Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

L Soares 01/02/2021

Um livro de terror psicológico. Um homem que vê sua vida, de sua mulher e seus filhos ameaçados por um maníaco que quer vingança. 13 anos antes, Sam Bowden, tenente das forças armadas impediu Max Cady de estuprar uma menina, e tendo evitado a pena de morte com argumentos absurdos, após apenas 13 anos tem sua pena comutada e é posto em liberdade. Procurando aquele que culpa pelos anos de sua vida perdidos e por toda desgraça que lhe ocorreu, querendo fazer esse pai de família tão certinho e respeitador da lei sofrer o mesmo que ele. E no processo levando-o a cruzar todos os seus limites para defender sua família. O livro é bem escrito, e para quem espera muita ação de um psicopata perseguidor ele decepciona, a espera e o sentimento de impotência é o que constrói a atmosfera de medo, e a narrativa vai trilhando todo o caminho de como esse medo muda um homem e o põe em contato com seus instintos mais primitivos. Uma leitura rápida e muito interessante. Edição sempre linda e perfeita da Darkside.

Pedro 06/03/2022

Cabo do Medo
Ele livro conseguiu me deixar apreensivo por uma coisa: o livro, mesmo sendo narrado em primeira pessoa, temos apenas o ponto de vista do Sam. Sendo assim não sabemos quais serão os próximos passos de Sam em sua vingança.
Gostei do livro como um todo, mas alguns diálogos extremamente grandes, me chateou um pouco. Mas mesmo estes foram interessante. Não gostei tanto assim do Sam porque ele é muito certinho. Tem um cara fazer um terror psicológico com você, onde possivelmente quer matar sua família e você não quer fazer nada? Apesar que depois de um certo tempo ele toma uma atitude. É um bom livro. Mas se comparar com a ação e o suspense do filme de 1991, o filme chega a ser melhor.

Annaplima 12/02/2022

Bem parecido com o filme. Bom, mas esperava mais do livro...........................................

Maria 22/08/2021

Sensacional
Um livro de ROER as unhas quase o tempo inteiro.. passamos a temer o Cady de forma quase visceral, como se fizéssemos parte da família de Sam! Vamos lendo incrédulos as vias incompetentes das autoridades responsáveis e o desespero dos personagens principais.. uma excelente leitura! Nota 10!

Bre Baiak 14/05/2022

Para quem não entendeu as críticas negativas:
Alguns pontos importantes antes de eu realmente fazer meu comentário:

1. Não assisti ao filme.
2. Não concordo com alguns comentários que disseram ser tenso do inicio ao fim
3. A Darkside mais uma vez ARRASOU com a confecção dessa obra! Infelizmente o design do livro promete mais do que a história conseguiu entregar.

Fui na expectativa que iria ser um puta livro de vingança (afinal, o personagem principal é um advogado).
Escrita confusa e arrastada. o autor apenas beberica gotículas de suspense psicológico até chegar ao clímax.

Demorei dias e mais dias lendo, pois me perdia e não conseguia retomar a leitura.

Até que....

No capitulo 11, a partir da página193 (tem, ao todo, 13 [221páginas]), a tensão vai à mil, fico com o coração na mão eeeee....

Acaba de uma forma rápida, comum e ponto.

Agora é ver o filme e tirar outras conclusões

Ana Luiza 09/03/2022

Disponível em @anawithcoffee
O instinto primitivo inerente a todo ser humano, vive. Adormecido, entre a moral e a vida em sociedade, mas, basta a iminência de perigo para que desperte.

Quatorze anos após ser a principal testemunha e responsável por garantir a prisão perpétua de um oficial por estupro, Sam Bowden vê sua família ameaçada pela liberdade de Max Cady.

Sammuel sempre foi um homem honesto e jamais se dispôs a burlar a lei em sua carreira como advogado. Contudo, quando a ameaça é dirigida àqueles que amamos, será, a lei, proteção suficiente?

O medo, como um filtro para as ações humanas, o instinto de proteção se desprende ao poucos das ?amarras? estabelecidas pela vida social enquanto moral.

thamiresgmm 25/06/2021

Recomendo
O começo foi meio lento e sem ação, do meio pro final ficou melhor e mais emocionante. Recomendo para quem está interessado em ler suspense.

