Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Joceli 13/06/2023

Que final foi esse? :o
Arrastei a leitura durante um mês, mas depois da página 100, as coisas fluíram de uma tal forma que não consegui mais parar de ler. Ainda por cima, houve uma queda de energia que me fez passar do livro físico para o kindle, o que contribuiu ainda mais para o aumento do ritmo de leitura.
Não é um livro fácil, mas me fez levantar vários questionamentos e traçar um paralelo com os romances atuais (onde a mulher é livre, mas ainda sob o olhar de um homem oculto).
L&PM pocket é uma das minhas editoras prediletas

tina 08/06/2023

A escrita eh beeem pesadinha, o que me pega um pouco pq nao eh mt do meu gosto
poreem, a historia em si eh mt boa
p qm gosta de classicos eh uma otima opcao

mirai0 05/06/2023

Maio 2023
Não sei como resenhar Luciola, muitas coisas boas que gostei muito e ao mesmo tempo alguns desagrados no meio do caminho.
Mas mesmo assim, foi uma leitura muito boa e que me surpreendeu. Sinceramente, a história de Lúcia por si só é muito emocionante.
Não posso negar que é um bom livro (e que sinceramente eu gostei muito apesar de certas coisas)

Isa.Oli 01/06/2023

É....
Não sei se é porque não faz parte do nosso cotidiano, mas a leitura é maçante, falta alguma coisa o tempo todo... Até porque o grande conflito é apenas o vai e vem da Lúcia e do Paulo, mas como eu disse, talvez isso se dê pelo período que foi escrito, pelas experiências da época...

Mas de fato, eu esperava mais.

EmersonMorais 28/05/2023

Foi difícil
Um dos primeiros clássicos da literatura brasileira que precisei ler para a escola.
Como um livro de 1800 com aquela linguagem complicada demorei muito para ler cada pág, lendo, voltando e lendo de novo para ver se entendia as metáforas complicadas

Brenda349 28/05/2023

Esse foi o romance mais triste que já li em toda minha vida e é totalmente diferente dos felizes pra sempre que sou acostumada.
Eu confesso que quase parei de ler por conta de Lúcia e mesmo a julgando tanto não merecia um fim trágico como esse.
Fico triste em saber que isso é a realidade de muitos romances.
Deixo aqui uma das mais belas declarações que já li: "Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade."

skuser02844 27/05/2023

Luciola
Um clássico da literatura brasileira sem dúvidas, gostei muito da obra, é uma crítica a sociedade da época que pode ser traga aos dias atuais.

estér 27/05/2023

Li porque foi passado pelo professor, e de modo geral, não é um livro ruim, mas acho que a leitura foi muito difícil (pelo menos pra mim) por conta da linguagem usada.
ler esse tipo de livro sempre me faz pensar que "é por isso que eu não leio clássico", e realmente, ser leitora de clássico não é pra mim.

Zuarete 27/05/2023

.................................................................................................... não quero escrever ....................................................................................................

Annaaa 26/05/2023

Fora do meu costume
Gostei da experiência e acho que foi um ótimo livro para começar a gostar de algum clássico da literatura brasileira, apesar da dificuldade no começo pela escrita nada de impossível demais de compreender, a história é boa e um final que eu não esperava nenhum pouco, mas mesmo assim gostei bastante ao todo e 3,5 é uma nota boa perto do que achei que daria. Recomendo para quem quer começar a literatura classica.

Agatha.Uchoa 22/05/2023

????
A história é ok. Mas o José de Alencar conseguiu se superar no excesso de adjetivos e na romantismo meloso.

lili.png 22/05/2023

Demorei mas terminei
Li Lucíola por ser uma leitura obrigatória para a escola, infelizmente esse tipo de livro não é o que estou acostumada a ler então por isso, Lucíola foi um livro difícil/Maçante de ler.

No meu ponto de vista, o livro trata principalmente da visão da mulher no século XIX, onde elas deveriam ser quietas, andar sempre acompanhadas de um homem, dependerem do homem, terem filhos, serem "donas de casa",etc...E Lúcia é o oposto disso! Ela não tem filhos, não depende de homens, não é casada, não é dona de casa.

A história é narrada por Paulo, um homem que se vê perdidamente apaixonado por Lúcia no instante em que vê ela, mas conforme a história avança, a gente vê que esse amor desenvolvido pelos dois é meio conturbado, Paulo em qualquer momento fica paranoico pensando que as pessoas achavam que Lúcia que o sustentava e isso era inadmissível!.. diversas brigas acontecem e o que é mostrado é a dependência de Lúcia em ter alguém...uma mulher tão independente em diversos casos mas tão dependente emocionalmente...

A história tem muitos acontecimentos ao mesmo tempo, oque me deixou muito confusa em alguns momentos, me fazendo ler duas vezes algumas partes para ENTENDER o que acontecia de fato.
O livro foi difícil, chato para mim pois tem uma linguagem muito diferente dos livros atuais, algo que não estou acostumada. Talvez se estivesse acostumada com essa linguagem teria amado o livro.

arth 20/05/2023

Lucíola
A escrita desse livro é maravilhosa, uma das melhores que ja vi na literatura brasileira
masss confesso que algumas coisas na narrativa me decepcionaram um pouco

achei a luciola INSUPORTAVEL, ela criou uma dependencia muito doentia no paulo
O paulo é outro chato tbm, nao deixava a lucia fazer nada

nao gostei tbm daquele final, é bonito e tals mas achei muito apressado, e deixou algumas pontas soltas (uma coisa q eu detesto)

demorei um pouco pra ler mas infelizmente preso numa ressaca literaria eterna ???
to tentando ao maximo ler mais, mas essa escola nao ta deixando

Laura Marinho 16/05/2023

Sério kkkkkk
Li por conta da escola e é realmente muito bom por que crítica a sociedade no geral, fala sobre prostituição e o final é previsível mas emociona bastante...

Tai 13/05/2023

Minha opinião
Li por conta de um trabalho e me surpreendi. Como em Iracema, ao decorrer do livro você vai se acostumando com a história e ela flui melhor, todavia, há momentos desde o começo que prenderam minha atenção. Gostei do desenrolar da história e fiquei bem em choque com alguns acontecimentos, mas indico!