Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa Cardamone 19/10/2020

Só pode estar brincando, Sr. Feynman!
O livro sob o título "Só pode estar brincando, Sr. Feynman!" escrito pelo físico ganhador do Prêmio Nobel - Richard Feynman, foi publicado pela Editora Intrínseca no ano de 2019 (a presente edição). As excêntricas aventuras de um físico (subtítulo do livro) estão divididas em 5 partes de sua trajetória que perpassa desde a infância até o doutorado. O livro é uma autobiografia inusitada e não estritamente cronológica, as aventuras de Feynman expõem o tipo de pessoa que ele era, excêntrico e fascinante, as histórias narradas em 1ª pessoa promovem uma leitura fluida e cativante, como um amigo compartilhando seus causos. Embora seja um livro de aventuras em alguns dos capítulos é possível perceber críticas que o Feynman fez sobre a maneira como as coisas são estruturadas, desde a execução de tarefas na cozinha de um hotel até o sistema educacional brasileiro e como isso afeta a produção de ciência no país. É um livro divertido que pode ser lido por aqueles que gostam de histórias inusitadas ou que adorariam conhecer a pessoa por trás do Prêmio Nobel, um gênio incomum, Richard Feynman.

Rafael_Santiago 15/08/2021

Excêntrico e divertido
O livro é uma reunião de memórias escritas pelo próprio Richard Feynman. Ao contrário do que a maioria possa imaginar o livro não fica a maior parte do tempo discutindo aspectos científicos ou teorias Físicas, na maior parte o livro é centrado em histórias curiosas originadas muitas vezes da personalidade excêntrica e nada ortodoxa de Feynman.

Tem um capítulo em que ele expõe suas impressões sobre o ensino brasileiro que todo professor, educador brasileiro deveria ler.

Sabe aquelas pessoas que te pegam de papo e têm sempre algo maluco, uma história curiosa, improvável, impossível ou que mesmo irrisória ainda te prende a atenção? Esse livro vai te fazer se sentir com uma pessoa dessas e de forma similar o seu tempo vai voar na companhia dele.

Claudinha 31/05/2020

Muito interessante ler um pouquinho da história de vida do Feynman, que entre poucos físicos era uma pessoa extrovertida e muito brincalhão. O que mais gostei foi que ele se mostrou uma pessoa sem medo de errar e tentou fazer de tudo na vida, inclusive aprender pintar quadros e até ganhar dinheiro com eles kkk na verdade ele era um curioso e tinha amor pelo aprendizado.

Rodrigo.Silva 28/05/2020

Brilhante
Feynman com certeza é o estereótipo de senso de produção de ideias de um físico e um estereótipo de comportamento de um comediante. Gente boníssima!!
E em tudo que ele se propõe a fazer ele é extremamente bem sucedido, sendo o sucesso no que faz, derivado do entendimento que ele tem sobre o assunto.

São várias histórias boas, me deliciei com o livro ao longo de alguns meses, usando-o como livro de cabeceira, sempre lendo alguma coisa depois de um dia longo ou quando queria me divertir. Logo no início percebi que deveria racionar a leitura se não eu devoraria o conteúdo em poucas horas.

O que mais me intriga em Feynman, não é seu Nobel nem sua aptidão nas ciências, mas sim sua capacidade de estabelecer pensamentos completamente racionais, descontruí-los e aproveitar o máximo de cada ideia que surge em sua mente e depois reformula-los.
Faz críticas bem válidas ao campo das ciências, ao comportamento das pessoas e sobretudo à educação científica e geral. O que ele chama de "ciência do culto da carga" abriu minha mente para outro horizonte.

Com certeza Feynman não era "normal", nem em sua época nem hoje o seria. Talvez ainda não tenhamos alcançado a época em que sua mente estava, ou nem próximo disso, um visionário.
@YasmineComY 29/05/2020minha estante
Estou no início da leitura e acheo o Sr. Feynman uma figura muito irreverente.

Rodrigo.Silva 29/05/2020minha estante
Sim. Ele era sensacional, um figurão.

@YasmineComY 29/05/2020minha estante
Bom saber. Vou ler com mais vontade ainda.

