Enciclopédia Do Incrível ao Bizarro

Marina Avila

Resenhas - Do incrível ao bizarro: enciclopédia de livros antigos

Lucas Ed. 23/07/2019

Por fora, bela viola...
O livro-objeto é lindo, como não poderia deixar de ser. o acabamento é espetacular.
Como suporte de conteúdo/informação, entretanto, é péssimo. Informações mais rasas do que notas de revistas como "Superinteressante" e "Mundo Estranho" da vida, sem indicações de fontes, apesar de descreverem os documentos com dúzias de superlativos ("O maior livro"; "O mais belo livro", etc); sem legendas nas imagens; com erros de descrição crassos (tem material dito que foi escrito em latim, por exemplo, mas as imagens mostram que o idioma era o inglês ou ainda a afirmação de que o "Livro dos Mortos Egípcio" era de fácil reprodução - hein?).
Enfim, material perfeito para se ter na sala de espera do consultório ou na mesinha de centro de casa para as visitas folhearem, mas como fonte de informação, beira o inútil. É até irresponsável colocá-lo como similar ao "Memória Vegetal" de Umberto Eco, um livro que trata com mais profundidade e rigor (apesar de serem apenas ensaios) a questão da bibliofilia e amor aos livros antigos.
Amanda Guti 29/09/2020minha estante
Então estou achando a mesma coisa, mas o caso de ter coisas escrito em latim é por que as imagens são as originais e se for dublado perde toda a caligrafia e dignificado do conteúdo, achei este texto muito crítico e acho que você poderia pensar sobre o que disse pois é um livro apresentando coisas antigas e foi feito com imagens de museu, tenha empatia sobre a dificuldade

Amanda Guti 29/09/2020minha estante
Continuando: das pessoas que criaram o livro.

Lucas Ed. 04/06/2021minha estante
Pra quê eu vou ter empatia com as pessoas que criaram o livro? Elas foram obrigadas a isso? Ou elas tiveram uma ideia, colocaram um preço nessa ideia, eu paguei o preço que pediram e fiquei insatisfeito? Não há nenhuma caridade, nem ninguém foi forçado a produzir - então que o fizesse com esmero.
E quanto à tradução dos textos em latim, em nenhum momento sugeri que escrevessem por cima do texto original, substituindo-o. De onde você tirou isso? Eu falei outra coisa totalmente diferente: que indicam que determinado material foi escrito numa língua X e, quando vemos a imagem, é claramente uma língua Y.

Vanessa Schardosin 10/08/2023

Enciclopédia do incrível ao bizarro
Esse livro é belíssimo, te encanta com os olhos, as imagens, diagramação perfeita, e as informações presentes nesse livro são uma introdução, se você se interessar sobre um tema terá que pesquisar sozinha sobre o tema!. Mas para mim valeu a pena comprar esse livro e ter na minha estante.

site: https://www.instagram.com/estantedavane/

Alyne Rosa 22/04/2021

Curadoria excelente
Este é um daqueles livros que você "nunca" termina e sempre acaba retornando a ele para consultas futuras ou simplesmente para olhar as imagens lindas e bizarras.

A coletânea foi escolhida de modo a contemplar o mundo das artes, medicina, zoologia, astronomia e essa bela intercessão entre todos, muito comum no passado medieval ao vitoriano.

Muito bem feito, assim como os demais livros da Wish.

Jean 09/02/2020

Do Incrível ao Bizarro
Achei muito boa a catalogação, a pesquisa feita pela equipe foi incrível, realmente é muito legal saber como a humanidade foi mudando a partir de escritos.

Julyane Polycarpo 05/04/2021

Belíssimo!
Muito lindo!

Esta Enciclopédia reúne informações básicas sobre livros e manuscritos antigos.
Entendi que o principal foco são as belíssimas ilustrações antigas, incríveis e as vezes bizarras.

Recomendo muito!

