Primeiro Andar

Primeiro Andar Mário de Andrade

Resenhas -

Mutante X 17/11/2023

Verborrágico
Estava preocupado em fazer uma crítica negativa de um livro de Mário de Andrade - MÁRIO DE ANDRADE! - e ser linchado pelo povo cult pela heresia. Mas o próprio autor e seus críticos, na época em que este livro foi publicado originalmente (1943) consideraram os contos bem ruins, então respirei aliviado para dizer: que livro chato!! Estive a um passo de largá-lo, mas sou teimoso e não desisto. Fiz bem, porque os contos iniciais são piores e os posteriores melhoram um pouco - mas só um pouco.
Um dos motivos pelo sentimento de rejeição foi pelo linguajar que, embora compreenda a época em que foi escrito, é bastante complicado. É sempre bom aprender novas palavras e enriquecer o vocabulário, principalmente no contexto daquele período, mas o problema maior é que os contos pareciam não fazer sentido, com ideias que não se conectavam e não levavam a lugar algum. Juro que me esforcei, mas não consegui me encantar pela verborragia do autor. Faço minhas as palavras de Prudente de Moraes, descritas no apêndice do livro: "Dá raiva na gente. Em certos pedaços, fica-se com vontade de mandar um pé de ouvido no autor. Mas não é possível ficar-se indiferente".

site: http://mutantexis.wordpress.com