Francisco 07/02/2020

Se é melhor pra você, então não se importe.
Este é um livro sobre a vida de Feynman, ou melhor, é um livro sobre as aventuras do fantástico físico cientista Dick Feynman e sua maneira leve e peculiar de olhar a vida. E é também uma obra repleta de ensinamentos e experiências enriquecedoras.

Achei o livro ótimo. De início foi uma leitura puxada e tediosa, até pensei que iria me enveradar num enredo sobre pura matemática... Mas a cada página que passava ele me cativava mais, que logo já me peguei pensando em o que mais conseguiria aprender com esse cara.

Thiarles 22/08/2020

A ciência é divertida!
Como não apreciar uma pessoa assim? Curiosa ao extremo e disposta a tudo para sanar suas dúvidas. As histórias de Feynman devem ser contadas para o maior número de pessoas possíveis, assim terão um ótimo exemplo do que a ciência é capaz de proporcionar para a vida e como ela mudou a dele.

Mugano 14/02/2024

O livro traz algumas aventuras vividas por Feynman, narradas por ele mesmo. São interessantes e contadas de forma bem-humorada, e seus feitos são impressionantes, tanto pelo contexto histórico quanto pela sua maneira de lidar com as coisas.

Gostei bastante da passagem em que ele decifra as senhas dos cofres do pessoal que trabalhava no projeto Manhattan: sua obsessão por enigmas o fez um especialista em arrombar cofres e eu ri muito nesse capítulo. Também gostei do capítulo em que ele está no Brasil passando o carnaval, é um rolê muito aleatório.

Ainda sobre o Brasil, ele fez críticas cruciais ao sistema de ensino da época - o que é válido -, mas acredito que ele foi injusto a respeito dos estudantes: narrou em tom de humilhação e desprezo exagerado um caso onde uma turma não chegou a uma resposta satisfatória a respeito de uma pergunta de um tema da física que estavam estudando. Ao trazer o caso à literatura, ele deveria ter medido melhor suas palavras.

Tem algumas passagens absurdamente sexistas também, e isso é um problema porque o pessoal do instituto de física da minha faculdade enaltece, aparentemente, 100% das características do Feynman. Talvez não entenderam que adorar a ciência é diferente de adorar o cientista, mas enfim. Vou acabar recomendando - até a quem não gosta de física ou físicos - porque acaba sendo um bom livro - o final, por exemplo, dá uma ótima lição de integridade científica (e não apenas científica).

Wilquer.Oliveira 22/12/2022

O futuro é ****
Esta é umas das mais excelentes recomendações que tive neste ano.
O trabalho de Feynman conta sua vida enquanto aborda um período de fascinantes descobertas científicas da forma que menos se espera nesse em livros: natural.
Feynman conta a história como do seu ponto de vista e não há capítulo que seja entendiante.
A vida cotidiana de um cientista é bem retratada ali

Otavio.Arruda 25/05/2020

Excelente!
De leitura muito fluida, as estórias de Richard Feynman são, como Bill Gates diz no prefácio, aborda temas físicos com sutileza. Exitem trechos no livro onde ele mostra como a metodologia de ensino acadêmico se preocupa mais com corolários do que com o aprendizado dos alunos e no último capítulo deveria ser lido por todos, pois é onde o Sr. Feynman descreve claramente como se distinguem a ciência da pseudociência.

Nicolle Nadja 02/03/2024

Só pode ser brincadeira Sr. Feynman
Eu amei ler esse livre por causa do meu fascínio por cientistas e pelo meu apego emocional ao livro! Eu eu comecei a ler esse livro no meu 1° ano do ensino médio por causa do meu professor de física que eu gostava bastante.

Sobre o livro

O Feynman é excêntrico,palhaço,cafajeste,sábio e crítico... como não admirar esse homem?!

