Pensamento Crítico

Pensamento Crítico Walter A. Carnielli...

Resenhas - Pensamento Crítico

leitorDedicado 10/01/2024

Me enganaram !!!
Quando comprei este livro, tinha uma grande expectativa em relação ao aprendizado da lógica e argumentação, pois é apresentado como um manual de como se proteger de maus argumentos e como construir e identificar bons argumentos. Na minha ingenuidade de alguém que ainda acredita na humanidade, penso que quando um autor se propõe a escrever um livro sobre estes ensinamentos ele deve ser imparcial no conteúdo, e valorizar as formas de construção. No entanto não é o que temos aqui.
Em diversas vezes os autores repetem bordões sensacionalista em uma tentativa desesperada de provar sua ideologia como verdadeira, (só de sugerir agência Lupa como confiável para descobrir Fake News temos a ideia do que acreditam estes bizonhos) o que é algo incoerente. No livro temos exemplos de argumentos ruins no conteúdo e na forma, os autores retificam esses argumentos com conteúdo de identificação de sua ideologia de pensamento, porém quando você aplica os conceitos que os mesmos diz ser certo em outros argumentos que ele defende, continua sendo ruim, mas pra ele o argumento foi retificado, ou seja, não tem lógica honesta nisso. Em algumas vezes eles dizem que é necessários estudos, amostras significativas e representativas (o que concordo totalmente) para se concluir algo e os próprios concluem afirmações sem apontar estudo algum. Pra mim é uma tentativa de imporem sua ideologia disfarçando na forma de ciência, principalmente a política, como se fosse o correto a se fazer, no fundo o livro não está preocupado em nos ajudar a reconhecer bons e válidos argumentos, mas sim é uma persuasão em nos fazer acreditar que os bons e válidos argumentos são os que ele defende, isso é bem desonesto.
Quando ele dá como exemplo que pessoas religiosas são mais vulneráveis a acreditar em Fake News, tira isso da cabeça de fossa dele, não apresenta nenhum estudo sério ou com amostra significativa que possa concluir essa assertiva, porém é fácil identificar porque ele tem essa conclusão, pois os religiosos em sua maioria apoiaram o político o qual ele detesta, não vamos citar nomes, pois todos sabem quem é. Ao fazer isso, ele trata todos os religiosos como pessoas ignorantes, incultas e iletradas, o que não é verdade, pois existiram e existem inúmeros religiosos que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento da ciência, a álgebra que o diga, não é mesmo?
Por fim para não dizer que o livro é totalmente inútil, aproveita-se algumas indicações literárias a respeito do tema e alguns conceitos que não exigem posição ideológica também são aproveitáveis.
Nota 03 porque sou um ser admirável e generoso.