Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

Vininini 25/08/2021

Feynman e os rolês aleatórios
Richard P. Feynman é o cara!
Nobel em Física, arrombador de cofres, desvendou o mistério do desastre do Ônibus Espacial Challenger, e de quebra ainda veio pro Brasil tocar frigideira em uma escola de samba no Carnaval. É difícil acreditar que esse cara realmente existiu.

Gabriel A. 13/07/2021

Nessa autobiografia, Richard P. Feynman faz um relato das suas vivências e experiências no mundo acadêmico e também na sua vida pessoal. Através de histórias que vão desde arrombar cofres que guardavam informações sobre o programa nuclear, músico de bloco de carnaval a ganhar o prêmio Nobel, você vai conhecer um pouco da vida desse bem humorado e excêntrico físico.

Curioso nato desde pequeno e dono de uma personalidade ímpar, Feynman sempre se mostrou ser fora dos padrões. É muito interessante ver como ele sempre pensava de forma lógica ao observar o mundo, fenômenos e até a mesmo o comportamento daqueles à sua volta. Feynman conhecia seus limites e sempre buscava nos estudos e na prática uma forma de superar suas limitações, por isso era muito bem sucedido em tudo aquilo que se dispunha a fazer.

O físico narra suas histórias inusitadas de forma simples e com muito bom humor, é impossível não dar boas risadas com alguns casos de sua infância, suas passagens por Princeton, MIT, Caltech e também pelo Brasil, além de muitas outras. Com certeza você vai se divertir muito com esse livro. Acredito que seja uma leitura essencial para quem é e também quem não é da área. Algumas histórias como a gorjeta em uma xícara de cabeça para baixo e da porta do dormitório vão te render umas boas risadas.

Feynman foi um gênio e uma pessoa muito divertida e sua personalidade única o tornou muito popular dentro da área acadêmica e também fora dela. Teve uma contribuição importantíssima para a física teórica e para a ciência, além de ser um professorar fantástico e Nobel de física, mas a impressão que dá é que ele parecia não ter muita noção da sua grandeza ou nem mesmo dava importância a isso.

A minha admiração por Feynman só aumentou após essa leitura. Com toda certeza ele entra para o meu hall de "pessoas que eu chamaria pra tomar uma cerveja e conversaria por horas e horas".

Crys 07/07/2020

De arrombador de cofres a pintor, as artes de Feynman
Uma das melhores coisas sobre o Sr. Feynman é a sua completa franqueza com o interlocutor, seja quem ele for, quando se trata de física. Ele narra a importância da boa crítica em discussões com leigos e colegas de trabalho, tanto na construção da bomba quanto em outros trabalhos importantes. Feynman era o tipo de pessoa que um cientista grande não hesitaria em chamar para discutir sua teoria, pois não importava se fosse Dirac na sua frente, ele diria se ela era um absurdo. Pessoalmente fico feliz de que esses renomados professores compreendessem o valor da crítica, tendo em vista que a minha experiência pessoal é a de que a academia está cheia de ressentidos.

Letícia 03/01/2021

Figuraça!
Este livro foi um grata surpresa! Não conhecia sua história, mas gosto de ler sobre personalidades que foram destaque e inspiração para sua época. Feynman além de um físico notável, foi uma pessoa essencialmente curiosa. Desde o início do livro nos mostra isso, contando sobre a infância e o laboratório improvisado onde abria e remontava equipamentos, posteriormente realizando consertos devido às habilidades adquiridas. Se aventurou aprendendo a desenhar, tocar tambor - adorava uma festa - e arrombar cofres! Entres as várias histórias exóticas presentes nesse livro, que me proporcionaram vários risos, me comovo principalmente com a coragem de retorquir e discutir sobre suas áreas de interesse (seja quem for o interlocutor) e de se arriscar a estudar coisas novas de diversas áreas por prazer e diversão! Nunca abandonou atividades que trouxessem satisfação. Sem dúvidas, vale a pena!