Thaysduda 29/03/2022

@livroserazoes
"Eles andam em bandos, azucrinam os mais fracos e mais diferentes, divertem-se imaginando as torturas mais horrendas. É parte da sobrevivência, querida. Em tempos de guerra, nas cidades grandes, eles sobrevivem, enquanto os menorezinhos, mais suavizados pelos bons modos, definham."

Após presenciar o estupro de uma garota de 14 anos, Sam Bowden se tornou testemunha chave para o caso e, graças ao seu testemunho ? Max Candy ? foi condenado à prisão perpétua.

Max Candy nutriu ódio por Sam e na prisão pensou somente em vingança. Por uma brecha da justiça, Candy consegue a sua liberdade e assim decide colocar os seus planos em ação.

O que somos capazes de fazer para salvar quem amamos?

Candy é uma pessoa ruim e vai fazer o que for preciso para se vingar. Coloca toda a culpa de ter passado anos na cadeia em Sam e, não acredita que as suas ações foram motivos suficientes para isso.

Com uma escrita simples e direta, somos apresentados logo de cara com o problema sem enrolação. Sabemos que Sam é um advogado de sucesso e é o típico personagem certinho. Ele quer resolver todo o seu problema por meio da justiça, mas a ?justiça? não consegue o proteger. Ele encontra-se sem saída e totalmente relutante para tomar ações não convencionais.

Confesso que em alguns momentos passei um pouco de raiva com o personagem, mas consegui imaginar-me no seu lugar, inúmeras vezes. Afinal, se tivesse alguém me perseguindo, qual medida eu poderia tomar? A polícia iria ajudar? Afinal de contas, até então a pessoa não fez absolutamente nada. Qual seria a alternativa? Fugir? Se esconder? Ou lutar? Mas como lutar?

O clima do livro é de tensão do início ao fim. Acompanhamos a história somente pelo ponto de vista do Sam, e então, assim como ele, não sabemos qual será o próximo passo de Candy. A história não se aprofunda na vida de Candy, mas sim no terror dos personagens ao ter a sua família ameaçada e se sentir impotente diante da situação.

O final não teve nada de mirabolante, achei bastante satisfatório, e de novo, direto ao ponto. É um livro interessante, vale a pena a leitura e, se você gosta de uma história mais direta e sem rodeios, esse livro é para você.

Almeida 10/09/2021

Um livro sobre vingança e o preço que se paga por muitas vezes ter uma sede implacável por justiça é por conformismos da lei. Apesar de não ser o melhor dos melhores, ainda sim é muito bom em sua proposta

Diego Rodrigues 15/03/2020

Intenso, mas deve-se levar em conta a época em que foi escrito
Há quatorze anos Sam Bowden foi testemunha de um hediondo crime de estupro cometido por Max Cady. O criminoso, na época julgado culpado pelo estupro de uma menor e condenado a trabalhos forçados e prisão perpétua, nutriu um ódio mortal por Sam enquanto cumpria sua pena. Até que um dia se vê livre por uma brecha na justiça e enxerga nessa liberdade a chance de por em ação seu plano de vingança. A família Bowden, apesar de não ser exatamente milionária, leva uma vida típica da classe média alta americana: Sam, sua esposa Carol, seus três filhos e a cadela da família vivem confortavelmente em uma casa espaçosa com dois carros na garagem. Ele é um advogado de sucesso com um bom emprego e a família ainda possui uma casa de veraneio localizada numa ilha com direito até a um barco de passeio.

A vida da família Bowden ia muito bem até o dia em que Sam tem um rápido encontro com Max na rua. O fato de saber que o criminoso que ele ajudou a colocar atrás das grades está a solta e, ainda pior, na mesma cidade que ele, é o suficiente para deixar Sam paranoico e acender a primeira luz de alerta sobre o casal acostumado com a vida estável. Os efeitos psicológicos são os mais interessantes de acompanhar durante a leitura, como advogado respeitado Sam primeiro tenta buscar proteção dentro da lei entrando em contato com as autoridades da cidade. Como Max já cumpriu sua pena e não existem provas de que ele seja uma ameaça para sua família, Sam fica frustrado ao ver que a lei pouco pode fazer para defendê-lo. Ele decide partir então para outros meios.

