A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Giulia.Xavier 15/04/2024

Mais uma leitura da Jane Austen concluída e mais um livro de 5 ?. Sinceramente amo tudo que essa mulher escreveu e quero ler todos os livros dela. Sobre esse em específico, achei que é bem divertido, diferente de persuasão (o último que eu li), que era bem mais melancólico, esse me fez rir muito e tem um tom bem mais leve. Adorei os personagens, mesmo achando a Catherine muito ingênua em alguns momentos, isso colabora pros momentos cômicos, e o Henry achei super perfeitinho msm.

Cris 15/04/2024

Não desperta grandes emoções mas é um bom livro. Clássico, né?
A abadia de Northanger' é o quarto livro da Jane que leio e, tirando o aclamado 'Orgulho e Preconceito', quase nenhum deles causaram em mim grandes emoções ao longo da leitura. O engraçado nisso tudo é que embora tenha amado apenas um livro, sempre é bem-vindo ler autoras como Jane Austen, seja pela maravilhosa e desenvolta escrita, seja pelo simples fato de estar lendo um grande clássico mundial.

Este em questão só foi lançado postumamente em 1818 e carrega o peso de ser o primeiro livro escrito pela autora. Jane, infelizmente, morreu cedo demais e não teve a chance de poder colher os louros de suas criações que, apesar de serem categorizadas como comédias de costume sempre criticavam àquela época com muito fervor e acidez. Em ' A abadia Northanger' por exemplo, a sátira gótica além de tecer críticas sociais já convencionais por parte de Austen, tira um sarro do próprio gênero obscuro que se autoentitula.
A Catherine, protagonista da história, também merece receber muito destaque, pois além de ser o ponto alto do livro, é uma assídua leitora assim como a gente que não poupa a língua a fim de julgar diversos clássicos, mostrando para nós que uma leitura só pode ser considerada "boa demais", caso ela desenrole dentro do leitor muitas emoções e sensações conflitantes. Ou seja, para ela, sendo conhecido ou não, um livro precisa fazer com que a gente queira viver aquilo que está sendo lido.

Claro que hoje em dia eu posso achar as histórias que a Jane escreveu amenas demais... mas, pense no frisson da época vitoriana ao ler seus pensamentos ali impressos em papel? Sério, que sensacional rs! Por isso ler Jane Austen é e sempre será uma enriquecedora e inquietante experiência de leitura.

O enredo do livro é bem simples e traz a Cath que é uma garota não muito rica, interessante ou bonita. Ela chama a atenção por ser bem diferente de todas as outras mocinhas da autora ( pelo menos dos livros que li, é claro rs). Conforme os capítulos avançam, a protagonista viaja com uma família de amigos para a abadia de Northanger e lá vive grandes momentos que mudarão o fluxo de sua vida. Ela se decepciona e encontra o amor juntos na mesma equação e mostra para nós que é necessário viver sem medo de nada, afinal, a vida acontecerá de qualquer jeito.

Não posso dar mais detalhes sobre a história pois como disse, ela é bem simplista e quase não entrega grandes acontecimentos. Ela precisa ser lida em sua totalidade e sem altas expectativas e, por mais que eu não tenha amado, preciso dizer que a leitura é bem-humorada e leve... gostosa até. Fui me apegando aos personagens aos poucos e ao finalizar o livro, o sentimento que ficou foi o de leitura satisfatoriamente concluída.

Indico para os fãs da autora, esses sem dúvidas vão gostar com algumas ressalvas e ainda assim continuarão lendo os seus outros clássicos. Eles ainda dirão que 'Orgulho e Preconceito' excede em qualidade qualquer um de seus escritos obviamente, no entanto, não conseguirão dizer que 'A abadia de Northanger' é ruim, pois assim como ele, nenhum outro livro de Austen deve receber um adjetivo desse tipo. E fim.

(...) A pessoa, seja homem ou mulher, que não sente prazer ao ler um bom romance há de ser de uma estupidez intolerável.

Thaí 14/04/2024

O livro narra a história de Catherine Morland, uma jovem ingênua e apaixonada por romances góticos, que é convidada a passar uma temporada na Abadia de Northanger. Lá, ela se envolve em intrigas, mal-entendidos e romances, enquanto aprende valiosas lições sobre a vida e o amor. Com sua ironia característica, Austen satiriza os excessos dos romances góticos e da sociedade da época, criando uma obra cativante e divertida.

Não foi meu livro preferido da Jane Austen??
Marília Marques 14/04/2024minha estante
É difícil gostar muuuuito desse pq foi o primeiro que ela escreveu. Pra mim o suprassumo é O&P , depois Emma.

Thaí 14/04/2024minha estante
Tbm gosto de Emma, mas em segundo lugar pra mim é Persuasão ?

