A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Rodolfo Baldassi 19/03/2023

Um livro curto que parece não ter fim.
Sei que é um clássico, mais diferente de Orgulho e preconceito ou até mesmo Emma, esse livro é muito chato. É basicamente as pessoas indo na casa uns dos outros conversar, mas da forma mais entediante possível.

Leaozin 30/07/2020

Como não amar ?
Jane Austen é muito ousada nas suas histórias, por traz desse romantismo a muita ironia e crítica social, muito bom.

Andreia.Britez 22/08/2023

Surpresa agradável
Entrei na leitura com baixas expectativas por saber que esse era um livro que fugia um pouco dos padrões de romance da Jane Austen mas fui surpreendida com uma escrita deliciosa, fluida, onde Jane mostra toda a sua sagacidade e bom humor. Há questões com o texto em que você consegue perceber que houve uma certa imaturidade da autora (ela era uma jovenzinha quandp escreveu Abadia) e falta de tempo com a revisão talvez. Mas em nada apaga a luz dessa escritora maravilhosa.

Thamy Palloni 29/03/2022

A Abadia.
Este romance de Jane Austen é um curioso diálogo com a autora, algo inédito nas obras que li até hoje.
Escrito numa aparente pressa, numa preguiça divertida, é leve, pueril e tem pinceladas da escrita magistral de Jane.
Longe de ser uma grande obra, é quase um ensaio, um rascunho belo de personagens deliciosos de se ler.
Apesar de não ter a construção de suas obras mais fortes, A Abadia de Northanger é sem dúvida um delicioso repouso nas linhas da literatura poética, suave e eterna desta grande escritora.

Julia2797 03/08/2022

Em "A Abadia de Northanger", Catherine Morland é viciada em romances góticos. Aos 17 anos, sai de seu vilarejo para passar uma temporada em Bath. Ali, ela se depara com bailes e conhece novas pessoas. Por ser muito ingênua, ela é enganada constantemente com muita facilidade e infelizmente, tarda em enxergar a maldade nas pessoas.
No decorrer do livro, por gostar tanto de romances góticos, ela acaba por misturar ficção com a realidade.
Com narrativas repletas de ironias, Austen faz uma crítica sobre os efeitos negativos que os romances provocam nas meninas. Ao mesmo tempo, a autora se opõe a quem despreza romances e a quem enxerga romances como leituras não inteligentes.
Um livro extremamente divertido!
Recomendo.

tali 10/11/2021

A Abadia de Northanger - Jane Austen
A Abadia de Northanger é um clássico da literatura vitoriana, mesmo pouco conhecido. Trata-se uma garota chamada Catherine que tem como sonho se tornar uma heroína de uma história. Aos 17 anos é convidada para uma viagem com dois amigos de seus pais, o sr. e sra. Allen, até Bath, onde ela faz relações fortes. Um pouco depois de sua estadia, ela é covidada novamente para passar algumas semanas na chamada Abadia de Northanger, e por lá passa por experiências saídas de um livro e também encontra o amor.
Demorei um pouco para ler, umas duas semanas, mas compensou cada palavra. A escrita não é tão ?arcaica? como todos acham e é até bem interessante de ser lido. As aventuras que Catherine se mete e as confusões que ocorre entre os moradores de Bath me fizeram encantar com a história do início ao fim. Nada a declarar, apenas de que Jane Austen sempre vai dar o seu melhor em todas as suas obras

Vanessa Lima 01/10/2020

A Abadia de Northanger - Impulso Catherine
Foi uma leitura boa e prazerosa, meu primeiro contato com a escritora.
Gostei da riqueza dos detalhes e descrição dos personagens e sentimentos - oras adorava a personagem principal ou oras tinha vontade de dar um "sacode" e dizer: "Catherine, reaja!"

Taci.Souza 13/06/2023

Um dos aspectos que mais admiro em Jane Austen é a forma elaborada como ela escrevia de forma crítica e bem humorada as convenções e imposições sociais de época. Se valendo de narrativas simples, mas dotadas de ironia e opiniões próprias, apresentando habilidosamente personagens despretensiosos, que evoluem e amadurecem ao longo da trama, conquistando gradualmente a simpatia do leitor.

Em A Abadia de Nortangher todas essas características podem ser comprovadas. Um romance de cotidiano, que abusa de referências literárias e se propõem a expor de forma clara e crítica, a alta sociedade Londrina da época, destacando seus preconceitos, inconstância, e caráter vicioso. Propósito que Jane Austen consegue atingir com louvor.

