A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

gi 29/02/2024

Minha primeira decepção lendo Jane
Me dói no coração começar essa resenha dizendo que não gostei de um livro da Jane, já que ela é uma das minhas autoras favoritas da vida. Mas não consigo dizer que esse livro me agradou durante a leitura.

A primeira metade do livro é extremamente arrastada, repetitiva e, em alguns pontos, superficial. Não conseguia me apegar aos personagens - tirando a protagonista - nem aos dilemas apresentados na história.

Fazer uma sátira sobre qualquer assunto é para poucos e, infelizmente, não acho que a Jane conseguiu entregar algo interessante aqui. Gosto muito do movimento gótico e do que ele representou na literatura, então esperava uma crítica um pouco mais estruturada por parte da Jane, igual em Dom Quixote, mas no final só achei um livro superficial.

A segunda metade do livro é um pouco mais interessante, no entanto, o final me pareceu rápido e corrido. Enfim, fiquei decepcionada lendo este livro.
vicniro 04/03/2024minha estante
Chocada

Luana M Moraes 27/02/2024

Abadia Northanger
Nessa história com um estilo gótico romântico, achei que a autora fez uma crítica à sociedade da época em vários pontos o principal sobre a literatura e os livros lidos na época.
Mais falando da história eu gostei só achei que a história mudava muito de assunto deixando vários pontos sem fechamento, gostei de algumas personagens e detestei outros.

Marcela.Silva 26/02/2024

Uma sátira aos romances góticos
Meu primeiro contato com uma das obras de Jane Austen e apesar de não ter saído morrendo de amores pela autora, gostei bastante deste livro. Catherine, personagem principal da obra, é uma jovem para lá de ?sem noção?, mas ao longo da história vemos seu processo de autoconhecimento e amadurecimento emocional.
Trata-se de uma paródia de romances góticos que na época, estavam em alta e constrói elementos que os refutam de forma irônica, cômica e sútil.

Alana N. 25/02/2024

"Aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido."
“A abadia de Northanger” foi um dos livros mais engraçados da dona Jane e, possivelmente, um dos meus favoritos dela. (Só perdendo para “Orgulho e preconceito”, que é o meu FAVORITO. Ninguém acima do nosso adorável sr. Darcy e sua capacidade de conquistar mocinhas as chamando de pobre.)
Sabe aquele tipo de protagonista sonhadora, leitora e fanfiqueira? Temos aqui! Catherine é uma grande fã de romances góticos, então ela começa uma pira de querer trazer as coisas que lê para sua vida real, o que a coloca em situações muito engraçadas. (Gente como a gente, não é mesmo? Quem nunca leu um livro de terror e ficou uma semana pensando: “aquilo é uma sombra ou é o satanás me assistindo chorar de madrugada?”)
Óbvio que, em meio a toda a graça envolvendo as fics da protagonista, a autora levanta algumas boas críticas e alfineta diversos hábitos da época. (A gata usa da sutileza para lançar o shade dela. Valorizem.)
Mas, tenho que dizer que aqui nós vamos encontrar o (até então) personagem mais insuportável da autora, ganhando até mesmo daquele primo sem noção da Elizabeth, o sr. Thorpe. MEU SANTO CRISTO, QUE CARA CHATO DO 🤬 #$%!& ! Tinha hora que ele começava a falar e eu ficava na minha cabeça gritando: “VAI, CHATO, FALA!”. (E aquela irmã dele, a Isabella, não vai muito atrás.)
Enfim, essa foi uma leitura muito engraçada, da qual não esperava nada e acabei saindo incrivelmente agradada. (E agora falta apenas um romance da Jane Austen! Estou tão orgulhosa de mim, me sentindo tão leitorah!)

Camis 22/02/2024

A típica Jane
É bom, tem a pegada de Jane Austen presente em todas as obras porém por ser a primeira obra da Jane, achei algumas partes maçantes e entediantes. Achei o final um pouco apressado, mas no geral gostei sim.

