Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

Vininini 25/08/2021

Feynman e os rolês aleatórios
Richard P. Feynman é o cara!
Nobel em Física, arrombador de cofres, desvendou o mistério do desastre do Ônibus Espacial Challenger, e de quebra ainda veio pro Brasil tocar frigideira em uma escola de samba no Carnaval. É difícil acreditar que esse cara realmente existiu.

Rafael.Santiago 15/08/2021

Excêntrico e divertido
O livro é uma reunião de memórias escritas pelo próprio Richard Feynman. Ao contrário do que a maioria possa imaginar o livro não fica a maior parte do tempo discutindo aspectos científicos ou teorias Físicas, na maior parte o livro é centrado em histórias curiosas originadas muitas vezes da personalidade excêntrica e nada ortodoxa de Feynman.

Tem um capítulo em que ele expõe suas impressões sobre o ensino brasileiro que todo professor, educador brasileiro deveria ler.

Sabe aquelas pessoas que te pegam de papo e têm sempre algo maluco, uma história curiosa, improvável, impossível ou que mesmo irrisória ainda te prende a atenção? Esse livro vai te fazer se sentir com uma pessoa dessas e de forma similar o seu tempo vai voar na companhia dele.

Rennanzinho 25/07/2021

Um grande contador de histórias, além de gênio da Física
Histórias engraçadas, intrigantes e que mostram diferentes lados e experiências de uma personalidade mais conhecida pela sua contribuição para a pesquisa e ensino de Física. É divertido mergulhar em suas memórias que, por vezes, parecem fantásticas demais para serem reais, mas que não perdem a qualidade por isso. Richard Feynman se mostra bem humorado, humilde perante a dúvida e ao desconhecimento e um aventureiro. Os relatos sobre seus relacionamentos amorosos e de amizade são um convite para entendermos sua personalidade. Sua imaginação, curiosidade e pragmatismo estão presentes em toda sua vida. É interessante ver sua relação com outros físicos importantes da época e sua paixão pelo ensino, especialmente em sua passagem pelo Brasil. Uma leitura leve e divertida, recomendo!

Gabriel A. 13/07/2021

Nessa autobiografia, Richard P. Feynman faz um relato das suas vivências e experiências no mundo acadêmico e também na sua vida pessoal. Através de histórias que vão desde arrombar cofres que guardavam informações sobre o programa nuclear, músico de bloco de carnaval a ganhar o prêmio Nobel, você vai conhecer um pouco da vida desse bem humorado e excêntrico físico.

Curioso nato desde pequeno e dono de uma personalidade ímpar, Feynman sempre se mostrou ser fora dos padrões. É muito interessante ver como ele sempre pensava de forma lógica ao observar o mundo, fenômenos e até a mesmo o comportamento daqueles à sua volta. Feynman conhecia seus limites e sempre buscava nos estudos e na prática uma forma de superar suas limitações, por isso era muito bem sucedido em tudo aquilo que se dispunha a fazer.

O físico narra suas histórias inusitadas de forma simples e com muito bom humor, é impossível não dar boas risadas com alguns casos de sua infância, suas passagens por Princeton, MIT, Caltech e também pelo Brasil, além de muitas outras. Com certeza você vai se divertir muito com esse livro. Acredito que seja uma leitura essencial para quem é e também quem não é da área. Algumas histórias como a gorjeta em uma xícara de cabeça para baixo e da porta do dormitório vão te render umas boas risadas.

Feynman foi um gênio e uma pessoa muito divertida e sua personalidade única o tornou muito popular dentro da área acadêmica e também fora dela. Teve uma contribuição importantíssima para a física teórica e para a ciência, além de ser um professorar fantástico e Nobel de física, mas a impressão que dá é que ele parecia não ter muita noção da sua grandeza ou nem mesmo dava importância a isso.

A minha admiração por Feynman só aumentou após essa leitura. Com toda certeza ele entra para o meu hall de "pessoas que eu chamaria pra tomar uma cerveja e conversaria por horas e horas".

Laislla 17/06/2021

Que ser humano espetacular! Dono de uma curiosidade absurda e um jeito muito peculiar de ver as coisas. Precisamente por conta dessa sua natureza curiosa, ele acabou aprendendo inúmeras coisas, que relata nessas suas histórias. Desde aprender a tocar frigideira e terminar se apresentando no carnaval do Rio a aprender a desenhar e terminar vendendo quadros em uma mostra de arte! Muito interessante a simplicidade com que ele relata suas descobertas em relação a seus hobbies, como o fato de ser um exímio arrombador de cofres - coisa muito fácil para o Feynman pregador de peças -, acrescentadas sutilmente aos relatos do desenvolvimento de sua carreira. Inspiradores, esse livro, essas histórias, e esse homem nos fazem crer que tudo é possível e que só precisamos ser curiosos e nos divertirmos a cada momento em tudo que fazemos. Foi isso que ele fez a vida inteira!

