisa correr contra o tempo, proteger sua família é o primordial, mesmo recorrendo em pedir ajuda para outros criminosos e dar um fim em seu antigo desafeto.

O leitor mergulha de vez em toda trama, praticamente tornando-se um membro da família Bowden, acompanhando os passos de Max pela justa vingança.

Uma obra que desperta inúmeras sensações aos leitores, impossível largar e não ler tudo de uma vez só. Indispensável para um final de semana.

site: https://www.nerdtrip.com.br/criticas/11/critica-cabo-do-medo-darkside-books/

Fernando 05/03/2020

Bom livro
Uma boa história para se ler em uma só tacada. Nada surpreende mas é divertido.