Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Letícia 04/10/2023

Bom!
O livro traz um tema ainda atual, embora sua linguagem aumente o grau de dificuldade da leitura. Mesmo assim, considero a leitura válida.

Minhas Galáxias 28/09/2023

Horroso, me faz mal
A narrativa é arrastada e esse livro envelheceu muito mal. A parte mais interessante foi quando a Lucia estava falando sobre seu passado e como chegou até ali, pena que só durou umas 4 páginas.
É carregado de misoginia e passagens super violentas, fiquei abismada.

Luana 22/09/2023

A única parte do livro que eu gosto são os diálogos inteligentes da Lúcia, mas na maior parte o livro foi uma tristeza de ler. Tipo, o Paulo é 100% tóxico e a Lúcia tem sérios problemas mentais provenientes do passado dela.

Maria15394 21/09/2023

Lucíola
É um livro que me cativou, Lucíola é um livro que, para ler, precisa de uma certa paciência. O que mais me chamou atenção no livro foi o desenrolar do romance, e a forma como Paulo trata Lúcia, mesmo ela sendo uma prostituta. É uma romance clássico e ótimo, ao meu ver.

Alê 19/09/2023

Uma obra característica do Romantismo
Sou apaixonada pela literatura brasileira e com Lucíola não foi diferente. José de Alencar escreve de forma primorosa esse romance. Imagino o quão mal visto a obra foi para a época, já que se vê nela a vida de uma prostituta da época.
Contrariando os costumes da época em que foi escrito, o livro conta a história de amor entre Lucíola e Paulo. Ela, uma prostituta que foi levada pelas dificuldades da vida a vender seu corpo e sua alma. Ele, um simples homem quue se encanta profundamente por ela.
O romance é escrito por Paulo onde ele discorre sobre a trajetória do casal e todas as cóleras e felicidades de sua amada.
O livro diz ser um manuscrito com cartas enviadas a uma senhora G.M que fiquei curiosa para saber se é realmente uma pessoa da vida de José de Alencar ou um personagem, já que no livro ele não fala nada sobre a tal senhora.
Ademais, adorei o livro. No ínicio foi meio arrastado como todo clássico brasileiro, mas depois consegui ler com mais rapidez.

Julia 16/09/2023

Classico
Tive que ler esse por ser um clássico do romantismo. Por ser um romance romântico, não gostei, não nada fã desse estilo. Li varias idas e voltas do casal e nenhuma dessa me cativou. Enfim, vale ler pelo período do livro.

Gabi 09/09/2023

As faces de Lúcia
A princípio, pensei que demoraria mais para finalizar essa leitura, já que tendo a procrastinar a leitura de clássicos, mas acredito que o método que adotei ajudou bastante.

Estou realmente impressionada com o estilo de escrita de Alencar, por trazer tantas questões sociais e diferentes críticas às opiniões da época, possibilita que o leitor aprimore seu lado crítico.

Além disso, não posso deixar de comentar minhas impressões sobre Lúcia (ou Maria da Glória) é uma personagem um tanto singular, com seus conflitos e traumas, acometida por uma personalidade instável bastante difícil de compreender.

É uma leitura bastante interessante que recomendo a todos, inclusive àqueles que não estão habituados com os clássicos, pois traz uma riqueza estética de encantar.

Larissa 05/09/2023

É
Não imaginava o final? me surpreende com o final, fiquei indignada. O início do livro não me chamou nada a atenção, mas ao desenrolar da história, você vai se interessando pelos personagens (este livro foi passado pelo professor, para uma atividade avaliativa)?

Yara.Syang 31/08/2023

Adorei
Li ele para fazer um trabalho sobre literatura brasileira da faculdade e me apaixonei. Uma leitura envolvente, a personagem é extremamente complexa e profunda. Me deu vontade de ler todos de José de Alencar.

Tati.Lima 25/08/2023

Lucíola, foi muito maravilhosa...Diva a frente de seu tempo
Essa leitura me chocou paaaacas. Porq é um livro de 1900 e lá vai bolinha, mas ele retrata uma mulher q já naquela época queria pegar, sem se prender. Imagina, um escritor publicar um livro assim??? Esse deve ter gerado muita polêmica e contradição, e crítica dos mais conservadores. A Lucíola é uma cortesã, que pegava geral, sem sentimento, até o dia que o Paulo cruza seu caminho, e eles viram o motivo do fofoquê da sociedade conservadora, principalmente porq o Paulinho é um cara atuante pra kct. Aí começa o dilema pessoal do cara, ficar com uma prostituta, que ele se apaixonou perdidamente, ou manter a imagem diante da sociedade mega conservadora e cheia de preconceito, perdendo sua posição e respeito como membro importante da sociedade. A linguagem dele é tranquila de entender, e principalmente, não é cansativa e nem enfadonha, muuuuito pelo contrário. Eu gostei muito, a Lucíola, tocava o ? #$%!& real, e o pobi do Paulo, que se virasse nos 30 pra acompanhar.

Jennifer 24/08/2023

Não é ruim, mas também não é ótimo. Ele é bom, em algumas passagens é meio massantes, mas o final é satisfatório. Os últimos capítulos sao intrigantes. No geral vale a pena a leitura, por ser um classico da literatura brasileira.

Luci_books 20/08/2023

Foi meu primeiro contato (por livre e espontânea vontade) com José de Alencar e me surpreendi muito com a escrita do autor. Nesta obra, ele descreve a personagem principal Lúcia com maestria. A mulher que Paulo ama e através das suas palavras te faz querer desvendar o mistério de Lúcia. Você se pega pensando a de quem é ela, quais são seus interesses, da onde vem, etc. Sem dúvidas é uma leitura muito instigante. Claro que como todo e qualquer livro de época tem escrachado o machismo daqueles tempos ? então considero mais um retrato da época.