Antologia: O Lado Sombrio do Folclore

Antologia: O Lado Sombrio do Folclore Raphael Miguel...

Resenhas - O Lado Sombrio do Folclore

Luciano Otaciano 11/10/2020

Livro excelente! Contos sombrios do folclore brasileiro
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Este que vos escreve já conhecia a escrita de a maioria dos autores presentes neste livro, pois gosto bastante de terror, sendo assim eu já sabia o que me esperava, mas esse livro me apresentou outras facetas dos autores, felizmente. O Lado Sombrio do Folclore é um compilado de contos de terror, indo do Curupira, Iaras, Botos, Cuca e até a Mula Sem Cabeça dá as caras nesta obra. Neste livro, encontramos vários contos pequenos e alguns um pouco maiores. No total são 16 contos. Para não cometer o risco de dar spoiler, não falarei dos contos separadamente, farei um apanhado da obra de maneira geral. Livros de contos costumam me agradar, e com este livro aqui não seria diferente. Quer saber o motivo? Confira abaixo! O Lado Sombrio do Folclore chama a atenção do leitor de muitas maneiras, pois tem contos de diversos tipos de terror; dos mais leves aos mais pesados; do épico ao moderno. Apesar de os contos apresentarem diferentes níveis de profundidade e coerência, todos eles são bem escritos, e embora haja uns que se sobressaem sobre os demais, todos são aterrorizantes à sua maneira.
Ademais, os autores também fazem diversas referências de nossa variada cultura na obra, seja reutilizando personagens, seja criando estórias lendárias sobre as personagens do nosso folclore. O Lado Sombrio do Folclore acaba sendo também um tributo ao terror utilizando-se do folclore nacional que merece aplausos. Para mim o conto mais surpreendente da obra foi o escrito pela Aline Goettens. Me surpreendi, primeiramente pelo fato de desconhecer sua escrita, pois ao ler o texto criado por ela, pude perceber que Aline leva jeito para criar estórias, o conto foi bem elaborado e coerente, tornando minha experiência de leitura bastante agradável, embora a narrativa não apresente surpresas. Como mencionado em linhas anteriores, os demais autores eu já conhecia sua escrita, sendo assim não fui surpreendido pelo fato de desconhecer a escrita dos autores. Dentre todos os contos presentes o que mais me agradou foi o Mapinguari, embora os outros tenham me agradado também. Outro fator positivo no livro são as ilustrações que abrem a narrativa. Todas tem a referência com a funesta ilustração explicitada no início de cada conto. Ficou muito bonito!
Se você gosta de livros de contos terror, esta obra certamente lhe agradará. E o melhor de tudo é nacional. Recomendo! Em resumo, O Lado Sombrio do Folclore é uma leitura prazerosa, com enredos originais que valorizam nossa cultura folclórica de uma forma sombria e nefasta. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Victoria527 05/06/2021

Não tem um único conto bom
O conto do bicho papão
Tem elementos que chamam a atenção, mas quando as coisas estão prestes a ficar boas, SIMPLESMENTE ACABA.

Boto rosa
Simplesmente medíocre. Mal escrito pra c*cet*. Uma criança do sexto ano faria algo melhor. A ideia é boa, mas a execução é ridícula

Curupira
Cena de sexo mal feita, e situação inverossímil. Sim, são seres místicos, mas as coisas precisam fazer sentido. Frases de efeito completamente fora de contexto, tive que ler mais de uma vez pra ver se eu entendia, mas a verdade é que realmente não faz sentido, numa mesma página do Kindle ele diz que ela foi a mais difícil, e em seguida que foi a mais fácil.

Lobisomem
Mais coisas desconexas, uma frase diz uma coisa mas logo em seguida afirma o contrário. Já é decepcionante no primeiro paragrafo

Mapinguari: ?cheiro podre ou apodrecendo? que tipo de construção de frase é essa?
Primeiro o barulho é de um caçador, e assim que estão próximos do monstro (que aliás tem uma aparência tosca pra cacete) o barulho é de choro. Tem erro de plural, e por algum motivo alguém achou que era uma boa ideia deixar em negrito TODA VEZ que a palavra ?mapinguari? é mencionada