Ana Elisa 09/07/2019

É meio difícil escrever uma resenha sobre esse livro, que aborda e trata de tantos livros antigos e desconhecidos (pelo menos para mim).
Seu conteúdo prende do início ao fim, te deixa curioso para saber mais sobre a obra em que se está lendo e vendo as imagens, te deixa com um gostinho de quero mais conhecimento sobre o livro apresentado, e isso me deixou um pouco chateada, pois esperava mais informações sobre as obras inclusas, mas isso não tira a grandeza da obra.
Páginas coloridas, capa dura, fonte das obras, detalhes das páginas, cores! Uma obra de tirar o chapéu de tão lindo que ficou, e essa capa então?! Sem palavras.
Um compilado que emociona e nos traz de volta culturas esquecidas, modos de viver abandonados, início de pesquisas que atualmente não vivemos sem. Corpo humano, Egito Antigo, gatinhos, Alice no País das Maravilhas, aves brasileiras e tantos outros em um caos colorido.
Considero um caos a questão das obras não seguirem uma sequência cronológica, dos anos de publicação das obras originais. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal, pois nada disso atrapalha durante a leitura.
Para quem é curioso e gosta de descobrir o mundo, essa é uma enciclopédia que indico muito!

Murilo393 21/07/2019

O passado é surpreendente!
Essa enciclopédia tem um pouco de cada livro, do passado. Livros de alquimia, biológia, artes, do místico ao desconhecido. Aqui podemos observar a visão de muitos estudiosos e artistas sobre o mundo, na sua época e sua visão e crenças do desconhecido. Além de poder conhecer um pouco sobre outras culturas, suas crenças e lendas. Uma viagem ao passado, passeando por livros incríveis e bizarros. Entretanto, completamente fantásticos. É um obra que todo leitor e apreciador da arte e do místico, precisa ter em sua biblioteca. Não tenho palavras pra descrever!

DaniBooks 11/05/2020

Do Incrível ao Bizarro
Um livro belíssimo, estilo enciclopédico, que traz publicações raras, desde O Livro dos Mortos dos egípcios, até a Bíblia de Gutenberg, passando por livros sobre Alquimia, Medicina, Gatos e muito mais. Alguns livros são incrivelmente bonitos e outros são incrivelmente bizarros. Um excelente panorama de como se publicavam livros antes e depois da invenção da prensa.

Sophi 28/11/2022

Lindo!!! e legal
Não tenho muito o que dizer, é um livro bem interessante e realmente muito bonito graficamente, mas as informacoes nele sao mais curiosidades mesmo, nada que tenha mudado minha vida.

Thailinne 11/10/2019

Lindo, mas meio raso.
O livro é muito lindo! Espetacular, de qualidade inacreditável.. apaixonante demais. Porém, o conteúdo me decepcionou um pouco. Textos muito simplistas e curtinhos. Mas ja da um gostinho de quero mais e incentiva a procurar mais sobre cada obra.

Fabio Di Pietro 29/01/2020

Divertido
O livro é interessante por aprese tar obras bizarras, contendo gravuras e ilustrações bem impressionantes. O foco, na realidade, é esse, pois não apresenta grandes informações de cada obra, mas somente uma sinopse.

Mariane 20/03/2020

Esse livro é muito maravilhoso! Eu amei a ideia e as obras escolhidas. O trabalho gráfico tb é incrível. A única coisa que me decepcionou um pouco foram os textos, que são super resumidos e deixam de citar algumas informações relevantes. Mas no geral é um ótimo livro!

Moony 16/07/2020

Muito mais incrível do que bizarro
O livro é um prato cheio para curiosos e amantes do conhecimento. Foi fantástico viajar por essas páginas.

Duda.Salgado 12/08/2020

Um trabalho muito bem feito para pessoas curiosas com detalhes sutis do passado.

Sol 07/09/2020

Enciclopédia de curiosidades
Reunidas obras históricas que o leitor decide se são incríveis, bizarras ou ambos.