Marília Marques 14/04/2024minha estante
Que massa, esse ainda não li, mas tá na lista!

lelê 13/04/2024

Gostei,bem legal
Dei bastante risada e o livro me prendeu bastante, porém o final foi meio esculhambado.
oq se deu do irmão de henry e eloise, de isabella, será q o pobre do james seguiu em frente???

Geise 11/04/2024

Não me agradou tanto
É muito bem escrito, claro, mas não é meu tipo de estória. Diferente de Orgulho e Preconceito, não há um grande plot de reviravoltas, é só a vida de uma garota que se muda por um tempo e se apaixona. É rápido de ler, li em um dia, mas não é meu tipo de livro.

MissCaixeta 09/04/2024

5 estrelas e favoritado
Eu vi uma resenha antes de ler esse livro, que ela dizia que era o mais fraco da Jane. Como eu li só orgulho e preconceito até agora, não achei que esse foi ruim, achei ele maravilhoso. Mas tbm eu nem sei se posso opinar muito pela minha falta de experiência com a autora. Claro que tem capítulos péssimos, outros bons, alguns engraçados, outros angustiantes, mas enfim, adorei o tempo em que ela ficou em Northanger. A amizade dela com a srta. Tilney foi muito prazerosa tbm. Recomendo a leitura

skuser02844 09/04/2024

Gostei da história em geral, .as muitas partes eram bem arrastadas. Demorei mais pra ler por isso mas a história é interessante no início realmente achei que teria um assassinato ou coisa assim mas tô lendo Jane Austen e não Agatha Christie ? mas ainda assim gostei bastante foi uma boa leitura sem muita emoção mas boa

eduarda 06/04/2024

Livro clássico da Jane Austin, dando lições de vida em forma de uma personagem descontraída, não é o meu favorito da autora.

FeFa 02/04/2024

Segundo livro da Jane Austen que li e gostei muito.
Rapidamente me apeguei a protagonista e foi um prazer acompanhar a evolução dela para o entendimento da natureza humana.
E a narração da escritora, amo.

Lara 31/03/2024

Um novo ?jane austen? favorito
Eu não esperava me encantar tanto com essa leitura. de logo me afeiçoei à catherine e me identifiquei com a empolgação de uma viagem (comecei a ler durante uma viagem para visitar uma amiga, esse mês) e os comentários da própria Jane enquanto narra a história deixam tudo ainda mais divertido. muitas cenas as ?leitoras?, as quais a narradora constantemente se refere, se identificam e o enredo vai se desenrolando como se a gente tivesse se correspondendo com a catherine ou mesmo ouvindo de alguma amiga o que aconteceu. adorei muito, o último jane austen inédito pra mim tomou meu coração ?

Jayane S 31/03/2024

Katherine vc merecia mais.
Katherine a mocinha como a autora gosta de se referir vai viajar com alguns amigos dos pais para outra cidade onde só conhece pessoas insuportáveis. Eu acho q essa querida merecia um final melhor pois teve uma paciência enorme para tolerar várias palhaçada.

Folhadpapel 29/03/2024

Ela era feia
Apesar da história ser curta, apressada em sua conclusão e com alguns pontos de que me deixaram confuso (como a sua divisão e tom variando entre os atos), eu curti bastante a leitura. Creio que a narração foi o ponto alto dessa obra. Ler uma narradora consciente do seu dever e entendendo as suas limitações românticas, é simplesmente incrível, ainda mais vindo de uma autoridade no gênero.
Mas sim, a protagonista era feia e o leitor é convidado a acompanhar um pouco da sua evolução, de uma leitura ávida por aventuras à uma jovem mulher encarando a realidade.

bellaslivros 29/03/2024

Jane, jane
Foi o meu primeiro contato com a autora, me surpreendeu bastante este livro, achei que odiaria por ser aqueles livros de época, de romance, que por muitas vezes não me agradam. No entanto, esse livro foi uma grande surpresa e adorei como a Jane escreve.

Mal posso esperar para ler outros livro dessa maravilhosa.

Booksnolasco 29/03/2024

Ameii!! ???
Adorei o livro, ele é super rápido de ler e adorei o tom de humor do livro, achei diferente dos livros de época, parece que a Catherine age como as personagem dos livros de romance é muito doido, acho super valido quem gosta de livro de época e os livros da Jane de ler esse, quase não vejo muita gente falando dele. E considero um livro muito bom, fora que ele é bem curto então até para quem não tem costume de ler livro de romance de época, acho que vai gostar pois ele flui bastante, é um bom livro para começar os livros de Jane, sou suspeita em falar, pois ela é uma das minhas escritoras favoritas, se pudesse eu recomendaria para todo mundo ler hahaha.