Como esse é um livro que se encaixa na categoria thriller, envolvendo crime, mistério e suspense, qualquer coisa que eu contasse a mais poderia ser considerado spoiler e estragar a experiência de leitura de quem o lê. Por isso não vou me alongar muito, uma vez que a tensão que sentimos durante a leitura é parte essencial da obra e é o que me fez virar as páginas alucinadamente querendo saber o que ia acontecer e assim devorar o livro em pouco tempo. Cabo do Medo, escrito nos anos 50, é um clássico do suspense que já ganhou duas adaptações cinematográficas e se tornou uma referência para muitas obras que vieram depois. Hoje talvez o gênero thriller já esteja um pouco saturado e ao fazer essa leitura você possa ficar com aquela sensação de já ter visto essa história diversas vezes em filmes e outros livros, por isso é importante no momento da leitura levar em conta a época em que o livro foi escrito e o quanto algumas obras posteriores se inspiraram no mesmo.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Celi Gomes 20/02/2021

Esperava uma história mais dinâmica, mas a verdade é que achei cansativa.... talvez tenha sido empolgante quando foi lançada nos anos 1950, mas agora pareceu extremamente irritante pelo comportamento obtuso de Sam.... que homem tem a família ameaçada como ele e fica tão tranquilo aguardando? Levei semanas para conseguir finalizar o livro.

Leyd 27/02/2020

Nas primeiras páginas do que será um suspense eletrizante, MacDonald não perde tempo colocando o leitor imediatamente no coração de sua história, na vida de três pessoas - Sam e Carol, um casal profundamente apaixonado, e Max Cady, um criminoso louco que procura destruir tudo o que Sam aprecia.
Acontece que muitos anos atrás, Sam Bowden quando ainda era tenente e piloto da força aérea, foi responsável por colocar Cady na prisão por estupro de uma adolescente, e agora ele está solto, perseguindo o atual advogado de sucesso e sua família, com intenção de se vingar.

Após vários dias apreensivos, confrontos inesperados por parte de Cady, um envenenamento bem sucedido e uma tentativa de assassinato, o casal descobre que a polícia não é especialmente cooperativa para com eles. Então, Sam e Carol decidem seguir um plano tão ousado quanto estúpido: usar Carol como isca para prender Cady. Mas, será que isso vai dar certo?

O autor criou uma família tão perfeita quanto você esperaria que as famílias fossem - felizes, vulneráveis e ferozmente protetoras de seu mundo pequeno e aconchegante. E então, subitamente ele coloca uma rachadura no espelho que se alarga e ameaça quebrar em mil pequenos pedaços. .

O caráter duvidoso de Max Cady, o torna um vilão que permanece em grande parte na sombra dos Bowdens, não se expondo muito, nem pouco, mas na medida certa. Você sabe que ele está por aí em algum lugar, esperando, à espreita, assombrando, e de repente… boom!

John D. MacDonald merece elogios sinceros por escrever uma história aonde o leitor quer passar pelo pesadelo de Sam e Carol e ver o que acontece e ao mesmo tempo quer se afastar do terror que se desenrola na vida deles. A tentação de passar por isso é maior. Curiosidade mórbida, talvez. E isso, em essência, é o poder narrativo de MacDonald. Cabo do Medo é meu primeiro livro desse lendário escritor americano de crimes e suspense e estou ansiosa para ler alguns de seus outros romances.

site: https://www.instagram.com/p/B8197PRjEOy/

Wilber.Lacerda 21/04/2022

Melhor que o filme
Um bom livro. O desfecho e a construção da história são melhores que o filme de 91. Mas mesmo assim o filme também é uma excelente versão.

Jacon 01/07/2021

O thriller mais real que li
Um ponto importante é saber que a história não é eletrizante, mas isso a torna muito real. É possível se conectar com os personagens e é inevitável não se sentir impotente.

alntbr 16/10/2022

Cady
Último livro de terror lido no mês de outubro, a obra em si é mediana, os personagens são bons e a questão de civilidade e ordem contra selvageria do protagonista é até interessante.
Mas quem roubou o holofote foi o vilão, Max Cady.