Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Vininini 25/08/2021

Feynman e os rolês aleatórios
Richard P. Feynman é o cara!
Nobel em Física, arrombador de cofres, desvendou o mistério do desastre do Ônibus Espacial Challenger, e de quebra ainda veio pro Brasil tocar frigideira em uma escola de samba no Carnaval. É difícil acreditar que esse cara realmente existiu.

Gabriel A. 13/07/2021

Nessa autobiografia, Richard P. Feynman faz um relato das suas vivências e experiências no mundo acadêmico e também na sua vida pessoal. Através de histórias que vão desde arrombar cofres que guardavam informações sobre o programa nuclear, músico de bloco de carnaval a ganhar o prêmio Nobel, você vai conhecer um pouco da vida desse bem humorado e excêntrico físico.

Curioso nato desde pequeno e dono de uma personalidade ímpar, Feynman sempre se mostrou ser fora dos padrões. É muito interessante ver como ele sempre pensava de forma lógica ao observar o mundo, fenômenos e até a mesmo o comportamento daqueles à sua volta. Feynman conhecia seus limites e sempre buscava nos estudos e na prática uma forma de superar suas limitações, por isso era muito bem sucedido em tudo aquilo que se dispunha a fazer.

O físico narra suas histórias inusitadas de forma simples e com muito bom humor, é impossível não dar boas risadas com alguns casos de sua infância, suas passagens por Princeton, MIT, Caltech e também pelo Brasil, além de muitas outras. Com certeza você vai se divertir muito com esse livro. Acredito que seja uma leitura essencial para quem é e também quem não é da área. Algumas histórias como a gorjeta em uma xícara de cabeça para baixo e da porta do dormitório vão te render umas boas risadas.

Feynman foi um gênio e uma pessoa muito divertida e sua personalidade única o tornou muito popular dentro da área acadêmica e também fora dela. Teve uma contribuição importantíssima para a física teórica e para a ciência, além de ser um professorar fantástico e Nobel de física, mas a impressão que dá é que ele parecia não ter muita noção da sua grandeza ou nem mesmo dava importância a isso.

A minha admiração por Feynman só aumentou após essa leitura. Com toda certeza ele entra para o meu hall de "pessoas que eu chamaria pra tomar uma cerveja e conversaria por horas e horas".

Ananda 05/09/2021

Um verdadeiro trocista
O professor Feynman fazia brincadeiras que só ele achava graça, como arrombar o cofre que tinha informações confidenciais da bomba atômica ou mandar cartas codificadas de dentro do assentamento militar em época de guerra.
Pois bem, ele não tinha só defeitos, era muito bom no que fazia e sempre estava disposto a aprender. Levou a vida com muita leveza, aprendeu a desenhar, tocava bongô e participou do carnaval brasileiro.
A sua crítica a educação brasileira deve ser lida por todos os acadêmicos e professores, pois apesar dos anos que já se passaram, os problemas educacionais do Brasil continuam os mesmos.
Indico também esse livro para aqueles que querem saber como foi a construção da bomba atômica ou o que pensa um ganhador do Nobel.
Um livro fácil de ler e autobiográfico.
FalaLud 20/07/2022minha estante
Que legal, já quero ler!

Max 22/01/2023

Sambista e físico teórico...
Feynman, foi um cientista, físico teórico, ganhador do Nobel, sua característica de ser bem humorado e curioso acerca de tudo o que cercava, desde abrir cofres, tocar tambor, fazer pegadinhas e formular teorias quânticas, chegou a lecionar no Brasil e sair numa escola de samba, ele sempre me inspirou. Aqui estão reunidas algumas das histórias que sempre ouvi dele.
Recomendo!

lucazenriqué 17/03/2024

Uma ótima demonstração de como fazer um livro biográfico divertido de ler. Com escolhas de histórias realmente interessantes a serem contadas, ele não fica cansativo, mesmo sendo um compilado bem completo. E num mundo onde físicos são tão estigmatizados como ?nerds estranhos", Feynman mostra que a ideia é ser legal e também curtir a vida. Excelente leitura. Qualquer cientista se identificaria com vários momentos mencionados, tira várias boas risadas, e com certeza vale a pena ser lido por qualquer físico/interessado em física.