LetAcia1104 16/02/2024

Jane Austen nos traz em A Abadia de Northanger, uma heroína (Catherine Morland), que seria uma ?Dom Quixote de saias?. Entre os acontecimentos do livro, Catherine ao ler muitos romances góticos, se imagina como a heroína de um dos seus livros.

Rachel M. Mendes 15/02/2024

Eu Adoraria Tomar Chá com Jane Austen
De verdade? Jane Austen pareceu-me a mais doce das amigas! Com seu constante humor irônico e carisma expressos em suas palavras, a persona escritora de Jane me cativou.
Não penso que A Abadia de Northanger tenha sido um livro incrível. É bom, mas não maravilhoso ou impactante. Confesso, inclusive que esperava muito mais da trama. Trata-se de uma trama lenta e desprovida de grandes acontecimentos, ainda que divertida. Admito que é um livro gostoso de ler, contudo.
A escrita de Jane Austen é fluida, cativante, irônica e única. Mas penso que seus diálogos, ao menos nessa história, carecem de marcações de quem é o personagem a discursar. Todavia, isso não prejudica a peculiaridade jocosa de sua escrita: Jane é divertidíssima!

Farleyzinia 14/02/2024

Um romance sobre romances
Eu amo a dona Austen e sim eu adoro o fato dos romances dela serem orquestrados por fofocas mal contadas. E esse livro tem muito disso, porém é diferente dos outros da autora.

Eu gostei da protagonista, Catherine não é sonsa, ela é apenas uma jovem de dezesseis anos, que vivia uma realidade muito diferente e simplória longe das malícias da sociedade aristocrata, faz todo sentido os momentos em que ela se cala ou consente apenas para se encaixar.

Henry não é arrogante, ele é apenas um rapaz com mais experiência do que a protagonista, e nota-se que em alguns diálogos ele não está fazendo a moça de fato de boba, mas sim tentando instigá-la a raciocinar por si própria.

Os personagens que são realmente insuportáveis são os da família Thorpe.

Enfim, um ótimo livro pra quem não sabe por onde começar a ler os livros da nossa querida Jane.

Jezinha 14/02/2024

Livro super arrastado
Para começar fui generosa dando 3 estrelas para esse livro da Jane. Cara, que livro arrastado. Não há sequer menção à abadia de Northanger antes dos 60% do livro e ler sobre as interações da Catherine em Bath tornou o livro extremamente entediante.

Um ponto positivo do livro é que a Catherine é uma personagem inteligente que não se deixa influenciar pelos desejos dos seus amigos. Nisso ela me conquistou.

Quando a abadia enfim surge os grandes segredos que a protagonista queria desvendar simplesmente não existem e até o romance dela com o sr. Tilney se torna sem graça.

É o pior livro da Jane que eu li.

Vick 13/02/2024

Abadia de northanger
Até a metade do livro é uma leitura chata e repetitiva, depois dos 60% que as coisas começam a acontecer. A partir daí eu achei muito bom.

Vi 08/02/2024

A heroína é meio boba, e o "herói" parece tirar sarro da cara dela as vezes... mas tem bons momentos e no geral da vontade de seguir lendo até descobrir como chega à óbvia conclusão.

EllenCarol 04/02/2024

Catherine só pode ser descrita como a precursora das fanfiqueiras? que imaginação a dessa mulher!!!! Adorei o livro! Apesar de não ser um dos melhores da Jane Austen, traz reflexões muito importantes sobre o papel da leitura e a importância de se valorizar a ficção? absolutamente fantástico, na minha opinião

Jheinis.Duarte 01/02/2024

Não me prendeu
Eu gostei bastante no começo mas da metade pro final eu pulei, confesso que me arrependi um pouco mas não me cativou seguir com a leitura, estava achando chata... acho que não me apeguei aos personagens... Talvez seja o momento da minha vida não sei... prefiro orgulho e preconceito..