A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

leaveme_here_ 14/01/2024

???????
Um romance curto de jane austen que foi simplesmente perfeito. uma história com acontecimentos que me surpreenderam e outros que me aqueceram o coração. a personagem principal me encantou, principalmente por ser leitora e ter uma imaginação aflorada.
os longos parágrafos pesaram um pouco a leitura, mas o estilo jane austen de escrever já é bem conhecido e é até prazeroso de vez em quando.

gisele.berg 13/01/2024

Amada Catherine, tome muito cuidado ao entregar seu coração.
A Abadia de Northanger segue o padrão Jane Austen (só que dessa vez a protagonista tem uma família até que legal!), escrita envolvente e críticas sagazes da forma típica da autora. Catherine é uma personagem inocente, e, particularmente, ora essa inocência era motivo de riso e conforto, ora era motivo de vergonha alheia. Cath é muito gente como a gente: não tem lá muitos atrativos; nunca havia se apaixonado, porque não tinha um rapaz digno de atenção na pacata cidade dela; tudo dá errado na vida da coitada; e ela é uma leitora voraz, o que faz com que seja muito fanfiqueira e crie conjecturas absurdas. É evidente a evolução da Catherine ao longo do livro, como ela se torna mais firme em suas decisões e mais realista em relação às influências de suas leituras.

Não vou me ater muito ao romance, visto que o que temos são migalhas, e a própria Jane reconheceu que a circunstância amorosa não foi uma das melhores (confesso que esperava mais do Henry). Mas as migalhas são ótimas, e eu ficava ansiosa por qualquer interação entre eles.

O brilho mesmo do livro é a sátira que a Jane fez aos romances góticos hypados da época. Ao passo que satiriza esse gênero, Austen também defende os romances e ressalta a importância da leitura, mas a leitura de bons livros. Sensacional essa mulher ???

Diante das outras obras da autora, considero esse o mais "levinho". Imagino muito a Jane rindo ao escrever, como se ela estivesse escrevendo por diversão, para descontrair. Porque essa foi a minha sensação, um livro leve e gostosinho. Não chega a ser um favorito, mas foi uma leitura proveitosa (muito melhor que Mansfield Park). E por último, descobri que tem um diário do Henry, porém só tem a versão em inglês, e eu só queria um livro da Eleanor ?

louise118 12/01/2024

Leve e divertido
Uma leitura para se fazer com o coração leve! não diria que é tão marcante e irresistível quanto às outras obras da austen que li, mas foi inevitável me apegar e me identificar com a catherine morland, que se deixa guiar fortemente pela sua imaginação graças à sua predileção incansável por romances góticos.
fiquei muito surpresa com a conduta odiosa de alguns personagens da obra ao longo da história, que refletem a inconstância de espírito e a desonestidade das pessoas. eu diria que é uma obra que fala muito sobre comportamento, sobre o dinamismo e a volubilidade das relações sociais e, é claro, o casamento por pura ganância e interesse.
quanto ao casal, eu particularmente adorei o desenvolvimento deles e acho que ele está no padrão jane austen de qualidade?henry e catherine têm personalidades que se complementam com uma pitada de humor e leveza que achei muito característico deles.
de um modo geral, recomendo para quem já aprecia e conhece a escrita da autora, isto é, suas críticas sutis com um toque de humor que ainda assim são mordazes em relação a época, e um ritmo um tanto vagaroso da narrativa.

rayssadioli 11/01/2024

Não foi uma leitura memorável, mas tive uma experiência bastante proveitosa. Em alguns momentos, eu fiquei bastante intrigada para saber o que iria acontecer, mas não teve nada, de modo geral, que me fizesse amar a história, apenas alguns pontos legais, os quais abordarei aqui.

Quando descobri o gosto literário da protagonista, quis imediatamente ler o livro, mas me decepcionei um pouco em relação a isso, uma vez que não é o foco da narrativa.

A história conta basicamente uma parte da vida da jovem Catherine, que é convidada pelos vizinhos a ir até Bath com eles. Ela aceita, já que é uma ótima oportunidade para se aventurar e até mesmo encontrar um par romântico. Nos primeiros dias, ela se chateou pois foram dias bastante tediosos. No entanto, depois ela conhece Henry Tilney, que dançou com ela. Além dele, ela também conhece os filhos da senhora Thorpe, com destaque para Isabella e John (que é tão insuportável, que até ela apresenta desgosto pelo mesmo), e Isabella rapidamente se torna sua amiga. Depois de algum tempo na cidade, ela é convidada para ir com Henry, o pai e a irmã dele para Northanger, onde ela ficará com eles em uma abadia, mas depois será basicamente expulsa pelo pai deles, o qual até então demonstrava bastante atenção com Catherine? (não vou me prolongar sobre isso para que a experiência de leitura de outras pessoas não seja estragada).

