24 horas na vida de uma mulher

24 horas na vida de uma mulher Stefan Zweig

Resenhas - 24 Horas Na Vida De Uma Mulher

Michela Wakami 23/01/2024

Terminei essa obra, com o coração quentinho.
Que delícia de leitura. Quanta emoção, que escrita poética.

Trecho: Mas afinal o tempo tem o poder profundo, e a idade, um singular domínio sobre todas as emoções. A gente sente a morte mais próxima, sua sombra escurece o caminho e as coisas aparecem menos nítidas, não perturbam tanto nossos sentidos e perdem muito de sua perigosa força.
AndrAa58 23/01/2024minha estante
Oba! Já queria conhecer o Zweig, agora não tenho desculpa. Obrigada, amiga. Me animou ?

Michela Wakami 23/01/2024minha estante
Que maravilha! Torcendo para você amar-lo também.???

Lara 13/08/2023

Realmente, esse livro não é pra mim... Toda essa literatura de antigamente que é escrita com o solo propósito de "ensinar a viver" não é pra mim. Vira e mexe eu me deparo com uma história assim e é só decepção. Parte porquê eu não me interesso por livros que deliberadamente querem te dar uma lição, acho muito mais interessante quando isso acontece pela história em si, e parte porquê as lições de vida desse livro são pra uma forma de viver que já não cabe hoje em dia... A escrita é fluida e uma ou outra trama é interessante, mas nada de memorável. Acho que as biografias são mesmo a especialidade do Zweig, os romances eu dispenso.

JanaAna90 01/03/2023

Meu primeiro contato com Zweig e a impressão que fiquei é que o autor escreve com uma sensibilidade e maestria, que prendeu minha atenção em praticamente todas as novelas. E, em cada uma delas ficava um gosto de quero mais.
O que mais me chamou a atenção foi a forma das narrativas e como o autor descrevia as falas e os sentimentos das mulheres, em muitas personagens conseguia entrever a alma feminina.
Já quero procurar e ler outros livros desse autor.

Lusiana 02/01/2023

Intimista
Meu primeiro contato com o autor.
Gostei de todas as novelas? Não, mas me senti tocada por várias aqui!
A que mais me chamou atenção foi ?Carta de uma desconhecida?.
Essa foi dolorida de ler!

Terapia literária 31/12/2022

Intensidade
Intensidade é a palavra que resume esse livro, uma escrita super fluida que nos faz imergir nas narrativas dos personagens em que conseguimos sentir, ou melhor, vivenciar o momento em questão, uma habilidade que Zweig domina maravilhosamente!! Recomendo a leitura pra quem esta à fim de se envolver com um livro leve e uma história apaixonante.

Caroline Vital 30/08/2022

Bom... Um pouco enfadonho, como aparentemente tudo do Zweig, mas incrivelmente escrito e com ótimo teor psicológico.

Filipe 22/06/2022

Incrível. Zweig segue me surpreendendo e cativando a cada dia mais.

Para mim, o destaque do livro é a novela ?Confusão de Sentimentos?, em que o autor prende a atenção e cria a expectativa e o tensionamento tão característico de suas ficções.

Para além disso, ?Carta de Uma Desconhecida? e ?24 Horas na Vida de Uma Mulher? são tão incríveis quanto, já as havia lido em outra coletânea de novelas de Zweig.

Geovana 24/05/2022

Um livro sem muitas surpresas, dei um longo espaçamento entre a leitura o que talvez tenha comprometido minha experiência, mas de toda forma é de fácil entendimento e pode levar a algumas reflexões e constatações. Infelizmente não funcionou para mim.
matheus 24/05/2022minha estante
te amo

Joyce429 22/05/2022

Excelente!
Adorei todas as novelas, Zweig tem uma escrita quase poética, nos transmite através de seus personagens as emoções humanas de uma forma intensa, a narrativa das histórias é muito bem elaborada e sempre em uma crescente constante, o que torna a história cada vez mais instigante, nos prendendo do início ao fim.

O livro é dividido em duas partes, e essa divisão nos permite perceber a evolução de Stefan Zweig como escritor. Na primeira parte temos algumas das primeiras novelas escrita por ele, e todas possuem uma carga dramática maior, já nas novelas da segunda parte a dramaticidade possui maior equilíbrio.
Raimundo.Sales 23/05/2022minha estante
Já tinha ouvido falar nesse escritor, mas nunca li nada dele!

Joyce429 23/05/2022minha estante
Ele é muito conhecido principalmente pelas biografias que escrevia. É a segunda obra dele que leio, e tenho gostado muito. Quando tiver a oportunidade leia algo dele, vale muito a pena!