Cristiane190 07/07/2020

De arrombador de cofres a pintor, as artes de Feynman
Uma das melhores coisas sobre o Sr. Feynman é a sua completa franqueza com o interlocutor, seja quem ele for, quando se trata de física. Ele narra a importância da boa crítica em discussões com leigos e colegas de trabalho, tanto na construção da bomba quanto em outros trabalhos importantes. Feynman era o tipo de pessoa que um cientista grande não hesitaria em chamar para discutir sua teoria, pois não importava se fosse Dirac na sua frente, ele diria se ela era um absurdo. Pessoalmente fico feliz de que esses renomados professores compreendessem o valor da crítica, tendo em vista que a minha experiência pessoal é a de que a academia está cheia de ressentidos.

Letícia 03/01/2021

Figuraça!
Este livro foi um grata surpresa! Não conhecia sua história, mas gosto de ler sobre personalidades que foram destaque e inspiração para sua época. Feynman além de um físico notável, foi uma pessoa essencialmente curiosa. Desde o início do livro nos mostra isso, contando sobre a infância e o laboratório improvisado onde abria e remontava equipamentos, posteriormente realizando consertos devido às habilidades adquiridas. Se aventurou aprendendo a desenhar, tocar tambor - adorava uma festa - e arrombar cofres! Entres as várias histórias exóticas presentes nesse livro, que me proporcionaram vários risos, me comovo principalmente com a coragem de retorquir e discutir sobre suas áreas de interesse (seja quem for o interlocutor) e de se arriscar a estudar coisas novas de diversas áreas por prazer e diversão! Nunca abandonou atividades que trouxessem satisfação. Sem dúvidas, vale a pena!

Julia.Dani 21/05/2021

Só pode ser brincadeira...
Neste livro você conhece um pouco mais sobre a vida do físico Richard Feynman e também sobre a sua visão de mundo e vivências. Em um capítulo ele conta sobre quando veio ao Brasil e suas experiências aqui (incluindo uma crítica ao nosso sistema educacional). Leitura leve e divertida, super indico.

Lia Gracy 17/08/2023

A frente do seu tempo
GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL de Física em 1965, Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso e de curiosidade e audácia absurdas, ele relembra neste livro quando trocou ideias sobre física atômica com Einstein, quebrou o segredo de cofres que continham informações sobre o programa nuclear, deu aulas e desfrutou do Carnaval no Brasil, entre outros episódios excêntricos e fascinantes, que inspiram leitores famosos, como Bill Gates, e também todos os que adoram a física e os mistérios que só ela é capaz de desvendar.

Moya2 07/04/2021

Biografia voltada ao aspecto social.
Um prodígio, que se encontrou na ciência.
Com uma rapidez de raciocínio, desenvoltura e disposição a encarar o desconhecido, Sr. Feynman se destacou por onde passou.
Inclusive em suas visitas ao nosso Brasil, onde além de trabalhar como professor, se aventurou a ser percussionista de escola de samba.
A biografia é voltada quase que totalmente para o aspecto social de sua vida, mas vão haver relatos do trabalho sem profundidade em sua maior parte do tempo, embora em alguns poucos momentos vai causar estranheza em quem não tiver noções de física.

Angelo.Miguel 23/01/2022

Feynman, além de ter sido um físico brilhante (ganhador do prêmio Nobel), aparentemente era uma pessoa muito divertida, curiosa e com uma visão de mundo única. Gostei bastante de ler essa "biografia" com suas aventuras e ideias sobre os assuntos mais diversos ( de histórias sobre a bomba atômica e problemas da educação brasileira até experiências extracorpórea ).

