Alternativas sistêmicas

Alternativas sistêmicas Pablo Sólon

Resenhas - Alternativas sistêmicas

Rafael Ramos da Rocha 24/04/2024

Livro pequeno e denso
Uma visão muito realista dos processos que passamos no sul da América, os trazem uma visão muito realista do porque a onda progressista reformista falhou?
O livro apresenta muitos pensamentos fora desse eixo europeu/ocidental de organização social. Muitas coisas para refletir mas que tenho me identificado bastante.

Aline.Armond 28/12/2022

Necessário!
A mensagem principal do livro está no título: precisamos construir alternativas. Todas me pareceram muito boas, com ênfase nos direitos da Mãe Terra e desglobalização. Gostei mais dessas porque a ideia de criar direitos pra natureza (sendo ao mesmo tempo deveres para o ser humano) e de lutar pelo fim de fronteiras é meio simples e até ?óbvio? depois que entendemos, mas me pareceu inovador quando li hehe a parte do ecofeminismo me incomodou no início, por certo biologismo, mas depois há o debate de um ecofeminismo mais material, o que melhora. Excelente leitura e necessária para todos!

Laura Cazarini 05/11/2021

Apesar da nota, eu recomendaria o livro. É uma abordagem muito geral dos temas, como ganchos para uma discussão maior (as notas de rodapé serviram quase pra fazer propaganda de outros livros da editora Elefante). É interessante pra conhecer algumas perspectivas dos temas.
O capítulo que eu mais aguardei chegar, sobre Ecofeminismo, quando li, achei problemático. A autora não abordou a questão do racismo, apenas citou que questões étnicas são abordadas em uma análise interseccional.
Apesar disso, aprendi novos conceitos e teorias em alguns capítulos, como o sobre a desglobalização.