Lisa 17/05/2022

A arte de contar histórias
Temos em "24 Horas da Vida de Uma Mulher E Outras Novelas" uma miscelânea de histórias diferentes entre si, mas unidas por um aspecto em especial, o contar de histórias. Zweig que era um contador nato, nos exibe aqui com explendor tal habilidade, nos evocando a aconchegante imagem de sentar próximo a lareira aos pés de uma matrona para ouvir seus causos (sim, mesmo a nós que nem lareira temos).
Cada novela carrega como o elo a particularidade de ser a narrativa da narrativa. Temos três pontos focais em todas elas: 1) o narrador presente, aquele que nos compartilha a lembrança. 2) o narrador passado, aquele quem previamente viveu e a contou. 3) E o receptor, que tanto é a parte que ouve como a que de sua forma a narra também. Podendo um mesmo personagem trocar de lugar e ocupar os 3 espaços. Temos a mãe que narra a morte de um filho em uma carta e é ela narradora e personagem, temos quem a recebe que é ele narrador presente, receptor e personagem passado. O tempo em Zweig perde suas amarras e cria suas próprias configurações. Em uma prosa que por vezes me relembrou Poe e Lovecraft com seus estilos de recontarem melancolicamente as experiências que tiveram.
Em "História Narrada Ao Crepúsculo" me lembrei de Machado de Assis e seu conto sobre a escuridão que descendo sobre a terra empata ao mesmo tempo que permite que histórias sejam vividas e contadas. Na novela que intitula o livro não pude evitar de ver Dorian com sua beleza angelical loira e pura sendo corrompida aos poucos pelo meio. Sendo no fim, um livro sobre memórias evocando outras, sobre perdas de amor, de inocência, da noção de verdade e consciência da finitude através de vozes plurais. Sejam por crianças que descobrem o segredo das relações adultas e suas mentiras e traições, a idosos que guardam consigo seus pecados e peripécias.
   Ademais conheci o Zweig através do seu último livro, publicado postumamente, o encontrei após o seu findar e há um ponto irreversível e triste ao conhecer algo pelo seu fim, porque todo o antes vira inexoravelmente depois, tornando impossível não notar o quão perturbado era o autor desde muito tempo. O livro traz consigo do começo ao fim o cheiro da devastação e desamparo, da desesperança. Sendo no final ele mesmo uma história contada, a narrativa de um homem que passou uma vida inteira matando ou salvando personagens para não se matar e não conseguindo.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

24 horas na vida de uma mulher, um dos textos mais difundidos de Stefan Zweig (1881-1942). Nesta novela, Zweig demonstra sua habilidade para mergulhar na existência alheia e aborda magistralmente temas que lhe eram caros e que permanecem atuais, como compulsão, obsessão e paixão.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525415370

Rafael 08/02/2022

Caracaaaaa
Que livro f0d@!! Cada novela deve ser absorvida com calma, mas vale a pena. Se eu tivesse começado por Confusão de sentimentos, que já tem o melhor final (disparado), já teria achado incrível. Leiam, leiam.

Aninha 25/01/2022

Lembranças Marcantes
Mrs. C. é uma inglesa de 67 anos de idade e mãe de dois filhos, um foi para o exército e outro para a faculdade. Após a morte trágica do marido, ela sente-se melancólica e para fugir do tempo considerado sem valor, decide viajar.
Quando está hospedada no grande Palace Hotel ela presencia o burburinho sobre a fuga de uma mulher casada com um jovem francês desconhecido. Dá-se então uma discussão violenta com opiniões e julgamentos sobre o ato da fugitiva, porém um homem ali presente expressa uma opinião diferente dos demais e isso desperta o interesse da Mrs. C. Ela então o convida para uma conversa reservada e lhe conta sobre um único dia de vida.
Aos 42 anos ela fica fascinada por um rapaz de 24 anos. Mrs. C. relata todo esse momento como se fosse um diário. Foi o dia mais excitante da vida dela, e ela o viveu tão intensamente que a deixou perturbada por muitos anos.
Gostei da forma como o autor descreve minuciosamente todas sensações de modo que o leitor fica completamente imerso no livro como se realmente estivesse presente na cena e na alma da personagem.

Michele 30/12/2021

Textos hipnóticos
O que mais me chamou a atenção na maioria dessas novelas foi a forma da narrativa, que vai crescendo e ficando mais intensa a cada linha lida até um ponto máximo de êxtase... e ao perceber, eu estava quase sem fôlego, assim como o Zweig ao escrevê-las, muito provavelmente. Foi uma ótima leitura.