Cabo do Medo

Cabo do Medo John D. MacDonald

Resenhas - Cabo do medo

Leonildo.Pfleger 21/04/2024

Suspense psicológico
Suspense psicológico que explora os limites humanos diante de ameaças que podem abalar a sanidade ou colocar em risco aqueles a quem amamos. Sam se vê contra a parede, com seus filhos ameaçados de morte, por um homem que não tem medo de nada e nada a perder. Sam acaba ficando na beira do precipício que limita mocinhos e bandidos. Até que ponto é possível resistir, confiar na tal lei e em um Estado que talvez possa te proteger? Ou seria melhor cruzar a fronteira, deixar pra trás tudo que te construiu como adulto e buscar a proteção com as próprias mãos?

MichelleSN 12/04/2024

O que fazer quando há alguém te caçando?!
(No meu insta @leia_mii faço uma análise comparativa entre livro e a adaptação do Scorcese de 1991)

Sam Bowden é aquele tipo corretíssimo, que ama e cuida da sua família, advogado (e sempre agirá conforme às leis).
Ele presencia o crime cometido por Max Cady e testemunha contra ele, o que resulta na sua condenação. É o típico "herói".
Max Cady é retratado quase como um animal, e o foco fica nos dilemas dos Bowden.

Não me atrevo a dizer quais são os distúrbios da personagem do Max (filme e livro), mas achei interessante essa citação:
?Nas aulas de psicologia, o sr. Proctor nos disse que toda doença mental é uma condição em que o indivíduo é incapaz de uma interpretação racional da realidade. Tive que decorar isso. Então, se o sr. Cady não consegue ser racional??

Os dilemas morais são o foco: o que você faria se estivesse alguém caçando você e sua família?

Costumam dizer que preferem o filme ao livro, e eu discordo, são experiências totalmente diferentes, e eu os convido a ler este livro... A nossa imaginação pode ser pior que muita cena de gore!

Vivian.Faria 14/03/2024

Uma premissa legal com escrita ruim
Sam Bowden testemunha um crime e depõe como testemunha ocular. Anos após Max Cady ser preso, ela é posto em liberdade novamente.
Cady resolve se vingar de Sam e perseguir sua família.
Isso tudo é contado logo de início no livro, e a história gira em torno desse suspense de quando será que Max apareceria.

Eu particularmente achei a escrita super confusa, o suspense fraco e não me deixou tensa com oq estava por vir.

Martony.Demes 04/03/2024

O livro é bem legal. Contudo, eu achei a adaptação dele para o cinema bem melhor! Mais inebriante e aterrorizante! Isso mostra que nem sempre o livro é melhor que o filme! Eu fico com o filme!

Daniel1112 26/01/2024

Cabo do Medo - Resenha
Sam Bowden vive feliz com a esposa e os três filhos até o dia em que Max Cady é libertado da prisão após cumprir 13 anos de uma sentença de prisão perpétua. Há anos, Sam foi um dos responsáveis pela condenação de Max pelo estupro de uma menina de quatorze anos e, agora que está em liberdade, Max quer vingança.

?Cabo do Medo? não é um livro sobre surpresas e reviravoltas. Desde o início sabemos quem Max é e o que pretende. Sabemos onde está o perigo. A tensão está em esperar que ele surja em qualquer lugar, a qualquer momento. Que algo aconteça. Algo que torcemos para que não aconteça. É essa expectativa que segura o leitor ao longo de mais de 200 páginas.

Essa tensão constante acontece porque MacDonald vai direto ao ponto, dando início à trama a partir do momento em que Max começa a colocar sua vingança em prática. É uma história em que não precisamos de introduções. Não precisamos acompanhar o planejamento. Só precisamos ve-lo aterrorizar a família Bowden. Por isso também, ?Cabo do Medo? é um livro curto, do tipo que facilmente pode ser lido em um único dia.

O autor faz algo que me agrada muito que é envolver Max em uma atmosfera de imprevisibilidade e violência de forma que a simples menção do seu nome basta para aterrorizar. Esse é o tipo de livro cuja alma está no vilão, mas a verdade é que ele pouco aparece e, nas vezes em que aparece, mal fala. Só isso basta! Se Max está ali, isso é sinônimo de algo terrível e ninguém será páreo para ele.

Sam, por sua vez, nos faz questionar até que ponto uma pessoa pode ir quando a segurança das pessoas que ama está em risco e o quanto as regras de certo e errado se aplicam em situações extremas.

