Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Alex Mir

Resenhas -

anacarola.s2 19/03/2024

Eu amei a proposta de transformar clássicos da literatura nacional em quadrinhos. Acredito que essa seja uma boa solução pra quem não consegue ler clássicos mas, ainda assim, quer conhecer as histórias.
Porém, achei esse um pouco tendencioso. Pelas ilustrações não resta dúvida ao leitor a respeito da traição e isso me pegou um pouco. Mas achei muito gostoso de ler e resume muito bem a história. Vale a pena!

leitor_existencial 07/02/2024

Lendo agora em quadrinho
Amo Dom Casmurro, li o livro mesmo há algum tempo e é um dos meus clássicos nacionais preferidos. Mas, essa edição em quadrinhos não me agradou. Comprei por conta das ilustrações, mas senti que deixaram a desejar.

Navi.Azuos 02/02/2024

Olhos
Eu achei muito boa a adaptação da história da mulher dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada e dos olhos de ressaca. Lógico que pendo preferencialmente para o livro em si, mas é uma boa oportunidade para quem tem trauma dessa literatura clássica, para quem quer conhecer ou começar por essa história ou para quem quer dar uma nova chance a essa leitura. O quadrinho cumpre seu papel, a história está lá, sem os pormenores, sem as sutilizas, e já vale por isso.

eze 01/02/2024

Não aguento
Sempre vou achar o Bentinho um surtado ciumento e sempre vou acreditar que Capitu não traiu ele, mas SEMPRE vou me perguntar "será que não mesmo?" KKkkkkkkkkkkkkk

Júh 31/01/2024

Eu não tô pronta pra ler esses clássicos ainda, mesmo que seja em HQ, eu não consegui ficar muito motivada sabe?? Mas eu amei ler nesse formato rápido, pra mim não comprar ele agora. Mas ainda quero ler o livro de vdd.

PatyFOliv 09/01/2024

Baseado em um dos melhores romances brasileiros, o qual li a muito tempo, mas que gostei muito. Quanto a HQ é excelente para se conhecer de forma rápida do que se trata o livro original, porém em muitas partes, na obra original as cenas são descritas e nos quadrinhos nós a visualizamos de acordo com a interpretação. Senti falta da descrição, pois lembro que imaginei muitas cenas de forma diferente, ainda assim super recomendo a HQ pois todos devem conhecer esta obra, ainda que de forma resumida.

DraRaísa 10/12/2023

Em quadrinhos
Leitura de mais fácil compreensão por ser em quadrinho. Quem dera se na minha época os clássicos da literatura fossem dessa forma.

Mariana 09/12/2023

Afinal, traiu ou não traiu?
Foi meu primeiro contato com a obra.

Para quem nunca teve contato com livros clássicos, é um bom meio de começar, já que a história é bem menos densa que a obra original. Porém, acho que queria mais alguns detalhes para conseguir ter uma opinião clara sobre o maior questionamento dessa história.

Agora minha opinião: traiu ou não traiu?

*Spoiler Alert*

Confesso que, ao final do quadrinho, fiquei em uma dúvida imensa se Capitu traiu ou não Bentinho.
Nesse quadrinho, achei que influencia muito pensar que Capitu traiu Bentinho. Porém, observando coisas que já haviam me dito anteriormente sobre a história, não acredito que a traição tenha ocorrido.
Mesmo o quadrinho sendo resumido, é perceptível o quanto Bentinho e ciumento e possessivo com Capitu, mas é preciso ficar atento aos detalhes, pois isso pode passar despercebido aqui nos quadrinhos.
E, tendo isso em mente, vendo que Bentinho só começa a questionar se Ezequiel é seu filho após a morte de Escobar, só me faz confirmar ainda mais que a traição não ocorreu.
Sua mente, tomada pelo ciúmes das lágrimas que Capitu derrubou ao olhar o corpo do amigo no caixão, maquiou as memórias de pequenas situações específicas que essa traição possa ter ocorrido.
Mas acho que concordamos que a história e a crítica ficam muito mais legais, interessantes e complexas se a traição não tivesse ocorrido.
Dessa forma, defino minha opinião sobre uma das maiores polêmicas da literatura brasileira: Capitu NÃO traiu Bentinho.

Luana.Caroline 21/10/2023

Genialidade de Machado de Assis...
Uma obra literária brasileira, diria que é indescritível a necessidade de conhecer este romance assaz realista, a trama é maravilhosa e a boa escrita de Machado de Assis na pele do Casmurro deixa tudo tão fantástico quanto, não amei mas foi uma boa leitura.

Mila 07/10/2023

Traiu ou não?
Amo quadrinhos. Amo clássicos. A mistura dos dois tornou a leitura clássica que costuma ser extensa muito mais leve e divertida, com os desenhos acentuando na compreensão e deixando tudo mais legal. Preciso terminar de ler Dom Casmurro mesmo, e essa versão em quadrinhos só me deixou mais interessada na história. Afinal, Capitu traiu ou não?

GlaucyA0 22/09/2023

Bom livro em relação de história em quadrinhos, mas em comparação a original, acredito que não houve o mistério de saber se Capitu traiu ou não, e sim uma Raiva de Bentinho por ficar criando situações sem fundamento.

medusa312 13/09/2023

Tive q ler para escola, o quadrinho é até legal e bem fácil de ler. A linguagem é mais difícil do q o habitual

Michel 07/09/2023minha estante
Colocar paradidático no skoob é o cúmulo kakskskdkd