Alimente-me com seu sangue: nas primeiras páginas eu já tenho a impressão de que o autor é um idiota, e que se não ele, pelo menos seu narrador era um ridículo. Falar de meninas de short curto que rebolam ao som de ?músicas de baixo calão? já saiu de moda, e não tem mais graça. Falar que a menina estudiosa não sabe que é bonita, que não teve mãe e por isso não conhece ?truques femininos ? tipo maquiagem? Fora os erros de português, a pessoa não sabe usar ?há?, nem crase, nem plural. Fora que a menina fica entre um grosso estupido (coisa aceitável, toda mulher inteligente algum dia sai com um grosso estupido) e um daqueles caras que fica reclamando ?eu sou tão legal e te dou carinho, mulher gosta mesmo é de ze droguinha?. Fora que ela só se ferra por ter não deixado que o macho a salvasse com uma carona de moto.
Ai beleza, o cara acha que foi um vampiro e ok. Mas quando o moleque fala de um bicho do folclore nah isso não existe, minha vó contava essa historia

Astrid 13/01/2022

O LADO SOMBRIO DO FOLCLORE
@editoranewnaipe
@lostwordsblog

Até minha mãe ficou interessada quando leu folclore na capa, aí viu que era terror e saiu correndo.

📚 Aqui revisitei contos e histórias que, como boa investigadora do folclore nacional, tinha guardado com carinho em versões sanguinolentas (ainda mais), com quê de slasher e outras que não sei ainda se funcionaram. O bom de antologia é ler um pouquinho de um autor novo e ver se funciona com você.

🗣 No meu caso vi alguns amigos que já estão bem confortáveis na minha estante - @saviobatista5 @rafaelzimichut @calleny.sama @davidmachado42 e @autorjonasvendrame - e fiquei muito surpresa em notar outros contos muito bem escritos e que com carinho anotei o nome pra procurar mais histórias @eudelivros e @bruxinhachaay

📚 O livro conta com uma diagramação larga na página e letra padrão, músicas abrindo cada capítulo e ilustrações por Daniel Miranda.

Marcia 27/02/2020

Não atendeu as expectativas. Esperava uma modernização do folclore e infelizmente alguns contos foram mais fantasiosos que os originais.

Bob 10/05/2020

Possui alguns ótimos contos. Outros adicionam elementos extras que não condizem bem com os personagens descritos.

B E L A 27/09/2020

Não gostei
Estava procurando um bom livro de terror que explorasse nosso folclore. Apostei neste.
Infelizmente achei que apenas dois ou três contos chegaram a alcançar uma nota mediana, finalizei a leitura apenas para ver se teria algum muito bom, mas achei que no geral é amador, inclusive com vários erros de português.

Clau Melo 06/06/2021

15. Ancestral, Raphael Miguel
16. O sangue da sereia, Diogo Cavalli

Joy - @criativoocio 11/10/2022

Até que achei ok
Assim como a maioria dos brasileiros, eu crescimento ouvindo as lendas do folclore e me lembro que elas estavam por toda parte, na escola, na televisão, em livros didáticos e claro, contadas pelas pessoas mais velhas.

Eu sempre tive um apreso por essas histórias principalmente as mais sombrias, com Bruxas e espíritos.

Esse livro me deu uma nostalgia daquela época e trás um outro lado das lendas mais conhecidas como o bicho papão, o boto cor de rosa, lobisomem e as menos pooulares como a matinta perera.

Para quem gosta desse tipo de história é uma boa distração ainda mais por ter diferentes autores, é ótimo para conhecer melhor a escrita deles e procurar outras obras de cada um.

Foi legal revisitar essas histórias e ver uma perspectiva diferente do que eu já vi, li e ouvi.
Como é uma antologia tem contos excelentes que dá vontade de ler mais e e outros nem tão bons assim que você acaba achando desnecessários, mas vai do gosto pessoal de cada um.

Silzafia 17/07/2019

Folclore
É muito bom encontrar um livro que conte nosso folclore, as histórias nativas do nosso país. Amei o livro!

angeskoober 15/12/2019

Nosso folclore sendo valorizado.
O folclore brasileiro ainda é visto com preconceito. Muitos acham que nossas lendas são sem graça, mas acredito que se prestarem atenção, verão que temos muitas histórias que fazem refletir e que dão medo.
A proposta da antologia O Lado Sombrio do Folclore é ótima e a seleção de contos me fez conhecer ainda mais lendas que eu conhecia pouco ou que nunca tinha ouvido falar. Nós temos lendas originais medonhas e na antologia, elas ganham ainda mais terror. Para quem gosta do gênero, vai gostar dos contos sangrentos ou com terror mais sutil.
O nosso país é muito extenso e livros como esse fazem despertar o interesse por saber mais de nossa cultura, ainda tão desvalorizada.
Recomendo muito para quem gosta de terror e mesmo para quem não lê esse gênero, acredito que será um ótimo jeito de começar a ler, e melhor ainda conhecendo histórias que são nossas e que felizmente estão ganhando mais espaço nas mãos talentosas de escritores brasileiros.