Laine 17/01/2024

Eu ADOREI esse livro e, na minha opinião, é melhor que o filme, apesar de praticamente todo mundo discordar com isso. Adoro o filme mas esse livro me fez sentir ainda mais angustiada, incrível!

Gian 06/01/2024

Esperava mais deste livro.
Achei que fosse a história do filme, porém lógico, melhor contada.
Puro engano! Não teve um suspense, um temor, uma angústia igual ao filme, foi um livro bem raso.
Está difícil de ler o primeiro livro 5 estrelas de 2024!

Bibileitora 06/01/2024

É a primeira vez que me decepciono com um livro ao compará-lo com sua adaptação para o cinema. O filme é infinitamente melhor! Sem bem, que para conseguir esse feito a adaptação teve que fugir muito da história original.

Tarquini 14/11/2023

Um clássico
G"Cabo do Medo" é um thriller psicológico escrito por John D. MacDonald, publicado originalmente em 1957. Este livro é um verdadeiro clássico do gênero, repleto de suspense, tensão e reviravoltas emocionantes.

A história de "Cabo do Medo" gira em torno de Max Cady, um criminoso perigoso que acaba de sair da prisão e está determinado a se vingar de Sam Bowden, o advogado que o defendeu no passado. Cady é um personagem complexo e assustador, cuja presença ameaçadora permeia todo o enredo.

À medida que Cady começa a perseguir Bowden e sua família, o suspense aumenta. O autor habilmente cria uma atmosfera de paranoia e terror, mantendo o leitor na beira do assento. A tensão é constantemente alimentada por meio de encontros inesperados, ameaças e jogos mentais entre os personagens principais.

O conflito central de "Cabo do Medo" é a batalha entre o bem e o mal, a justiça e a vingança. À medida que a trama se desenrola, o leitor é levado a questionar até que ponto alguém é capaz de ir para se proteger e proteger aqueles que ama.

Além do suspense crescente, o livro também explora temas mais profundos, como a natureza humana, a ética e a moralidade. MacDonald apresenta personagens bem desenvolvidos e complexos, cada um com suas próprias motivações e dilemas morais.

"Cabo do Medo" é uma leitura envolvente e emocionante para os fãs de suspense e thriller. Com sua narrativa habilidosa e personagens cativantes, o livro por fim é cansativo e chato com uma leitura extremamente pesada e massacrante.
Se você está procurando por uma história cheia de suspense com um final que era de se esperar e totalmente ingênuo e grotesco, esse é o livro certo para você.

Arrepio Literário 08/09/2023

Medo? Ledo engano.
Sam Bowden é um advogado que serviu durante a 2ª Guerra Mundial em um navio na Austrália. Lá, presenciou o estupro do uma menina de 14 anos e testemunhou contra o estuprador Max Cady, que servia na mesma embarcação que Sam. Inclusive, Cady era subordinado direto de Sam, que era tenente.

Embora tenha sido condenado a passar o resto da vida cumprindo pena em uma prisão militar, foi solto após 13 anos e passou a perseguir e ameaçar Sam e sua família. Passou a aterrorizar os Bowden. Chamava Sam de “tenente” de forma sarcástica e zombeteira.

Depois que voltou da Austrália como capitão, Sam passou a se dedicar exclusivamente para a advocacia, sendo sócio do escritório Dorrity, Stetch & Bowden. Lá, era conhecido como o Sr. Law and Order, por ser seguir estritamente a lei e não se apoiar nas brejas legais para obter êxito em seus casos. Era um cara bem moralista, legalista e cumpridor de seus deveres.

No entanto, essa personalidade indefectível de Sam começou a ruir ao passo que os assédios de Cady contra saua família aumentava. E passamos boa parte do livro assistindo essa luta entre o instinto primitivo de proteção a sua família e manter sua consciência leve.

E eu acredito que o principal apelo do livro seja esse: levar o leitor a refletir acerca do ponto de virada entre o ser social e aquele que habita nossas profundezas e que vem à tona em situações bem pontuais e extremas.

É uma leitura fluida, bem rápida (li em 2 dias), e que desperta certa, mas não muita, aflição e ansiedade para saber o desenrolar. Não tem nenhum plot twist, nada que faça o leitor de trouxa ou que manipule para teorias mirabolantes, embora lá no começo, eu tenha pensando em uma. Eu achei os personagens principais bem trabalhados, mas senti falta de conhecer um pouco mais sobre Cady.

É um clássico, escrito em 1957, que foi adaptado ao cinema duas vezes, uma em 1962 e outra em 1991, essa última com Robert de Niro e Jessica Lange.