Este foi meu segundo contato com essa obra, e fico feliz em perceber que gostei mais da leitura agora do que na primeira vez, pois pude, em virtude de uma maturidade literária melhir exercitada, reconhecer elementos e detalhes que escaparam à minha percepção na primeira vez que li.

zbll 21/09/2022

esse foi um livro muito bom, tipo mesmo. não estava dando nada por ele, por causa de um certo preconceito de o livro ter "poucas" páginas, em comparação com outros livros da Jane Austen que são bem grandinhos e fora que eu não ouvi muito sobre a história. mas felizmente, surpreendeu.

foi uma história "tranquila", por ser de fácil entendimento e por até mesmo tirar sorrisos meus. é uma história sem muito aprofundamento, mas ficou na medida certa. fora os casais serem fofos e tals.

resumindo: Jane Austen nunca erra.

leiam! :D

Ana ou Clara 17/06/2021

Não rolou pra mim, à leitura não fluía apesar de ter gostado do cenário que a história se passa.
Acho que não era meu tempo certo para lê-lo :(

Thais 23/04/2022

Jane Austen nao decepciona
Leitura leve, fluida, daquelas que nós não temos vontade de largar só pra saber mais um pouco do desfecho.

De cara, já simpatizei com a ?nossa heroína?, ela é obstinada e sua teimosia faz firmar seu caráter e as suas intenções. Ela é um doce! Por vários momentos desejei ser amiga dela. Assim como eu adoro Elizabeth Bennet, Catherine Morland ganhou um lugar no meu coração.

E a ironia de Jane Austen como sempre o ponto alto dos seus romances, nos fazendo dar risadas, detestar os ?vilões? e desejar logo o final feliz.

Quanto ao título, até a metade do livro tinha até me esquecido se haveria mesmo uma abadia, até que ela é mencionada e somos transportados para lá.

Enfim, um romance leve que nos proporciona ótimos vislumbres pra imaginação.

laraleiixo 12/04/2021

Esperava mais
No início do livro, fiquei bem empolgada pela história de uma personagem mais "desconstruída" em relação aos muitos costumes da época.

Mas, o livro apresentou mais tarde personagens que eu detestei e se tornou muito massante. Os personagens eram chatos e tinham atitudes que me davam nos nervos.

Faltando 70 páginas para terminar, a história engrenou mais e ficou legal, e o final, foi o que eu esperava.

A história é legal, mas mais da metade foi difícil de ler, por conta desses tais personagens.

Iasmim.Almeida 30/07/2020

Resenha: A Abadia de Northanger.
Catherine é um adolescente  espirituosa que nutre dentro de si o desejo conhecer o mundo, e explorar o desconhecido. É uma leitora ávida, sua imaginação precede a lógica e não poucas vezes, a realidade confunde-se com uma obra literária. É gentil, obstinada, esperançosa, e justa. Julga à todos segundo o crivo de seu caráter bom e justo. Algumas vezes, seu julgamento fora acertado, outras nem tanto. Todavia, Catherine cresceu muito no decorrer destas páginas! Uma verdade heroína. Gosto do termo atribuída a ela: "Heroína". Não de forma irônica, mas humana. Heróis não são infalíveis, eles erram, e aprendem com seus erros. São irredutíveis quando se trata de fazer a coisa certa, prezam pela verdade, pelo que é correto e pelo que é justo. E Catherine tem estas qualidades.

Assim como em um livro, dentro de outro, sua história é contada, capítulo após capítulo por um narrador um tanto excêntrico, mas ao mesmo tempo, com o comportamento típico de um romancista. Esta obra da Jane Austen, é peculiar. Aborda assuntos corriqueiros e profundos da vida cotidiana de uma adolescente, fala sobre amizade, afeto, desavenças, traição, interesses, e sua relação intrínseca, com as relações sociais, posição social, status e classes sociais.

O livro aborda temas profundos e sensíveis de forma sutil, ainda que de maneira forte. É um bom livro e se pensarmos na época e na sociedade para o qual foi originalmente escrito é um livro incrível. É uma crítica fortíssima e formidável ao costume inglês de tratar casamentos como um negócio lucrativo em detrimento do afeto mútuo.

Thais645 11/12/2023

" O mais importante é o hábito de aprender a admirar as coisas e a facilidade de aprender é uma grande benção".