A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Patricia Lima 27/07/2020

A Abadia de Northanger
Eu achei esse livro bem diferente dos outros livros da Jane Austen, começando com a narrativa dele que é bem peculiar, parece que temos um narrador que até chama a personagem como a heroína da história, como uma referência aos livros que ela gosta de ler.

A personagem gosta de livros de suspense e terror e aqueles que tem heroínas, daí quando ela chega nessa casa, ela acaba criando seu próprio mistério sobre esse lugar e os moradores dali, como se fossem uma história dos livros que ela lê.

Então isso faz o livro ser diferente, e para mim foi o livro mais leve e tranquilo de ler da autora, ele também tem poucas páginas, e outra coisa que eu gostei muito foi o mocinho da história. Depois do Mr. Darcy eu acho que esse foi outro mocinho que me conquistou, ele é um personagem muito inteligente e de bom coração.

Mas o livro na minha opinião é fraco comparado as outras histórias da autora, acho que os outros são mais intensos em relação a sentimentos e comportamentos dos personagens, e esse acabou sendo mais simples em tudo.

Essa personagem também é mais ingênua comparada a outras personagens da autora que tem uma personalidade mais marcante.
Sanchez 09/09/2020minha estante
Tive a mesma percepção comparativa com as outras obras mas compreendi pelo fato desse ter sido seu primeiro livro escrito, e não o publicado...

Vanessa Lima 14/09/2020minha estante
Estou na metade e sigo com essas impressões também

Camila.Nunes 09/11/2020minha estante
Tô achando a escrita bem confusa e fraca. Concordo que deva ser por conta de não ser um livro publicado pela autora em vida. Talvez não estivesse pronto ou fosse só um experimento...

gabrielabsr 23/05/2021minha estante
curti muito sua resenha, tive sentimentos parecidos e foi o que menos gostei da autora

Wallace.FranAa 20/08/2021minha estante
Como faço para começar a ler um livro neste App? Não sei como , alguém pode me explicar.

maia 05/01/2022minha estante
acabei de terminar ele e concordo com tudo oque você falou!! adorei o henry mas achei a forma que eles se relacionaram muito fraca

Tati Lopes 28/05/2022minha estante
Não gostei desse, achei um pouco meio arrastado...

Ana Guimarães 16/01/2023minha estante
Eu abandonei o livro pois é uma leitura difícil, e tenho que reler várias vezes a mesma frase. Mas um dia pretendo tentar reler o livro do zero

beatriz 27/11/2023minha estante
Não achei fraca a história, achei inclusive melhor que as outras obras famosas dela. Bem mais tranquila de ler, bem mais prazeroso de ler, e eu também amei o mocinho, o Sr.Tilney. acho que esse livro deveria ser bem mais valorizado

rosanerb 16/03/2024minha estante
Nossa que livro arrastado e de repente chega o fim. Personagens sem emoção, eu realmente não consegui me conectar a essa leitura.

Thaí 14/04/2024

O livro narra a história de Catherine Morland, uma jovem ingênua e apaixonada por romances góticos, que é convidada a passar uma temporada na Abadia de Northanger. Lá, ela se envolve em intrigas, mal-entendidos e romances, enquanto aprende valiosas lições sobre a vida e o amor. Com sua ironia característica, Austen satiriza os excessos dos romances góticos e da sociedade da época, criando uma obra cativante e divertida.

Não foi meu livro preferido da Jane Austen??
Marília Marques 14/04/2024minha estante
É difícil gostar muuuuito desse pq foi o primeiro que ela escreveu. Pra mim o suprassumo é O&P , depois Emma.

Thaí 14/04/2024minha estante
Tbm gosto de Emma, mas em segundo lugar pra mim é Persuasão ?

Marília Marques 14/04/2024minha estante
Que massa, esse ainda não li, mas tá na lista!

Giulipédia 18/09/2020

Não importa o gênero, apenas leia!!
É um dos menores livros de Jane Austen de fácil entendimento, divertido e muito bom se ler, adorei conhecer Catherine.

O livro conta a história de Catherine Morlan, uma garota considerada comum, com nenhum atributo que a faça sobressair das garotas de sua idade, nenhuma aptidão extra pra desenho, música, ou predileção intelectual por livros, apenas aqueles romances ditos "inúteis" que não trazem nenhum conhecimento extra de nada, livros puramente de entretenimento. Pois bem, Catherine é uma garota simples do campo que vai passar uma temporada na alvoroçada cidade de Bath com amigos da família, os Allen. A Sra. Allen fica então responsável por apresentar a sociedade de Bath para a simplória Catherine, onde esta nada tem de conhecimentos sobre a última moda usada na cidade, os assuntos mais discutidos e principalmente as malícias dos condes e baronetes para com meninas inocentes que nada sabem como lidar com esses senhores.