Sandra - @abcdobichano 04/03/2021

O Lado Sombrio do Folclore é uma antologia que reúne 16 contos assustares, que recontam algumas lendas do folclore brasileiro. Os contos se passam em diversos lugares do país e em épocas diferentes, abordando realidades distintas. Alguns contos eu gostei muito e de outros nem tanto (o que é normal em uma antologia), mas vou falar melhor sobre os que mais gostei, até porque são 16 contos, e com isso não consigo falar de um por um.
O primeiro conto, Bicho Papão, escrito por David Machado, se passa na década de 80 e relata a história de um jornalista que foi ao Hospital Colonial de Barbacena (aquele do holocausto brasileiro) entrevistar um homem que lá estava internado e com isso descobre uma realidade assustadora. E já de cara fiquei surpresa com toda essa atmosfera sombria, misteriosa e tensa entorno do bicho papão e do ambiente. Me surpreendeu porque, tipo, é o bicho papão, não imaginava ser possível fazer uma história tão sombria assim. E sobre o ambiente eu já esperava tensão e já é possível senti-la desde o início, foi uma escolha bem estratégica do autor!
Lupino, escrito por Igor Paiva, também é bem interessante. Nós lemos uma parte do conto pelo ponto de visto de uma lobisomem e o final pela visão de um humano, não vou revelar muito do enredo para não correr risco de dizer algo que não devia. O que eu achei mais legal foi o plot twist no final, só é uma pena que eu já tivesse adivinhado. Mas ainda achei interessante.
Alimente-me com o seu sangue, escrito por Jonas Vendrame, começa com uma festa de madrugada na beira de um lago e com uma floresta ao redor e é óbvio que alguém iria se perder lá e achar uma criatura assustadora. O que eu mais gostei nesse conto é que tem uma certa investigação e mistério sobre qual seria a criatura (e eu errei) e também cenas de ação. E também achei muito interessante a história terminar com uma cena que deixa o leitor com a seguinte reação: "ah não...".
Uma vela para o Negrinho, escrito por Marcio Pacheco, foi o meu preferido. Ele se passa no sul do pais, no século XIX, tem um cenário histórico que por si só já dá muita tristeza e os acontecimentos aumentam isso, até que o garoto Akin encontra uma criatura misteriosa e algumas reviravoltas começam a acontecer, e assim conhecemos a verdade sombria por traz da lenda do Negrinho do Pastoreio. Esse foi o conto que mais me tocou, achei muito interessante como o autor inseriu o "sombrio" na história e acabou se tornando o meu favorito.
Os Gritos da Floresta, escrito por Paloma Sama, foi bem interessante. Na minha desentendida opinião pelo menos, foi o conto com mais elementos gore, com violência e sangue. O que eu achei mais legal é que nesse conto acompanhamos a história pela visão da criatura folclórica e vemos sua breve jornada que conta com aprendizados (sim!) e, é claro, bastante ação.
Os contos não chegaram a me dar medo do tipo de atrapalhar a dormir à noite, mas todos tem o clima sombrio do título. Alguns são de um terror mais psicológico, outros tem mais ação, tem os mais misteriosos e tensos e também os que são mais gore (não sei se essa expressão é usada para livros também, mas ok). E cheguei a ficar até mesmo reflexiva enquanto lia, sobre a história e realidade do Brasil e as formas de representações nas nossas lendas. Foi uma leitura bem rápida e interessante, acho que vale à pena a leitura principalmente por trazerem vária visões diferentes (e nesse caso, sombrias) sobre o folclore brasileiro!

Postado originalmente no instagram @abcdobichano

site: https://www.instagram.com/abcdobichano/

Milly 16/06/2023

Assustadoramente bom?????
Cara, sou apaixonada pelo folclore brasileiro. ??Nossa cultura é riquíssima?Esse livro traz vários contos que trazem medo e mistério do começo ao fim. Gostei bastante, muito interessante?

Detalhe: quando eu estava lendo faltou energia aqui em casa, mas continuei lendo, o que trouxe uma vibe terror maravilhosa ?

Mikael_13 25/04/2020

Essa coletânea apresenta alguns bons contos sobre o folclore brasileiro e outros medianos.

Paivagiv 26/07/2023

Coletânea fraquíssima
Como amante do folclore brasileiro, assim que vi esse livro me interessei de imediato e comprei.

Porém, ao lê-lo a decepção veio em cheio, muitas histórias mal escritas e repletas de clichês, sem contar umas duas que acabaram do nada/estavam incompletas!

Só teve apenas duas histórias que gostei (?a justiça de anhangá? e ?uma vela para o negrinho?) de resto, bem sem graça.

Uma pena :/