The Kingdom of Back

The Kingdom of Back Marie Lu

Resenhas - The Kingdom of Back

Lauraa Machado 11/01/2021

Ótimo!
Marie Lu é uma das minhas autoras favoritas, então eu já esperava muito desse livro, mas confesso que ainda assim estava um pouco apreensiva. The Kingdom of Back é bem diferente dos outros livros que ela já escreveu, mais pela parte de ficção histórica, então não tinha como eu imaginar o que ela faria com essa temática nova, essa mistura de realidade, de um mundo antigo com um imaginado e a incerteza constante sobre ser ou não algo real.

Essa talvez seja a minha parte favorita do livro, nunca saber ao certo se tudo aconteceu ou se foi algo que Nannerl e Woferl imaginaram só. Acho, afinal, que a verdadeira mágica do livro está aí, nessa mistura, nesses sonhos deles, no jeito que eles criam o mundo e ainda precisam o desbravar depois.

O enredo não é muito movimentado, mas tem um pouco de aventura de vez em quando, o que o deixa bem interessante. Não é um livro perfeito, mas ele entrega bem o que se propõe, e eu só tenho algumas poucas ressalvas a comentar.

A primeira delas é sobre as regras do reino mágico em relação ao real. Acho que precisava ficar um pouco mais claro por que a protagonista precisava estar em tal lugar do mundo em tal dia para ir para um lugar mágico como o reino. Minha segunda ressalva é só para como me senti lendo. Como tudo era novo, mágico e inesperado, eu acabei não conseguindo entender as regras do que era possível, dos limites do reino, o que me impediu de ficar tensa com as cenas mais importantes do livro. Ou seja, não tinha como eu ficar ansiosa ou me surpreender com o clímax quando eu nem sabia direito quais eram as coisas que a Nannerl conseguia ou não fazer. Também acho que algumas cenas, por exemplo Hyacinth na torre (se você leu, vai entender) precisavam ser mais descritas e menos resumidas.

Minha última ressalva é que, apesar de eu conseguir imaginar o reino perfeitamente, não consegui imaginar pessoas vivendo nele. Quando a protagonista só conhece umas duas ou três, fica difícil acreditar que é um mundo populado, ainda mais do tamanho que foi dito que era.

Mas ainda achei o livro ótimo, amei ver a diferença do tratamento do pai da Nannerl em relação a ela e ao seu irmão, o quanto o mundo era restrito para ela por ser mulher. Aliás, a relação dela com os pais, principalmente com o pai, é uma das mais complexas que já encontrei e acho que a autora não poderia ter desenvolvido e abordado melhor! Recomendo principalmente se você está procurando um livro que se passa no século dezoito e que fala de música e de uma garota que cria e então se vê envolvida nos problemas de um reino mágico. Ou seja, exatamente o que o livro se propõe, ele entrega.

Mirella | @readingmirella 31/10/2021

fora da curva;
esse livro é definitivamente algo bem diferente do esperado para a marie lu, mas foi uma boa experiência. adoro livros que tratam relacionamento entre irmãos e esse não foi diferente. ele é bem lento, principalmente para quem já está acostumado com o ritmo dela, mas valeu a pena.

marina 17/01/2022

Marie Lu obrigada por tudo.
É muito difícil se identificar com a Nannerl, ter um irmão prodígio que tem as mesmas qualidades que você mas é melhor, e que no fundo só quer ser igual a você. E mesmo amando ele de paixão, queria ser igual.
Mas é ainda mais difícil saber que ela passou pelo esquecimento por ser mulher na época em que ela viveu.
Acho muito legal quando existem elementos da história real misturados com mundos fictícios, e eu aprendi bastante sobre a vida do Mozart e da família.
E OS MAPAS DESSE LIVRO AMO MAPAS

Giovanna.paginasda 16/07/2023

Um musical em forma de livro. @paginasdagio
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro, foi o fato de ser baseado em fatos reais. Afinal, todo mundo aqui já ouviu falar de Wolgang Mozart. Mas você sabia que Mozart tinha uma irmã mais velha igualmente talentosa na música? Pois eu também não sabia!

Quando li isso, fui direto procurar no google e li toda a história de Nannerl, sobre ela ter tocado para vários reinos na Europa, mas seu pai sempre preferir o Wolfgang e não deixá-la compor só por ser mulher.

O livro mostra bem isso, o sofrimento da Nannerl, o desejo de ser reconhecida pelo talento e não ser esquecida. Por mais que ela amasse o irmão, ela sentia uma ponta de raiva e inveja dele.

Sobre a escrita, o livro tem bastante descrições, para explicar um jardim é quase meia página e eu acaba pulando essas partes, mesmo que sejam feitas para nos deixar mais por dentro da construção de mundo, mas as vezes era cansativo.

Eu achei o livro muito lindo, é realmente como se fosse um musical em palavras, a beleza do Kingdom of Back, o modo como Nannerl e Wolfgang retratavam suas músicas.

Para quem quer algo completamente diferente, uma fantasia linda que entra na nossa mente e ainda nos faz aprender sobre fatos reais, essa é uma indicação incrível.

Aleksia 04/01/2024

A autora era obcecada com Mozart e ao ler uma biografia descobriu que ele tinha uma irmã (pouco mencionada na história) e decidiu criar uma fantasia em cima disso.
Na minha opinião o ponto mais marcante do livro não é a criação do mundo alternativo, até porque pareceu que eu estava lendo uma personagem com esquizofrenia. Mas o que a autora conseguiu construir bem foi o desejo da Nannerl de ser grandiosa e nunca esquecida sendo constantemente reprimido pelo patriarcado da época em que ela viveu.