Esse livro trás uma crítica social literária, se é que posso chamar dessa forma, um preconceito que existe até os dias atuais, infelizmente, o preconceito literário para com alguns gêneros específicos, nesse caso o romance. Essa forma de pensar diz que qualquer obra que não tenha um conteúdo que seja de utilidade, que não traga alguma forma de aprendizado é considerado "inútil". E não apenas isso, mas vergonhosa é a consulta dos leitores que apenas consome esse tipo literário específico, como se a leitura apenas pelo ato de se entreter fosse considerada errada. É claro que nós, os verdadeiros leitores, sabemos que não é bem assim, que nenhum gênero literário é inútil e toda forma de leitura é válida, e que o aprendizado e o conhecimento também estão presentes nesse gênero, principalmente nesse! Mas acima de tudo, mas do que o desejo de conhecer, de saber, o prazer de se ler um livro, deve ser soberano sobre todos os outros motivos.

Essa história também nos mostra como podemos nos enganar sobre o caráter de alguém, e junto disso ensina a criar sua própria opinião sobre diversas situações por conta própria, sem se deixar levar por opiniões alheias, mostra como nesses casos a ingenuidade pode ser perigosa, pois ela acabar por se tornar um mecanismo de proveito próprio de pessoas maliciosas sobre as ditas "ingênuas" que apenas acreditam e se deixam levar, acreditando que não existe nenhuma segunda intenção por debaixo da primeira, acompanhar a trajetória de Catherine nesse caminho foi realmente revelador, mas paro por aqui, quem quiser saber mais vai ter que encarar a leitura desse livro maravilhoso!

Mais uma vez Jane Austen nos deixa uma lição preciosa para a vida, toda forma de leitura é válida, o importante é apenas ler! E cuidado com as pessoas interesseiras, elas podem estar mais perto do que você pensa! Recomendo a leitura a todos!!
Lígia 18/09/2020minha estante
Giuli, amo ? suas resenhas, continue sempre a resenhar, por gentileza! ??

Giulipédia 18/09/2020minha estante
Feedbacks positivos cm o seu são meu incentivo, sou eternamente agradecida, mt obgda de vdd!! ????

Bart 19/09/2020minha estante
Não vou ler sua resenha, vc já sabe o motivo! Kkkkkkkkkk Mas a reação é unânime de qm lê! ????? isso q eu acho massa!!

Ju_allencar 19/01/2024

Achei ok
Dos livros da jane esse possivelmente seja o que menos gostei, a leitura é fluida e simples. Não acontecem tantas coisas no livro. Não me apeguei aos personagens. O final foi resolvido bem rápido, uma coisa que me incomoda nos livros da jane e o casal só ficar junto na última página, pelo menos nos que já li. Mas essas são as minhas considerações. Recomendo pra quem procura uma leitura mais leve e simples.
Cassio67 20/01/2024minha estante
Quero começar a ler Orgulho e Preconceito, animado pra entrar no mundo da Jane

Ju_allencar 20/01/2024minha estante
Orgulho e preconceito é maravilhoso, obra prima ??

Anna.Marciano 29/01/2024

Me fez passar raiva
Gosto da escrita da Jane e adoro saber como era viver em um mundo tão diferente do atual.
Dito isso achei todos os personagens detestáveis com foco em uma família em específico, a protagonista é sonsa e o sru par arrogante.
Gostoi do livro mas a raiva que passei lendo ele estragou parte da experiência...
Moreira 29/01/2024minha estante
Eu comecei a ler esse e não terminei. Estava achando meio chato. Agora estou pensando se devo mesmo voltar a lê-lo. Estou lendo no momento ?Emma? da Jane Austen tbm e está legal, só que os começos dela são sempre meio chatos e descritivos demais, mas costuma melhorar depois

quelteless 29/01/2024minha estante
Um dos únicos dela que eu não gosto, curiosamente é o favorito da minha mãe, sempre quis entender porquê

Du 29/01/2024minha estante
ela ama escrever personagens insuportáveis né, surpreendente

Alessa_08 29/01/2024minha estante
kkkkkkkkkkk

Moreira 29/01/2024minha estante
Em Razão e Sensibilidade tbm não gostei das principais, principalmente a Marianne, muito chata

Juh 29/01/2024minha estante
eu abandonei esse livro sem pesos na consciência! chatinho dms

Jheinis.Duarte 01/02/2024minha estante
Senti o mesmo

Monithex 07/04/2021

A abadia de Northanger
Um pouco arrastado, confesso, o menos emocionante comparado aos demais livros da Jane. Mas o final salvou o livro, embora um tanto quanto clichê.
Eu não diria que Catherine é uma jovem ingênua como diz a descrição. Ela se mostrou bem astuta em vários momentos, um pouco confusa talvez.
Jane Austen faz um eloquente contraste entre realidade e imaginação, entre uma vida pacata e as situações que pareciam que os personagens estavam viajando na maionese.

Pâm 21/01/2021

A Abadia de Northanger
Foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li, e simplesmente amei. Foi uma experiência incrível ler um livro dessa autora que é tão aclamada. A história é muito boa, com personagens cativantes. Fazia um tempo que não lia um livro com personagens tão humanos, que causam tanta raiva e pena. O único adendo é que o final foi apressado, mas talvez seja a edição.