Vanessa Cardamone 19/10/2020

Só pode estar brincando, Sr. Feynman!
O livro sob o título "Só pode estar brincando, Sr. Feynman!" escrito pelo físico ganhador do Prêmio Nobel - Richard Feynman, foi publicado pela Editora Intrínseca no ano de 2019 (a presente edição). As excêntricas aventuras de um físico (subtítulo do livro) estão divididas em 5 partes de sua trajetória que perpassa desde a infância até o doutorado. O livro é uma autobiografia inusitada e não estritamente cronológica, as aventuras de Feynman expõem o tipo de pessoa que ele era, excêntrico e fascinante, as histórias narradas em 1ª pessoa promovem uma leitura fluida e cativante, como um amigo compartilhando seus causos. Embora seja um livro de aventuras em alguns dos capítulos é possível perceber críticas que o Feynman fez sobre a maneira como as coisas são estruturadas, desde a execução de tarefas na cozinha de um hotel até o sistema educacional brasileiro e como isso afeta a produção de ciência no país. É um livro divertido que pode ser lido por aqueles que gostam de histórias inusitadas ou que adorariam conhecer a pessoa por trás do Prêmio Nobel, um gênio incomum, Richard Feynman.

Paula1735 15/12/2020

O melhor professor que nunca tive
Esse homem só pode estar de brincadeira! É difícil acreditar que tenha existido um gênio como Richard Feynman em nossos tempos. Um verdadeiro gênio, curioso e obstinado em descobrir tudo o que fosse novo e diferente. Não é de se espantar que outros crânios como Bill Gates se inspirem nele como pessoa e profissional.
Não achei que fosse conseguir ler um livro desse, de um dos grandes mestres da física, já que tenho muita dificuldade com ciências exatas. Mas as histórias são tão bem explicadas e narradas pelo autor que é como se nos sentássemos com ele e conversássemos, ouvindo extasiados as descobertas e os pensamentos desse homem.
Além de ter ganhado o prêmio Nobel, Feynman consertou rádios com 8 anos de idade, arrombou cofres, desfilou no carnaval do Brasil, pintou quadros e tocou tambor em um balé! Tudo isso com muita empolgação e humildade. Posso dizer que quase me apaixonei por ele, né?
Recomendo esse livro a quem queira conhecer uma pessoa incrível e se interessar imensamente pelo mundo e sua natureza e aprender a aprender.
"Não entendo qual é o problema com as pessoas: elas não aprendem por compreensão, mas de alguma outra forma - por memorização ou algo assim. O conhecimento delas é tão frágil!" (p. 38)

Rafael_Santiago 15/08/2021

Excêntrico e divertido
O livro é uma reunião de memórias escritas pelo próprio Richard Feynman. Ao contrário do que a maioria possa imaginar o livro não fica a maior parte do tempo discutindo aspectos científicos ou teorias Físicas, na maior parte o livro é centrado em histórias curiosas originadas muitas vezes da personalidade excêntrica e nada ortodoxa de Feynman.

Tem um capítulo em que ele expõe suas impressões sobre o ensino brasileiro que todo professor, educador brasileiro deveria ler.

Sabe aquelas pessoas que te pegam de papo e têm sempre algo maluco, uma história curiosa, improvável, impossível ou que mesmo irrisória ainda te prende a atenção? Esse livro vai te fazer se sentir com uma pessoa dessas e de forma similar o seu tempo vai voar na companhia dele.

Laurex 29/03/2021

PERFEITO!
As histórias do Feynman são hilárias, é um livro muito bom, ri muito em vários momentos e me diverti com a leitura. Indico para todos que gostam de histórias de vida. Feynman foi um gênio
Larittrix0 03/04/2021minha estante
Ele fala de física ou só sobre as histórias da vida dele?

Laurex 03/04/2021minha estante
Histórias da vida!