Mesmo eu tendo parado de ler esse livro por um tempo eu adorei cada momento da leitura:
- sua infância e ensino médio;
-sua vinda ao Brasil;
- sua experiências em los alamos;
- seus hobbies estranhos como o bongô e as alucinações;
-sobre o seu posicionamento crítico ao sistema educacional;
* meu capítulo favorito foi quando ele veio ao Brasil e falou muito!!
Amanda S 02/03/2024minha estante
Poxa, desde que fiquei sabendo desse livro, eu fiquei curiosa!!! Mas fui procurar na Amazon e achei caro demais, e sobre o preço da versão física nem se fala! Kkkk

Amanda S 02/03/2024minha estante
Mas, basicamente, comecei a te seguir só pela curiosidade que tenho por esse livro!?

Nicolle Nadja 02/03/2024minha estante
realmente o preço desse livro é exorbitante para a leitura, mas se vc procurar bem em sites de desapega vc acha por menos de 100 reais. O livro é realmente é muito bom, e se vc achar um por um valor bom eu aconselho a ler!!

ps: fico muito feliz por vc ter me seguido por causa desse livro!!

Amanda S 02/03/2024minha estante
E agora pretendo continuar por aqui!?

Guri Sonhador 15/07/2020

Uma história inspiradora e inusitada...
Feynman sem sombra de dúvidas foi um grande gênio, mas conhecendo mais a fundo sua história adquiri uma admiração muito maior, pelo seu estilo irreverente, brincalhão, e por se divertir com a física e com a vida em si.

Ele me inspirou a querer dar aulas cada vez melhores para meus alunos, e a transformar conceitos complexos em algo divertido, como ele mesmo dizia "eu gostava de brincar com a física.", e eu gosto de "brincar com a neurociência e aprendizado".

Mesmo que tu não goste de física vale a pena ler esse livro, pois não é focado apenas em conceitos físicos e sim com histórias super divertidas e vai te render inúmeras gargalhadas, esse era Richard Feynman, um eterno gênio e brincalhão.

Mateus 14/04/2021

É uma boa coletânea de histórias do Feynman, que foi uma pessoa admirável. A sua crítica ao ensino de física aqui no Brasil ainda continua relevante, infelizmente.

Debora.Mezzavilla 15/04/2021

Brilhante.
Feynman é aquele professor que te chama a ser mais curioso e a lembrar que todo conhecimento é válido e útil, mesmo que você nunca venha a usá-lo, propriamente. De uma forma bem particular, esse livro me lembrou da minha paixão (há tempos abandonada, por não saber lidar com as limitações da época, além de ser desencorajada) pelas ciências exatas. Vou voltar a estudar, e de forma independente agora, muito em breve. Ele é o professor que eu gostaria de ter tido.

Ricardo.Barroso 21/05/2021

Biografia diferente
Eu adoro ler biografias, principalmente de pessoas inspiradoras ou que atuaram em alguma coisa relacionada a meu trabalho. Eu sabia pouca coisa sobre Richard Feynman, principalmente sua reputação como ótimo professor de física. Nessa biografia, como o próprio título indica, os capítulos são organizados em histórias curtas e inusitadas, quase como "causos" numa conversa, que vão desde a arte de arrombar fechaduras, a participação no projeto que criou a bomba atômica, sua passagem pelo Brasil e a cerimônia em que ganhou o prêmio Nobel. Algumas histórias são mais ou menos interessantes. Eu particularmente prefiro quando ele faz comentários sobre os métodos de ensino e de pesquisa e sinto uma vergonha alheia quando ele revela seu lado mulherengo ou quando elogia os militares. Vale a leitura pelo menos pela diversidade das histórias e para pensar "Duvido que seja tudo verdade!".

Cesar 11/12/2021

Um gênio extravagante
Acredito ter sido minha curiosidade sobre a vida de um grande vulto da Física o fator principal para incluir esta obra na minha lista de leitura. E se você também possui esta inquietação, pode se preparar para rir bastante, menear a cabeça muitas vêzes e ficar admirado ao imaginar certas cenas. Contudo, inegável é o quanto Feynman gostava de viver e aprender, de conhecer pessoas, de sentir-se livre. Gosto muito das partes onde ele demonstra seus raciocínios, e apesar de certas extravagâncias, contemplo muita humildade em relação ao processo de se buscar fazer uma verdadeira ciência. Indicadíssimo!

1 | 2 | 3 | 4