Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

lucazenriqué 17/03/2024

Uma ótima demonstração de como fazer um livro biográfico divertido de ler. Com escolhas de histórias realmente interessantes a serem contadas, ele não fica cansativo, mesmo sendo um compilado bem completo. E num mundo onde físicos são tão estigmatizados como ?nerds estranhos", Feynman mostra que a ideia é ser legal e também curtir a vida. Excelente leitura. Qualquer cientista se identificaria com vários momentos mencionados, tira várias boas risadas, e com certeza vale a pena ser lido por qualquer físico/interessado em física.

Nicolle Nadja 02/03/2024

Só pode ser brincadeira Sr. Feynman
Eu amei ler esse livre por causa do meu fascínio por cientistas e pelo meu apego emocional ao livro! Eu eu comecei a ler esse livro no meu 1° ano do ensino médio por causa do meu professor de física que eu gostava bastante.

Sobre o livro

O Feynman é excêntrico,palhaço,cafajeste,sábio e crítico... como não admirar esse homem?!

Mesmo eu tendo parado de ler esse livro por um tempo eu adorei cada momento da leitura:
- sua infância e ensino médio;
-sua vinda ao Brasil;
- sua experiências em los alamos;
- seus hobbies estranhos como o bongô e as alucinações;
-sobre o seu posicionamento crítico ao sistema educacional;
* meu capítulo favorito foi quando ele veio ao Brasil e falou muito!!
Amanda S 02/03/2024minha estante
Poxa, desde que fiquei sabendo desse livro, eu fiquei curiosa!!! Mas fui procurar na Amazon e achei caro demais, e sobre o preço da versão física nem se fala! Kkkk

Amanda S 02/03/2024minha estante
Mas, basicamente, comecei a te seguir só pela curiosidade que tenho por esse livro!?

Nicolle Nadja 02/03/2024minha estante
realmente o preço desse livro é exorbitante para a leitura, mas se vc procurar bem em sites de desapega vc acha por menos de 100 reais. O livro é realmente é muito bom, e se vc achar um por um valor bom eu aconselho a ler!!

ps: fico muito feliz por vc ter me seguido por causa desse livro!!

Amanda S 02/03/2024minha estante
E agora pretendo continuar por aqui!?

Mugano 14/02/2024

O livro traz algumas aventuras vividas por Feynman, narradas por ele mesmo. São interessantes e contadas de forma bem-humorada, e seus feitos são impressionantes, tanto pelo contexto histórico quanto pela sua maneira de lidar com as coisas.

Gostei bastante da passagem em que ele decifra as senhas dos cofres do pessoal que trabalhava no projeto Manhattan: sua obsessão por enigmas o fez um especialista em arrombar cofres e eu ri muito nesse capítulo. Também gostei do capítulo em que ele está no Brasil passando o carnaval, é um rolê muito aleatório.

Ainda sobre o Brasil, ele fez críticas cruciais ao sistema de ensino da época - o que é válido -, mas acredito que ele foi injusto a respeito dos estudantes: narrou em tom de humilhação e desprezo exagerado um caso onde uma turma não chegou a uma resposta satisfatória a respeito de uma pergunta de um tema da física que estavam estudando. Ao trazer o caso à literatura, ele deveria ter medido melhor suas palavras.

Tem algumas passagens absurdamente sexistas também, e isso é um problema porque o pessoal do instituto de física da minha faculdade enaltece, aparentemente, 100% das características do Feynman. Talvez não entenderam que adorar a ciência é diferente de adorar o cientista, mas enfim. Vou acabar recomendando - até a quem não gosta de física ou físicos - porque acaba sendo um bom livro - o final, por exemplo, dá uma ótima lição de integridade científica (e não apenas científica).

Lia Gracy 17/08/2023

A frente do seu tempo
GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL de Física em 1965, Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso e de curiosidade e audácia absurdas, ele relembra neste livro quando trocou ideias sobre física atômica com Einstein, quebrou o segredo de cofres que continham informações sobre o programa nuclear, deu aulas e desfrutou do Carnaval no Brasil, entre outros episódios excêntricos e fascinantes, que inspiram leitores famosos, como Bill Gates, e também todos os que adoram a física e os mistérios que só ela é capaz de desvendar.

