A Garota do Casaco Azul

A Garota do Casaco Azul Monica Hesse

Resenhas - A Garota do Casaco Azul

Karin 24/01/2024

Um livro que mostra a dificuldade em lidar com a perda e como pequenas atitudes impensadas podem mudar vidas drasticamente.

Cah. 09/11/2023

Não foi o que pensei ...
Esse livro foi totalmente diferente do que eu imaginei, e terminou também diferente do que eu pensava ...

Gosto de livros que tem a Segunda Guerra como principal tema, mas esse foi mais focado na busca de Hanneke pela Mirjan do que a guerra em si ...

Não foi um livro que me tocou, que me marcou , passou bem longe disso.

Marta 21/10/2023

Muito bom!
Na segunda guerra, Hanneke é uma garota contrabandista. Durante uma entrega à Sra Jansen, recebe uma missão, encontrar Mirjam, uma garota judia que estava abrigada na despensa e que fugiu. Hanneke acaba se unindo à resistência. A única pista é que Mirjam tem cabelos castanhos, 14 anos e usa um casaco azul.

Grazi 01/07/2023

Amei!
Amei o livro. O enredo é cheio de reviravoltas. Os personagens fictícios deixam aquela sensação de serem reais. O fundo histórico é muito interessante e bem descrito.

Tudo o livro foi escrito com cuidado, e é fácil notar isso quando você se encontra preso nas palavras. Praticamente engoli os capítulos, de tão rápida que foi a leitura.

Resumindo: super recomendo!

"Quando as coisas chegam ao fim de uma maneira que você não espera, de uma maneira que você nunca poderia ter imaginado, elas realmente chegam ao fim? "

gabimello4 10/06/2023

Intrigante
Gostei muito desse livro! Desde o começo fiquei intrigada em terminar de ler para entender o que estava acontecendo.. Os personagens são ótimos.. Recomendo a todos

Lu 03/05/2023

A garota do casaco azul é uma história envolvente e emocionante, em que acompanhamos a personagem Hanneke Bakker em sua busca por uma menina da qual nada sabe a não ser que vestia um casaco azul quando desapareceu. Durante sua busca, Hanneke se depara com a brutalidade do nazismo e se envolve além do que esperava com a resistência. Este romance é sobre a coragem que surge com o sofrimento em tempos tão difíceis.

amandafrancez 23/01/2023

Eu simplesmente me apaixonei por esse livro
Não lembro em quanto tempo li esse livro, mas a sensação que tive foi que foram em poucas horas. Me envolvi completamente com a história, que envolve uma busca incessante por uma menina durante a segunda guerra mundial. Recomendo muito muito muito

Angelica236 24/07/2022

Recomendo.
A história se passa no cenário de segunda guerra mundial, e os relatos não são narrados de forma muito pesada, não é algo que pessoas mais novas não possam ler.
Os personagens são bem escritos, mas acho que tenho algum tipo de problema ao me apegar em protagonistas femininas. Não recomendaria pela Hanekke.
Em contrapartida, fiquei muito apegada ao Ollie, e a Mirjam, apesar de ela só ter aparecido, realmente, no final do livro, e a reviravolta me pegou de surpresa.

site: read2022, julho2022, ebook

Cristina.Fortes 10/04/2022

LEIAM
Sabe aqueles livros que vc não quer terminar? Esse é um exemplo.
Ele começa em 1943, se passa na Holanda e é narrado por Hanneke. Ela conta sobre seu trabalho, em como a vida parece normal antes do toque de recolher, como é comum encontrar soldados no meio da rua e flertar com eles para evitar ser revistada. Também mostra como a guerra destruiu famílias, amores e amizades.
O principal foco de Hanneke é encontrar Mirjam, garota do casaco azul. No decorrer do livro, é apresentado grupos de resistencia, entregas de crianças à familias que poderiam sair desse cenário de guerra.
Esse foi o primeiro livro que eu li no contexto da guerra, que não se passa dentro de um campo de concentração. Me senti tão amiga de Hanneke s2

Gaby 09/01/2022

só terminei de ler pq gastei dinheiro nele. Não me senti presa no enredo e fiquei bem desanimada até o fim.

Kah 14/12/2021

De início, achei um pouco lento, mas foi fluindo aos poucos. O livro é pequeno, a leitura é bem tranquila e fácil. Sem falar que adoro livros que se passam na segunda guerra, com histórias reais ou não.

Milena Araujo 27/11/2021

Apesar de ser um livro realmente muito bom e com uma narrativa excelente, não o colocarei como meu livro favorito.

Larissa1313 23/11/2021

É um livro que aborda sobre a segunda guerra mundial e como esse acontecimento interferiu na vida da juventude holandesa, além disso, aborda sobre até onde você se arriscaria em nome de uma amizade e sobre as consequências de se fazer uma escolha errada, mesmo que não seja de forma consciente.

Um livro bom, de leitura fácil, porém poderia discorrer mais sobre o futuro de alguns personagens, que simplesmente sumiram da história.

jotapegui 07/10/2021

Uma dádiva chamada "a garota do casaco azul"
Esse livro é perfeito do começo ao fim.

Eu particularmente evito ler livros sobre a segunda guerra por me deixar muito emotiva, mas esse livro, meus caros, esse livro...

Eu adorei a forma como a história foi construída, não foi tão romantizada, mas também não foi tão crua como nos livros de não ficção, e a autora conseguiu fechar a história direitinho sem deixar nenhum espacinho solto.

Os personagens são espertos e cativantes e, apesar de ser um livro ambientado na Holanda em 1940, esse livro trazendo algumas representatividades como uma personagem gorda e uma lgbt+.

Recomendo fortemente que leiam a nota de precisão histórica ao final do livro.

Essa história faz a gente se lembrar que somos imperfeitos e, como a própria autora diz, somos heróis e vilões ao mesmo tempo.

Juliana 28/08/2021

Leitura rápida e fácil
Já li livros melhores sobre a Segunda Guerra, mais profundos, mas mesmo assim gostei bastante desse. A leitura foi fácil e rápida, a história é boa e surpreendente. Recomendo!