A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

S.Kathlen 25/03/2024

Achei bem bom!
"Não sei como amar pessoas pela metade; não é da minha natureza As minhas afinidades são sempre excessivamente fortes."

"Você deveria estar sempre contente em qualquer lugar, mas acima de tudo em casa, porque aonde você vai passar a maior parte do seu tempo."

Gostei bastante, é leve e divertido, irônico na medida certa. Esperei saber mais coisas do fim mas entendi o que a escritora quis fazer, de toda forma foi uma leitura ótima! ??

Istê 22/03/2024

Simplesmente PERFEITOOO!!
Esse livro é bem diferente dos outros da Jane, mas é tão bom, tão fluido e deixa imerso no livro, eu li tão tapado que nem vi a hora passar kaka.

Littlestorm 21/03/2024

Esse se tornou definitivamente meu segundo livro favorito da Jane, a história é muito boa e envolvente. A mocinha apesar de ingênua demais não deixa de ser cativante. Acho que o único ponto não tão bom na minha opinião foi o quão rápido as coisas aconteceram nos dois últimos capítulos, como se estivesse om pressa de acabar a história. Poderia ter desenvolvido melhor o final e adicionado detalhes que seriam muito bem vindos. Mas o livro é realmente muito bom.

Andrea 19/03/2024

Sarcasmo on
Eu achei que ia ser mais interessante a história, não achei dos melhores da Jane Austen, mas amei algumas passagens em que a senti muito ácida. Neste ponto, é um dos livros que senti a ironia da autora mais aguçada.
O trecho em que ela descreve o diálogo enfadonho do personagem que tenta conquistar a protagonista com um papinho furado sobre si mesmo e sua carruagem maravilhosa poderia muito bem ser transportada para os dias atuais. Há um tipo de homem que continua do mesmo jeito, igualzinho, só fala de si mesmo e do que tem e ainda acha que a gente tem que agradecer a ele por nos contar.
Jane sempre à frente do seu tempo.

Rani 19/03/2024

Primeiro austen que li em áudio e foi uma experiência muito boa, já conhecia a estória pela adaptação e amei a leitura mais um que em breve vem para as minhas prateleiras. Não tem muito o que se dizer de Jane Austen a mulher foi maravilhosa e é isso só lamento quem ainda tem preconceito com a leitura

Vini 18/03/2024

Tendo lido Emma, Abadia de Northanger peca um pouco na construção dos personagens e na narrativa em si. Mas a ideia de satirizar os romances góticos e também valorizar os romances é genial.
Acho que o que pega muito nesse livro é a quantidade de personagens odiáveis, a gente passa MUITA raiva na leitura kkk

Mas no geral é um bom livro, chega a ser injusto comparar as outras obras de Jane Austen, apesar de não ser tão incrível quanto, ainda é bom.

Morganna 17/03/2024

Jane tem melhores
Considerei um livro ok, li o livro com muita expectativa, uma vez que sou fã de outros livros da Jane. Nenhum dos personagens me conquistaram, então foi mais uma leitura para passar o tempo.

Hyori 15/03/2024

A abadia de northanger
A Jane é minha autora preferida, comecei a ler livros por causa dela, o primeiro livro que li na minha vida foi razão e sensibilidade e automaticamente eu me apaixonei. Depois li orgulho e preconceito, persuasão e emma, e tendo lido todos esses livros nunca nenhum foi parecido com esse. Não comparo para dizer qual é melhor pq todos são extremamente bons e eu tenho um apego enorme por, mas a abadia de northanger me surpreendeu pela diferença em comparação aos outros, sinceramente a forma como é narrado é completamente diferente, me lembra mto a forma como lemony snicket é narrado. Além disso, os momentos de suspense em que a história quase parece um terro, parece que pode ir para qualquer lugar, são mto novos nas histórias da Jane Austen tbm. O fato de que a heroína não é da alta sociedade e não é uma heroína comum tbm é diferente de tudo que já tinha visto da autora. Em resumo, esse livro me encantou pela diferença gritante dos outros livros que eu genuinamente achei mto boa e interessante, minha única crítica negativa é que por muitos vezes o livro foi mto resumido ao tratar de alguns assuntos, como por exemplo no final em que a explicação das ações do general ficaram mto condensadas e o desfecho da história tbm, tirando isso um livro perfeito.