nenos 25/06/2023

“We call it science, but in the end, it’s just unbridled curiosity.”
Autobiografia de um físico brilhante, excelente docente da Caltech e Cornell, ganhador do Nobel de física em 1965, um dos integrantes no projeto Manhattan e um ser humano muitíssimo interessante e perspicaz, um verdadeiro entusiasta da vida.
Feynman discorre ao longo de sua jornada, seus anos de graduação em Princeton e MIT, a amálgama de triunfo e remorso entre sua equipe de físicos brilhantes para a criação de uma bomba nuclear em Los Alamos que pôs fim a segunda guerra mundial, suas experimentações na eletrodinâmica quântica que renderam feitos incalculáveis, e os meses no Brasil em que lecionou e reformulou o modo canhestro de educação automultiplicadora.
A filosofia Feynman nos convida a adotar uma perspectiva diferente sobre o método científico, a capacidade de destrinchar e questionar conceitos complexos, a busca pelo conhecimento puro, sem caráter moral, o esforço consistente através de experimentos, vai muito além do prestígio em si. Em sua visão, o pensamento lógico está acima do ego e insensatez, não importava com quem estava falando, estava preocupado somente com a física.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/18ZTGOSPg7YHfq0Mo99MTMFHoZU6WEhxD/view?usp=sharing

Gabriel Galvão 15/04/2023

Um educador
Richard Feynman foi um brilhante físico do século XX. Mas, acima disso, um exímio educador. Sua maneira única de explicar o funcionamento das leis naturais, sua calma e sua curiosidade viraram marcas registradas de sua grandiosidade como docente. Escreveu muitos artigos renomados na física e matemática. Ganhou, inclusive, um Nobel em 1965 devido às suas descobertas sobre eletrodinâmica quântica. Era, sem dúvidas, um cara formidável. Sua história é fantástica. No livro, Feynman conta diversos períodos de sua vida com tom alegre e divertido, desde sua mocidade até seu auge como professor. Há, na obra, uma passagem de Feynman ao Brasil, na qual ele critica severamente (algumas vezes de modo brincalhão) o sistema de ensino e o programa brasileiro. Em sua análise, os estudantes da Academia Brasileira de Ciências sabiam muito a teoria impregnada nos livros, mas tampouco da verdadeira física... Menosprezavam o conhecimento que julgavam ser "simples demais" para eles e, pior, pediam para que coisas básicas e "óbvias" não fossem perguntadas. Na minha visão, a análise feita por ele foi cirúrgica. Essa é uma obra descontraída que tem uma leitura rápida e prazerosa.

Max 22/01/2023

Sambista e físico teórico...
Feynman, foi um cientista, físico teórico, ganhador do Nobel, sua característica de ser bem humorado e curioso acerca de tudo o que cercava, desde abrir cofres, tocar tambor, fazer pegadinhas e formular teorias quânticas, chegou a lecionar no Brasil e sair numa escola de samba, ele sempre me inspirou. Aqui estão reunidas algumas das histórias que sempre ouvi dele.
Recomendo!

Wilquer.Oliveira 22/12/2022

O futuro é ****
Esta é umas das mais excelentes recomendações que tive neste ano.
O trabalho de Feynman conta sua vida enquanto aborda um período de fascinantes descobertas científicas da forma que menos se espera nesse em livros: natural.
Feynman conta a história como do seu ponto de vista e não há capítulo que seja entendiante.
A vida cotidiana de um cientista é bem retratada ali

Ronan.Azarias 19/11/2022

Excelente
Livro divertidíssimo, mostra como pensava e agia nosso querido gênio da física. Além de fazer grandes contribuições para a física (com ressalva irônica ao projeto Manhattan) era uma pessoa que se divertida e de bem com a vida.

Marta__A 13/11/2022

Em livro muito interessante de ser ler, o autor conta sobre sua vida, e posso dizer, que o cara levou uma vida bem interessante, além de ser uma pessoa excêntrica.
Alguns pontos são bem interessantes, onde o autor faz duras críticas ao sistema educacional (dos EUA, mas tb do BR, ele veio para o país algumas vezes), e a como são feitas pesquisas, onde isso pode ser visto até hoje. Um livro para quem se interessa por aprendizado, pesquisa/ciência e educação.

Maria.Batagin 09/10/2022

Biografia
Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso, ele conta os casos mais engraçados e excêntricos desde a infância, quando já se mostrava um menino engenhoso e brincalhão, até o momento em que recebeu o prêmio Nobel.
Relatos da visão de um gênio.

Guilherme Alves 07/09/2022

Os "causos" de um fisico
O livro é um conjunto de causos do físico ganhador do prêmio Nobel, Richard Feynman, uma pessoa que era tudo exceto comum, trabalhou na construção da bomba atômica, lecionou no Brasil, pintava em boates de striptease, tocava tambor e tinha um método peculiar de aprendizado de aprender fazendo e ensinando. No mais um bom livro para quem já se interessava pela personalidade no mínimo excêntrica de Feynman.

luizfsricardo 03/08/2022

Histórias para se divertir
Esse livro é um compilado de boas histórias do Feymann para ler de forma leve e se divertir. Numa dessas histórias o físico conta o período que passou no Brasil e sua influência para mudar a forma como se ensinava ciência por aqui.

1 | 2 | 3 | 4