Depois do Futuro

Depois do Futuro Franco "Bifo" Berardi

Resenhas - Depois do Futuro

vidacomleitura 08/07/2020

Onde estamos e para onde vamos?
"O século XX concretizou a época que acreditou no futuro. Essa época acabou, não há dúvida." Franco Berardi é filósofo, ativista italiano e veterano de maio de 1968. No seu livro "Depois do futuro", ele cria pontes entre ideias culturais, políticas e sociais para apresentar uma reflexão crítica acerca de fenômenos atuais. A partir da intertextualidade das vanguardas são discutidos temas como o desaparecimento da sensibilidade, a descrença no progresso e os problemas que aguardam as novas gerações digitais. O título faz parte da coleção exit, da editora ubu, que se propõe a analisar as questões do século XXI. Onde estamos e para onde vamos? A leitura desse espaço editorial nos permite um entendimento mais preciso sobre assuntos complexos e relevantes dos dias de hoje.

Gabi Buarque 27/08/2019

sociedade pós-moderna
livro essencial pra compreensão da sociedade pós-moderna em que vivemos hoje. todos seus estímulos, informações, tecnologias, automatismos, bolhas, algoritmos e as conseqüências comportamentais já percebidas, como a precarização do ser humano em relação à máquina, a perda de sensibilidade e empatia, o aumento da depressão e suicídios, a expansão da extrema direita no mundo e a dificuldade de comunicação com a geração mais nova, causa direta dessa formação conectiva na qual uma criança aprende mais palavras com a máquina do que com a mãe e o pai.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

O futuro já não é fonte de esperança tal como era percebido nas vanguardas do século XX. Ao invés de promissor e brilhante, o porvir que aguarda as novas gerações nascidas em berço digital, precarizadas e altamente conectadas, é incerto e amedrontador. Aqui, o filósofo e ativista italiano Franco "Bifo" Bernardi, veterano do Maio de 1968, articula filosofia, política, arte, cinema e literatura para fazer um diagnóstico crítico de nosso tempo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978857126214

Diana 31/12/2021

Futuro ou sem futuro
Não é o tipo de obra que costumo ler, por isso não sei se minha avaliação é a melhor que o livro poderia ter. É fácil ler, fácil de compreender, com muito conteúdo sobre o tema e interessante para quem gosta de saber mais sobre o futuro ou a falta dele.