Franz.Moya 07/04/2021

Biografia voltada ao aspecto social.
Um prodígio, que se encontrou na ciência.
Com uma rapidez de raciocínio, desenvoltura e disposição a encarar o desconhecido, Sr. Feynman se destacou por onde passou.
Inclusive em suas visitas ao nosso Brasil, onde além de trabalhar como professor, se aventurou a ser percussionista de escola de samba.
A biografia é voltada quase que totalmente para o aspecto social de sua vida, mas vão haver relatos do trabalho sem profundidade em sua maior parte do tempo, embora em alguns poucos momentos vai causar estranheza em quem não tiver noções de física.

Julia.Dani 21/05/2021

Só pode ser brincadeira...
Neste livro você conhece um pouco mais sobre a vida do físico Richard Feynman e também sobre a sua visão de mundo e vivências. Em um capítulo ele conta sobre quando veio ao Brasil e suas experiências aqui (incluindo uma crítica ao nosso sistema educacional). Leitura leve e divertida, super indico.

Rafael.Santiago 15/08/2021

Excêntrico e divertido
O livro é uma reunião de memórias escritas pelo próprio Richard Feynman. Ao contrário do que a maioria possa imaginar o livro não fica a maior parte do tempo discutindo aspectos científicos ou teorias Físicas, na maior parte o livro é centrado em histórias curiosas originadas muitas vezes da personalidade excêntrica e nada ortodoxa de Feynman.

Tem um capítulo em que ele expõe suas impressões sobre o ensino brasileiro que todo professor, educador brasileiro deveria ler.

Sabe aquelas pessoas que te pegam de papo e têm sempre algo maluco, uma história curiosa, improvável, impossível ou que mesmo irrisória ainda te prende a atenção? Esse livro vai te fazer se sentir com uma pessoa dessas e de forma similar o seu tempo vai voar na companhia dele.

Vanessa Cardamone 19/10/2020

Só pode estar brincando, Sr. Feynman!
O livro sob o título "Só pode estar brincando, Sr. Feynman!" escrito pelo físico ganhador do Prêmio Nobel - Richard Feynman, foi publicado pela Editora Intrínseca no ano de 2019 (a presente edição). As excêntricas aventuras de um físico (subtítulo do livro) estão divididas em 5 partes de sua trajetória que perpassa desde a infância até o doutorado. O livro é uma autobiografia inusitada e não estritamente cronológica, as aventuras de Feynman expõem o tipo de pessoa que ele era, excêntrico e fascinante, as histórias narradas em 1ª pessoa promovem uma leitura fluida e cativante, como um amigo compartilhando seus causos. Embora seja um livro de aventuras em alguns dos capítulos é possível perceber críticas que o Feynman fez sobre a maneira como as coisas são estruturadas, desde a execução de tarefas na cozinha de um hotel até o sistema educacional brasileiro e como isso afeta a produção de ciência no país. É um livro divertido que pode ser lido por aqueles que gostam de histórias inusitadas ou que adorariam conhecer a pessoa por trás do Prêmio Nobel, um gênio incomum, Richard Feynman.

Paula 15/12/2020

O melhor professor que nunca tive
Esse homem só pode estar de brincadeira! É difícil acreditar que tenha existido um gênio como Richard Feynman em nossos tempos. Um verdadeiro gênio, curioso e obstinado em descobrir tudo o que fosse novo e diferente. Não é de se espantar que outros crânios como Bill Gates se inspirem nele como pessoa e profissional.
Não achei que fosse conseguir ler um livro desse, de um dos grandes mestres da física, já que tenho muita dificuldade com ciências exatas. Mas as histórias são tão bem explicadas e narradas pelo autor que é como se nos sentássemos com ele e conversássemos, ouvindo extasiados as descobertas e os pensamentos desse homem.
Além de ter ganhado o prêmio Nobel, Feynman consertou rádios com 8 anos de idade, arrombou cofres, desfilou no carnaval do Brasil, pintou quadros e tocou tambor em um balé! Tudo isso com muita empolgação e humildade. Posso dizer que quase me apaixonei por ele, né?
Recomendo esse livro a quem queira conhecer uma pessoa incrível e se interessar imensamente pelo mundo e sua natureza e aprender a aprender.
"Não entendo qual é o problema com as pessoas: elas não aprendem por compreensão, mas de alguma outra forma - por memorização ou algo assim. O conhecimento delas é tão frágil!" (p. 38)