Guh-teteu 05/09/2023

Tentando fazer uma resenha boa
O livro começa literalmente já introduzindo oque vai ser a trama e construindo um mistério por trás do vilão da história, um começo e introdução de personagem bem rápidos o qual em algumas histórias não é muito comum em se ter, a narrativa da história é muito boa sempre avançando mais e mais a cada capítulo lido, mesmo sendo um clássico de 66 anos desde seu lançamento tem uma ótima forma de leitura a aqual não se utiliza palavras que não são mais muito conhecidas no nosso vocabulário, o mistério e o suspense são bem presentes e praticamente são os pilares da trama, mas ao meu ver oque rouba a cena são os personagens, Sam e Carol o casal protagonista principais da história tem um desenvolvimento muito bom ao decorrer das situações, são bens construídos e demonstram todos seus sentimentos pelo oque ocorre e pelo que sentem um pelo outro ao longo do livro, Max Cady o vilão da história cumpre com o papel o qual foi proposto, ser misterioso e lunático, na intenção de deixar o leitor confuso e até preocupa com oque ele pode ou não fazer aos demais. O final deixa a pecar um pouco para quem procura algo dramático ou até épico com uma luta ou perseguição, porém mesmo assim não deixa de ser um bom livro o qual me agradou e surpreendeu, não dava um real pela história e hoje em dia se tornou um dos meus favoritos.

Amanda.Oliveira 24/08/2023

Sinceramente só queria meu dinheiro de volta ( paguei 68,00 na época). História enrolad, sem sentido, coloquei muita expectativa e fui drasticamente decepcionada.

ArthurmalariA 01/08/2023

Cabo do Medo foi escrito pelo americano John D. MacDonald em 1957 e conta a história de um veterano de guerra e sua família perseguidos por um soldado que ele ajudou a condenar à prisão perpétua e após uma revisão de sua pena, 12 anos depois, é solto em liberdade.
Pra falar um pouco sobre esse livro, gostaria de dar um background de minha outra paixão: o cinema. Tenho um apreço e mantenho em um altar três grandes diretores, os melhores na minha opinião: Quentin Tarantino, Christopher Nolan e Martin Scorsese. Sou apaixonado por toda a filmografia de Tarantino e Nolan, tendo visto e revisto algumas vezes seus filmes, porém do meu outro ídolo, Martin Scorsese, ainda não consegui ver todos os filmes, incluindo um que carrega uma aura de terror "Cape Fear", com Robert deNiro. Quando a DARKSIDE lançou esse livro, eu decidi que leria o livro primeiro e depois veria o filme. Pois bem, eu comprei o livro faz um certo tempo mas ainda não tinha tido vontade de ler.
Dito isso, quero começar dizendo que... não gostei muito não. A narrativa do livro é boa, carrega uma tensão, mas o desenrolar e os diálogos não me agradaram muito, sendo muito cotidianos. O vilão, Cady, é quem trás algum respiro pros diálogos monótonos, mas também é um problema(minha ansiedade pelo filme é grande, pois é ele quem deNiro dá vida). Seja pela forma que o cara é um Deus e ganha toda e qualquer briga, ou pelas coincidências que o escritor decide contar, em um determinado momento, um cara que deveria ajudar nosso protagonista simplesmente morre de uma hora pra outra, e por fim, seu desfecho, que falarei um pouco mais frente.
O ponto positivo do livro pra mim, de longe, é a discussão moral presente na história toda, em que nosso protagonista se questiona o tempo todo se deve ou não tomar atitudes fora da lei pra resolver seu problema, inclusive ele tem uma citação muito boa pelo início do livro, numa conversa aleatória com alguém de sua família em que diz que os melhores livros são aqueles em que os heróis não são santos, sem falhas, e meus livros preferidos geralmente os heróis não o são mesmo, apresentando uma zona cinza muito maior do que o preto ou branco, e isso no livro acaba sendo um ponto bastante positivo, pois o Sam levanta o quanto sua vida e seus valores estão ruindo com isso tudo.
O desfecho do livro, espero não dar nenhum spoiler aqui, tinha de tudo pra ser muito frenético, mas carrega uma cena de ação boa, construindo, construindo e... nada! tudo se resolve de repente, como se o autor tivesse apenas gritado um 🤬 #$%!& this shit! e terminado o livro às pressas. Além de contar com um capítulo que parece um grande epílogo desnecessário. Sendo assim, pra mim o livro não deu muito certo, agora espero que o filme seja melhor (o filme de 91 é um remake de outro filme, de 62) e que tenha alguma adaptação pra que funcione melhor. 4/10