Monteiro Lobato - Historias Diversas

Monteiro Lobato - Historias Diversas Monteiro Lobato

Resenhas -

Mel 08/02/2020

Histórias Diversas
Monteiro Lobato traz nesse livro diversas crônicas sobre os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo: coisas que aconteceram antes e depois das principais histórias já conhecidas, como Reinações de Narizinho.

Daubian 17/04/2023

Pirlimpimpimesco
Em uma das suas últimas produções, Lobato traz um universo bem carregado (talvez até demais?) e com o texto mais refinado. Algumas histórias são um complemento do (ótimo) 12 trabalhos de Hércules e servem pra expandir o cânone do sítio. De fábulas avulsas até peça de teatro, ele lida bem com o material em mãos.
Se o Mickey Mouse for mesmo pra domínio público ano que vem, tem uma história que é o melhor roteiro possível para Gato de Botas 3.
O racismo, sempre latente, dessa vez dá uma diminuída, mas os temas seguem alucinados. Tem assassinato de uma bígama, consequências de envenenamento por radioatividade, até um suborno na Academia Brasileira de Letras. Aliás no atual cenário da disputa entre o mérito do Maurício de Souza na ABL, é um caso até que atual demais; além da discussão sobre bombas nucleares na Reinação atômica.
Se destacam uma ótima releitura de A Tempestade, de Shakespeare. E Violeta orgulhosa é uma ótima fábula para o mundo moderno. É Esopo com bioquímica.
Lobato segue sendo muito perspicaz em discutir assuntos do momento e usar as personalidades atuais. Tem trechos ótimos como o Visconde escrevendo pro Einstein, a Câmara dos Deputados fazendo menção honrosa pra Emília e até o Bernard Shawn querendo encontrar a Emília pra discutir linguagem.
Essas últimas histórias estão recheadas de filosofia (aliás chamaram a D. Benta de filósofa, e rainha). Tem discussões sobre o que é pensar com o psicocaptor nas jabuticabeiras, o conhecimento do destino na história das lagartas, o tangível no periscópio do invisível e até uma metalinguagem curiosa sobre a Emília.
Sobre a boneca de pano, tem uma frase notável pela estranheza, a Narizinho ficando com medo do nível do poder que que Emília acumulava com sua ética não a acompanhando na mesma medida. Pelo menos quatro personagens se assustam com o poder da Emília e seria interessante ver essa perda de controle no futuro. Mas não deu tempo de chegar nesse EmíliaVision.
Dentre tantas histórias do sítio, meu conto preferido é o Conto Argentino, que não se passa lá. Esta história é uma inesperada lição de ecologia com uma linda metáfora que as árvores te acompanham do berço ao caixão. Mostrando que mesmo tendo criado um cenário que encaixe centauros de Hércules, Aladim, dragão de São Jorge e o Príncipe do Reino das Águas Claras, Monteiro Lobato ainda tem capacidade de encantar falando sobre qualquer outro lugar.
As histórias nos acompanharam para sempre. E se for muito longe, nada que uma dose de pirlimpimpim não baste para nos fazer voltar para o aconchego do Sítio do Pica-Pau amarelo.

dessa15 09/08/2023

Contos
Histórias clássicas, algumas são divertidas, outras meio cansativas. Mas o livro é bem legal e bem rapidinho de ler.