A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Nanda 15/11/2020

O livro é bem curto e bem gostoso de ler. Amei a história é recomendo muito

Belle 10/08/2020

Uma leitura leve e descontraída.
Bem diferente da narrativa dos demais livros de Jane.

Larissa / @olhares_sonhadores 31/07/2020

Abadia de Northanger - Jane Austen
Jane Austen escreveu esse romance entre 1798 e 1799, sua publicação ocorreu em dezembro de 1817, primeiramente chamava - se Susan.
Somos apresentados à heroína Catherine, sexta filha de dez filhos, sua família é mostrada como desprovida de beleza. A garota é a mais ignorante de sua família, mas é cheia de sonhos, verdade e lealdade.
A jovem viaja para Bath com os amigos ricos da família os Sr. e Sra. Allen, para passar umas semanas. Catherine e Sra. Allen passam a frequentar um baile na cidade, onde a garota conhece a Srta. Thorpe uma jovem que se torna a melhor amiga de Catherine. Sendo assim, comentam sobre os jovens da cidade, sobre os romances que Catherine sonha em viver em locais como nos romances góticos que são citados.
Depois, a garota é convidada para morar na Abadia de Northanger, juntamente com a família Tilney. A jovem heroína, fica deslumbrada por ir morar na Abadia, um lugar que ela anteriormente imaginava em suas leituras. Na Abadia, ela recebe cartas que a deixa transtornada por descobrir a verdade sobre algo que aconteceu com sua família, logo depois de viver um romance com Henry Tilney, ela é mandada para casa pelo pai de Henry.
A jovem desconhece o motivo, mas acaba voltando tristemente para sua casa.
Eu amei esse livro, não esperava que iria gostar tanto. A forma única de Jane Austen escrever, sua ironia e sua crítica em relação aos romances góticos e sua defesa por romances em geral, me deixaram muito envolvida com a história.

Marilia 23/11/2023

Abadia de Northanger
Eu diria que os livros da Jane Austen me causam o mesmo sentimento que os chamados chicklit. Depois que você conhece a escrita dela, passa a reconhecer o andamento da história e se sente numa novela agradável e com várias observações sarcásticas que não se espera de uma jovem como era o caso dela.

gvazzz 04/04/2021

Janinha Austen veio pra jogar toda sua ironia e sarcasmo nesse livro. Amei kkkkkk
Ela participa ativamente do livro como narradora, diferente dos demais. E vem contar a história de Catherine de Morland... Uma jovem de uma familia enorme, com mil irmãos, que é levada a Bath pela família dos vizinhos para aproveitar a vida da high society... Lá a princípio totalmente deslocada, sem conhecer ninguém, acha uma amiga, Isabella, totalmente fútil com quem seu irmão mais velho está de paquera. O irmão de Isabella se encanta totalmente por Catherine, mas ele é um boçal seboso. Ela encontra também Henry Tiney, por quem se encanta... E faz amizade com sua irmã, Eleanor. Nessa amizade, ela é convidada a passar uns tempos na casa deles, uma abadia...
Dani 05/04/2021minha estante
Adorei a intimidade com Janinha ????

gvazzz 05/04/2021minha estante
Minha amiguinha!!!

Tábata Kotowiski 31/10/2023

A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland, uma moça jovem que adora histórias de terror e romance. Ela é convidada a passar um tempo na misteriosa Abadia de Northanger e sua imaginação a faz acreditar que coisas estranhas acontecem lá. O livro mistura romance, comédia e um toque de mistério, e nos faz pensar sobre como a imaginação pode nos levar a mal-entendidos engraçados. Jane Austen cria personagens interessantes e nos mostra como as pessoas viam as mulheres naquela época. Com escrita envolvente, é um livro divertido e perspicaz que continua sendo uma leitura gostosa até hoje.

Thais.Garrido 23/04/2023

Da para ouvir a voz da Jane Austen falando com a gente
De todos os livros da Jane que já li até aqui (orgulho e preconceito, razão e sensibilidade, persuasão) achei esse o mais fraquinho, mas não deixa de ser um romance fascinante.
Da pra sentir ao longo da história a escrita ainda verde da autora, que ela ainda está em um de seus primeiros escritos, mas sinto que esse livro é onde da para sentir mais a presença da Jane como narradora, evocando a sensação de que ela própria estava nos contando a história ao invés de estarmos vivendo a história através dos personagens, como em seus livros mais maduros.
Me diverti e me encantei como sempre, e foi ótimo conhecer um pouquinho mais dessa grande autora.

Caroline Vital 08/10/2023

Jane Austen é Jane Austen. Sempre cumpre o prometido. Mais um romance para a conta. Adorei, apesar de não ter me conectado tanto com os personagens.

Carolina.Gomes 21/03/2021

Um romance delicioso
Quanto mais conheço a obra de Jane Austen, maior a minha admiração.

Me diverti muitíssimo com essa leitura.
É incrível como Jane consegue ser tão irônica e criticar, de modo tão contundente, os costumes e a sociedade da época.

Como arguta observadora do comportamento humano, a descrição perfeita de suas personagens me transportou para Bath e Northanger de 1798.

Catherine Morland, Henry Tinley, Isabella e John Thorpe são tão verossímeis para mim!

Há quem diga que hodiernamente, há outra escritora semelhante. Discordo! Jane Austen é incomparável.
Thamiris.Treigher 22/03/2021minha estante
Concordo com cada palavra ???

Carolina.Gomes 22/03/2021minha estante
??

Isa Romero 04/05/2021

Um dos livros mais tranquilos de Jane Austen
Um livro em um formato bem diferente do que estamos acostumados da autora, mas gostei muito do mocinho, Henry conquistou o coração do leitor de um jeito que só Mr. Darcy conseguiu

Laryssa Barros 23/03/2022

A maior de todas, pode entrar, Jane Austen ??
Eu simplesmente amei esse livro, por um lado, eu entendo quem acha arrastado se comparado com Emma, por exemplo, mas se comparamos ele com Persuasão, nota- se que eles tem uma estrutura um pouco parecida. Eu gostei muito desse livro, os personagens que me fizeram sentir ranço, os personagens que me fizeram sentir um quentinho no coração ?, a atmosfera gótica e assustadora (ou não kkk, quem leu sabe). Mais um 5 estrelas para a coleção.

larainativa 09/10/2021

dark vibes <3
eu amei esse livro, a catherine é uma garota ingênua, mas que sabe se portar, é uma mistura muito louca...
enfim, gostei...

@litera2023 26/04/2021

Diferente
Posso dizer, que de todos os livros que já li da Jane Austen, esse foi muito diferente. Achei bem legal, o humor gótico que ela colocou, até mesmo a crítica relacionada aos livros de romance da época. Foi uma história bem legal, gostei bastante e recomendo.

FremenJeff 10/03/2021

Bem humorado e ótima primeira experiência com Jane Austen
A Abadia de Northanger é aquele típico livro que uma amiga(o) indica e que você não ler nem a sinopse e se senta e descobre que é (Mesmo sem saber) o livro que você precisava no exato momento em que está enquadrado.

Mesmo a narrativa em terceira pessoa você acaba se perdendo nesse detalhe porque é tão bom ler sobre a Catherine que você perde nem percebe que é em terceira pessoa , é bem humorada, com um narrador que interage com o leitor, a história é leve e a personagem foge dos padrões de idealização. E eu adorei isso principalmente porque eu vi aqui que é um livro de 1817 então imagino os preconceitos estabelecidos da época e como deve (necessito pesquisar mais sobre) a repercussão que esse livro causou na data de publicação.