Naiara.Prates 10/06/2021

Amei esse sujeito, dizem que o Sheldon da série The Big Bang Theory foi inspirado nele, não me surpreende, é um Nobel que possui uma forma irreverente de ver e viver a vida. A leitura é leve, gostosa e divertida!

Neno 30/05/2021

“We call it science, but in the end, it’s just unbridled curiosity.”
Autobiografia de um físico brilhante, excelente docente da Caltech e Cornell, ganhador do Nobel de física em 1965, um dos integrantes no projeto Manhattan e um ser humano muitíssimo interessante e perspicaz, um verdadeiro entusiasta da vida.
Feynman discorre ao longo de sua jornada, seus anos de graduação em Princeton e MIT, a amálgama de triunfo e remorso entre sua equipe de físicos brilhantes para a criação de uma bomba nuclear em Los Alamos que pôs fim a segunda guerra mundial, suas experimentações na eletrodinâmica quântica que renderam feitos incalculáveis, e os meses no Brasil em que lecionou e reformulou o modo canhestro de educação automultiplicadora.
A filosofia Feynman nos convida a adotar uma perspectiva diferente sobre o método científico, a capacidade de destrinchar e questionar conceitos complexos, a busca pelo conhecimento puro, sem caráter moral, o esforço consistente através de experimentos, vai muito além do prestígio em si. Em sua visão, o pensamento lógico está acima do ego e insensatez, não importava com quem estava falando, estava preocupado somente com a física.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/18ZTGOSPg7YHfq0Mo99MTMFHoZU6WEhxD/view?usp=sharing

Julia.Dani 21/05/2021

Só pode ser brincadeira...
Neste livro você conhece um pouco mais sobre a vida do físico Richard Feynman e também sobre a sua visão de mundo e vivências. Em um capítulo ele conta sobre quando veio ao Brasil e suas experiências aqui (incluindo uma crítica ao nosso sistema educacional). Leitura leve e divertida, super indico.

Ricardo.Barroso 21/05/2021

Biografia diferente
Eu adoro ler biografias, principalmente de pessoas inspiradoras ou que atuaram em alguma coisa relacionada a meu trabalho. Eu sabia pouca coisa sobre Richard Feynman, principalmente sua reputação como ótimo professor de física. Nessa biografia, como o próprio título indica, os capítulos são organizados em histórias curtas e inusitadas, quase como "causos" numa conversa, que vão desde a arte de arrombar fechaduras, a participação no projeto que criou a bomba atômica, sua passagem pelo Brasil e a cerimônia em que ganhou o prêmio Nobel. Algumas histórias são mais ou menos interessantes. Eu particularmente prefiro quando ele faz comentários sobre os métodos de ensino e de pesquisa e sinto uma vergonha alheia quando ele revela seu lado mulherengo ou quando elogia os militares. Vale a leitura pelo menos pela diversidade das histórias e para pensar "Duvido que seja tudo verdade!".

Debs 15/04/2021

Brilhante.
Feynman é aquele professor que te chama a ser mais curioso e a lembrar que todo conhecimento é válido e útil, mesmo que você nunca venha a usá-lo, propriamente. De uma forma bem particular, esse livro me lembrou da minha paixão (há tempos abandonada, por não saber lidar com as limitações da época, além de ser desencorajada) pelas ciências exatas. Vou voltar a estudar, e de forma independente agora, muito em breve. Ele é o professor que eu gostaria de ter tido.

Mateus 14/04/2021

É uma boa coletânea de histórias do Feynman, que foi uma pessoa admirável. A sua crítica ao ensino de física aqui no Brasil ainda continua relevante, infelizmente.

Franz.Moya 07/04/2021

Biografia voltada ao aspecto social.
Um prodígio, que se encontrou na ciência.
Com uma rapidez de raciocínio, desenvoltura e disposição a encarar o desconhecido, Sr. Feynman se destacou por onde passou.
Inclusive em suas visitas ao nosso Brasil, onde além de trabalhar como professor, se aventurou a ser percussionista de escola de samba.
A biografia é voltada quase que totalmente para o aspecto social de sua vida, mas vão haver relatos do trabalho sem profundidade em sua maior parte do tempo, embora em alguns poucos momentos vai causar estranheza em quem não tiver noções de física.

Laurex 29/03/2021

PERFEITO!
As histórias do Feynman são hilárias, é um livro muito bom, ri muito em vários momentos e me diverti com a leitura. Indico para todos que gostam de histórias de vida. Feynman foi um gênio
Larittrix 03/04/2021minha estante
Ele fala de física ou só sobre as histórias da vida dele?

Laurex 03/04/2021minha estante
Histórias da vida!

Larittrix 03/04/2021minha estante
Nada de física?

lucas 22/03/2021

Feynman tinha um pedaço brasileiro
Feymnan foi e é um homem ímpar! Esse livro ressalta suas excentricidades. Para quem quer conhecer mais desse homem, é um ótimo livro.
Para mim, o melhor capítulo foi sobre sua estadia no Brasil.