Rodrigo.Silva 28/05/2020

Brilhante
Feynman com certeza é o estereótipo de senso de produção de ideias de um físico e um estereótipo de comportamento de um comediante. Gente boníssima!!
E em tudo que ele se propõe a fazer ele é extremamente bem sucedido, sendo o sucesso no que faz, derivado do entendimento que ele tem sobre o assunto.

São várias histórias boas, me deliciei com o livro ao longo de alguns meses, usando-o como livro de cabeceira, sempre lendo alguma coisa depois de um dia longo ou quando queria me divertir. Logo no início percebi que deveria racionar a leitura se não eu devoraria o conteúdo em poucas horas.

O que mais me intriga em Feynman, não é seu Nobel nem sua aptidão nas ciências, mas sim sua capacidade de estabelecer pensamentos completamente racionais, descontruí-los e aproveitar o máximo de cada ideia que surge em sua mente e depois reformula-los.
Faz críticas bem válidas ao campo das ciências, ao comportamento das pessoas e sobretudo à educação científica e geral. O que ele chama de "ciência do culto da carga" abriu minha mente para outro horizonte.

Com certeza Feynman não era "normal", nem em sua época nem hoje o seria. Talvez ainda não tenhamos alcançado a época em que sua mente estava, ou nem próximo disso, um visionário.
@YasmineComY 29/05/2020minha estante
Estou no início da leitura e acheo o Sr. Feynman uma figura muito irreverente.

Rodrigo.Silva 29/05/2020minha estante
Sim. Ele era sensacional, um figurão.

@YasmineComY 29/05/2020minha estante
Bom saber. Vou ler com mais vontade ainda.

Claudinha 31/05/2020

Muito interessante ler um pouquinho da história de vida do Feynman, que entre poucos físicos era uma pessoa extrovertida e muito brincalhão. O que mais gostei foi que ele se mostrou uma pessoa sem medo de errar e tentou fazer de tudo na vida, inclusive aprender pintar quadros e até ganhar dinheiro com eles kkk na verdade ele era um curioso e tinha amor pelo aprendizado.

Laurex 29/03/2021

PERFEITO!
As histórias do Feynman são hilárias, é um livro muito bom, ri muito em vários momentos e me diverti com a leitura. Indico para todos que gostam de histórias de vida. Feynman foi um gênio
Larittrix 03/04/2021minha estante
Ele fala de física ou só sobre as histórias da vida dele?

Laurex 03/04/2021minha estante
Histórias da vida!

Larittrix 03/04/2021minha estante
Nada de física?

Francisco 07/02/2020

Se é melhor pra você, então não se importe.
Este é um livro sobre a vida de Feynman, ou melhor, é um livro sobre as aventuras do fantástico físico cientista Dick Feynman e sua maneira leve e peculiar de olhar a vida. E é também uma obra repleta de ensinamentos e experiências enriquecedoras.

Achei o livro ótimo. De início foi uma leitura puxada e tediosa, até pensei que iria me enveradar num enredo sobre pura matemática... Mas a cada página que passava ele me cativava mais, que logo já me peguei pensando em o que mais conseguiria aprender com esse cara.

Otavio.Arruda 25/05/2020

Excelente!
De leitura muito fluida, as estórias de Richard Feynman são, como Bill Gates diz no prefácio, aborda temas físicos com sutileza. Exitem trechos no livro onde ele mostra como a metodologia de ensino acadêmico se preocupa mais com corolários do que com o aprendizado dos alunos e no último capítulo deveria ser lido por todos, pois é onde o Sr. Feynman descreve claramente como se distinguem a ciência da pseudociência.