Geovanna.Cookie 22/12/2023

Jane Austen mais irônica do que nunca
Nunca tinha ouvido ninguém recomendar esse livro da autora, nunca nenhum ninguém sequer comentou sua existência. Por quê? Ele é com certeza o mais escraxado dela.

Tem um estilo meio diferente dos outros com um narrador falando diretamente com o leitor, o que me deixou pensando que esse romance seria muito mais adequado para uma adaptação meio fleabeg do que Persuasão. E por ser narrador pela autora a ironia é bem óbvia.

Só o romance que não é lá muito bem estabelecido, não existem muitos momentos entre a mocinha e o mocinho, é mais um romance de amadurecimento.

Beatriz 19/08/2020

Na minha opinião esse foi o livro mais ?leve? dos que já li da Jane Austen... A personagem principal é tão ingênua e sua ingenuidade acaba nos encantando e não irritando, como geralmente acontece.
O romance vai se desenrolando levemente, sem mtos sobressaltos, realmente me surpreendi com a história.

Daniella 16/01/2022

a jane austen engraçadinha, não a jane austen romântica
o primeiro livro de jane austen temos uma jovem escritora que escreve seu romance ironizando certas convenções dos grandes romances como também criticando aqueles que menosprezam o poder e valor de um bom romance. dessa forma, o romance é uma ode aos romances. temos uma heroína ingênua que se transfere a todo momento os causos romanescos para a realidade, só para perceber depois que a vida real não é igual aos livros, mas nem por isso deixa de ser melhor. claro que temos o casal pobre x rico se acertando no final, claro que temos casamentos (ou tentativas) por interesse, claro que temos críticas às frivolidades da sociedade inglesa, claro que temos jane austen passando a lição de não julgar ou criar pré-conceitos antes de saber toda a verdade. claro que temos a mocinha aprendendo com seus erros e crescendo. tudo isso em bailes, chá da tarde e visitas sem fim à casa dos outros.

Thauany 21/03/2023

Eu entendo a genialidade da Jane Austen e com certeza respeito sua relevância na literatura, mas as histórias dela simplesmente não funcionam pra mim.
Até gosto do sendo de humor atrevido e irônico visto nesta história em específico, mas mesmo assim não me conquistou.

Renata_ Pandora 26/12/2023

Meu Deus, ela é muito ingênua, chega a ser tola, ela fantasia com os livros que lê e começa a criar teorias sobre a vida dos outros.
?Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, que não souber apreciar um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido.?

Abelita.Azevedo 16/07/2023

Heroína
Meu primeiro livro da Jane é realmente achei bem legal
Adorei a Catherine! E achei muito fofo o romance, apesar de não ser muito fã de romances
Gostei bastante!
Acho tão incrível que um livro escrito há 206 anos por vezes é tão a frente do seu tempo
Jane Austen maravilhosa

maria 29/01/2021

A Abadia De Northanger - Jane Austen
RESENHA:
Basicamente o livro conta a história de Catherine Morland, uma fã de romances góticos.
MINHA OPINIÃO:
Estou meio que fazendo uma Maratona Jane Austen, e estou adorando!
Já li Orgulho & Preconceito, Emma e agora A Abadia De Northanger, que dos três foi o que eu mais me conectei. Talvez seja por causa da quantidade de páginas, não sei, mas eu realmente me conectei com o livro.
Enfim, adorei a Catherine e me irritei demais com a Isabella, o John e o James.
QUOTES:
- [...] Em cada talento em que o bom gosto é o fundamento, a excelência se divide muito bem entre os sexos.
Página 24
A amizade é decerto o melhor bálsamo contra as dores da decepção amorosa.
Página 29
Por orgulho, ignorância ou moda, nossos inimigos são quase tantos quantos nossos leitores. E enquanto o talento do nongentésimo compilador da História da Inglaterra ou do homem que reúne e publica num livro algumas dúzias de linhas de Milton, Pope e Prior, com um artigo do Spectator, e um capítulo de Sterne, é elogiado por mil plumas, há um desejo quase universal de vilipendiar e desvalorizar o trabalho do romancista, e rebaixar obras que têm apenas o gênio, a inteligência e o bom gosto para recomendá-las. Não sou um leitor de romances... Raramente folheio romances... Não vá imaginar que leio muitos romances... Para um romance, está muito bom. Essa é a cantinela de sempre. E o que anda lendo, senhorita...? Ah! É só um romance! , responde a mocinha, enquanto larga o livro com afetada indiferença ou momentânea vergonha. É só Cecilia ou Camilla ou Belinda; ou, em suma, só alguma obra em que se exibem as maiores faculdades do espírito, em que o mais completo conhecimento da natureza humana, o mais feliz traçado de suas variedades, as mais vivas efusões de inteligência e humor são oferecidos ao mundo na linguagem mais seleta.
Página 35
- Aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance, deve ser insuportavelmente estúpido.
Página 108