Mesmo sendo o primeiro romance escrito por Jane Austen, já é possível notar aqui sua genialidade. É um livro relativamente curto, com capítulo curtos, além da narrativa ser bastante fluida e envolvente, então é ideal para quem busca começar a ler essa autora.

Algo que me incomodou no livro foi o final, me refiro às últimas páginas, já que a parte final como um todo eu gostei. Mas, apesar disso, recomendo a leitura, acho que vale muito a experiência.

Lara 11/01/2024

Não gostei
O livro não me prendeu pois achei a história meio chata. Apesar de ter gostado da protagonista, a história dela e dos outros personagens não são muito aprofundadas, bem como a história em si que não tinha muito sentido.

Rebecca152 11/01/2024

Romance de época
Gente de romance não achei que tinha nada, queria mais desenvolvimento do Henry e da Catherine, mas eu gostei por seu meu primeiro livro de época, e sendo da Jane Austen...
Gostei bastante, mas não ao ponto se dar 5 estrelas

Juliapiovesanp 10/01/2024

Jovial e leve
O primeiro romance da autora, ele mostra as características principais da escrita dela e já revela o quão revolucionária será! Bom para os leitores que não se limitam a orgulho e preconceito. Rompe com a ideia de feminino para a época que viveu.

Diana68 09/01/2024

Diferente e maravilhoso
Mais uma vez Jane Austen se mostra impecável. Seu primeiro romance concluído e já tão bem escrito. Seguindo o estilo da autora, apesar de não haver reviravoltas como em outros, esse se destaca pelo diálogo travado entre a autora e o leitor. Uma delícia ler em um formato de conversa com a interlocutora e, sem me surpreender, a riqueza de sua escrita prevaleceu. ?Deixo a quem interessar possa a tarefa de decidir se esta obra, ao fim e ao cabo, recomenda a tirania dos pais ou recompensa a desobediência dos filhos.?

Lucy 09/01/2024

Definitivamente não faz parte da lista dos melhores da Jane Austen...
Esse livro está um pouco longe de "Orgulho e Preconceito", "Emma" e "Razão e Sensibilidade", é o livro mais raso que li da Jane Austen até agora. Ele não tem a perspicácia, a ironia e o sarcasmo sobre virtudes e vícios humanos que os outros livros dela possuem, porém é uma história que prende a atenção apesar do final que parece meio corrido e deixa a desejar.

juliarasselen 08/01/2024

A Abadia de Northanger ?
Apesar de eu amar a escrita e as obras da Jane Austen, esse livro é o mais simples que já li dela. Não é tão profundo como os outros, os personagens são vistos de forma superficial e o desenrolar da história é totalmente diferente das outras obras, há poucas reviravoltas, não tem tantos altos e baixos. Mesmo assim, é uma história rápida, fluida e de fácil compreensão, excelente pra quem quer começar o hábito da leitura ?

Mel 07/01/2024

Não curti
Apesar de gostar muito da autora, não gostei muito desse livro. Achei tudo muito arrastado e um pouco chato, além de uma falas e situações um pouco problemáticas o que fez com que eu não me identificasse em nada com o livro. Não via a hora dele acabar hehe

Vickie 04/01/2024

Se você está procurando por romance, leia outro livro ?
O tanto de raiva que eu passei com esse livro não está escrito.

Pensei várias vezes em desistir da leitura, mas a humilhação por migalhas de romance e da felicidade da personagem me fez insistir.

O livro conta a história da Catherine enquanto viaja com seus amigos e tem o azar de conhecer os Thorpe e a sorte (uns 80%) de conhecer os Tilney, nesse período mostra a vivência dela em outra cidade, Bath, onde ela vai a bailes, teatros e salões, em um desses momentos conhece Henry e a irmã dele, levando a uma amizade e posteriormente ela passa um tempo na casa deles, uma Abadia em Northanger, daí em diante nos humilhamos por um romance e acompanhamos as fanfics da Catherine.

Então se você busca por romance, vai ser humilhada até a última página, que da um final cheio de migalhas e é isso :)

Danielle535 03/01/2024

Divertido !
A abadia de Northanger entrou no meu top 3 livros da Jane Austen, Catherine, a protagonista, é uma menina ingênua no interior frequentando uma cidade movimentada pela primeira vez, é muito divertido ler principalmente pela personalidade dela. Henry Thorpe, seu interesse amoroso, a complementa com seu discernimento das coisas. Apesar de Catherine ser uma garota ingênua de 17 anos, ela tem princípios nobres que são testados pela narrativa que firmam o seu bom caráter. A crítica a literatura gótica vem com grande peso na metade do livro.
Eu recomendo a leitura pra qualquer pessoa, a escrita é um pouco diferente dos outros livros da mesma autora, pois há um narrador para falar da nossa heroína em determinadas partes, no geral ele é bem engraçado de se ler.