Alexsander.Rosa 13/03/2024

O dinheiro e o gótico
Jane Austen traz uma sátira aos costumes de sua época e à literatura gótica, nos apresentando uma protagonista que parece não conhecer e compreender os trâmites sociais e os interesses humanos, vivendo na sua inocência.
A primeira metade do livro eu achei entediante, foi realmente difícil me envolver com a história, ainda mais com a protagonista e não tem percepção alguma. Depois fica mais interessante mas, mesmo assim, até agora acho o livro mais fraco da Jane, pois apenas em raros momentos ela faz uma sátira interessante mas o desenvolvimento da história é um pouco maçante.
A personagem que mais gostei foi Eleanor, me cativei bastante por ela e me fez soltar umas risadas (e até umas lágrimas kkkk).
Mas isso não é o suficiente para a obra, admito que esperava um pouco mais de "sal".

Mandy 12/03/2024

Diferente de tudo!
Não consegui continuar outro livro se não fosse um outro maravilhoso da Jane Austen!

Confesso que no intervalo entre o livro anterior e este, tentei de todas as formas me prender a outro livro, e como tentei! E como sabemos já o resultado, eu não consegui.

Este livro em questão, se mostra bem diferente de todos que já li da Jane. A começar pela protagonista, Catherine Morland, uma menina de apenas dezessete anos sendo recém apresentada à sociedade, com uma mente inocente e inexperiente, mas cheia dos romances mais inspiradores. Muito diferente das outras protagonistas da Austen, Catherine se encontra a mercê de todas as experiências que uma menina de dezessete anos poderia viver, inclusive, a mercê da maldade de pessoas interesseiras.

O seu vício por romances góticos, que cá entre nós, confesso que compreendo que ela tenha, porque tenho uma queda por esses, acaba por formentar a imaginação cada vez mais fértil de Catherine. E colocando a nossa protagonista em muitas enrascadas.

Mas tudo isso não passa de uma sátira que nossa inteligente escritora faz aos romances tão populares na época. Ela coloca na protagonista sentimentos que nós mesmos poderíamos sentir, afinal Catherine é uma leitora aguçada como nós.

O par de Catherine neste caso, não se mostraria melhor! Henry Tilney é inteligente e perpicaz. Tenho certeza que ele se apaixonara pela ingenuidade de Catherine. Pois afinal, sua ingenuidade fazia com que expressasse os seus mais sinceros sentimentos. Com um humor sagaz, Henry conquistou não só o coração da srta. Morland, como também o meu.

Confesso que durante a leitura me emocionei ao ver Jane Austen conversando intimamente comigo! Em várias passagens do livro nossa inglesa favorita, quebra a chamada quarta parede e vem com sua sagacidade falar contigo, adicionando mais momentos memoráveis ao livro, criticando, falando mais sobre os personagens e sobre a história. Apenas este detalhe já vale por toda a leitura.

Não consigo dar uma nota baixa para os livros da Jane, eu sei que os finais acontecem rápido demais, mas encaro isso como um modelo padrão da escritora. O que vale é a leitura deliciosa que temos ao longo de uma história cheia de detalhes e personagens ricos em personalidade.

Ps.: Odeio John Thorpe com todas as minhas forças!

Manu 04/03/2024

Delicinha de leitura
O início é mais lento, mas quando pega o ritmo a leitura fica bem envolvente. Não superou orgulho e preconceito, mas foi uma delícia de ler

Maria.Luiza 03/03/2024

Fascinante
Um estilo de narrativa muito diferente das outras obras da Jane!
Achei essa história muito interessante e eu não esperava um suspense em algumas partes. O que foi muito legal. Consegui me envolver mais com os personagens e não ficar entediada.

fran 03/03/2024

Esse é a 2° obra da jane austen que eu leio e eu acho que esperava bem mais, eu sei que a autora quis alfinetar e fazer críticas aos hábitos daquela época, mas não consegui achar tão bom assim, sinto que ficou uma coisa mt apressada e sem sentido, mas não é tão ruim, só não é TÃO interessante.

Chris 03/03/2024

Um livro interessante................................................................................